dc.description.resumo |
O trabalho relata uma experiência de pesquisa que desenvolveu práticas de melopoética a partir da Música e da Literatura, apontando para a inovação do ensino dessas duas formas artísticas no uso dos gêneros textuais, especificamente a letra de música em grupo musical. Além de direcionar o olhar para uma possibilidade de performance aos modos do teatro, a experiência contribuiu na formação literomusical crítica e reflexiva de leitores e músicos instrumentistas, pudendo apontar caminhos metodológicos para o ensino-aprendizagem de Literatura e Música, ao passo que essa experiência contribuiu de forma efetivamente positiva para com todas as disciplinas curriculares, as quais os doze integrantes da Orquestra Infanto-juvenil de Flauta Doce cursam na educação básica. Foram submetidas aos professores e aos flautistas a entrevista estrutura em questionário no modelo Escala de Likert para medir o grau de conformidade dos entrevistados com relação às intervenções com a música e a literatura realizadas no grupo. A pesquisa realizada no contexto não formal apresenta elevado grau positivo de contribuição de impactos no desempenho escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Música. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37330 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-14T22:31:36Z |
|
dc.date.available |
2024-08-14 |
|
dc.date.available |
2024-08-14T22:31:36Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem não formal |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual |
pt_BR |
dc.subject |
Melopoética |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura e música |
pt_BR |
dc.subject |
Flauta doce - orquestra |
pt_BR |
dc.subject |
Orquestra infanto-juvenil de flauta doce |
pt_BR |
dc.subject |
Formação literomusical |
pt_BR |
dc.subject |
Educação musical - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Non-formal teaching and learning |
pt_BR |
dc.subject |
Reading practice |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genre |
pt_BR |
dc.subject |
Melopoetics |
pt_BR |
dc.subject |
Literature and music |
pt_BR |
dc.subject |
Recorder - orchestra |
pt_BR |
dc.subject |
Children's and youth recorder orchestra |
pt_BR |
dc.subject |
Literary-musical training |
pt_BR |
dc.subject |
Musical education - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Leandro De Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Melopoetic practices on stage: strategies for reading song lyrics in a recorder orchestra. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Leandro De Sousa. Práticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37330 |
pt_BR |