Repositorio Dspace/Manakin

Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo A presente pesquisa trata sobre os desafios do trabalho de leitura, tendo como intuito mostrar a importância dessa atividade, especialmente, com o texto poético e procuramos evidenciar através disso que o ensino de Língua Portuguesa torna-se mais significativo para os discentes, incentivando a apreciação da literatura. Assim como também contribui para a formação humana, tornando o aluno um cidadão mais consciente, reflexivo e crítico acerca dos fatos que acontecem ao seu redor e no mundo, ou seja, contribuindo para a ampliação dos conhecimentos de modo que a aprendizagem ultrapasse os muros da escola. Partimos da problemática de que os discentes não estão acostumados com atividades de leitura, por isso, eles sentem dificuldades para compreender os textos, principalmente, a poesia. Além disso, não entendem as influências que tal atividade pode contribuir para a formação de cidadão. A metodologia usada no presente estudo foi uma pesquisa de campo com os alunos em que eles desenvolveram uma análise de uma antologia de poemas de autores regionais e nacionais, consistindo numa aplicação de teorias literárias e da relação com aspectos históricos e culturais. Como resultado, obtivemos um maior interesse dos discentes pela leitura e um olhar mais crítico e reflexivo sobre o texto através da observação das entrelinhas ou espaços em brancos das obras. Assim como, a percepção de que o texto literário contribui para que refletissem sobre questões sociais, contribuindo para a formação da sua identidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura. pt_BR
dc.citation.issue 5 pt_BR
dc.title Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331
dc.date.accessioned 2024-08-14T22:34:42Z
dc.date.available 2024-08-14
dc.date.available 2024-08-14T22:34:42Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Poesia pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Texto poético pt_BR
dc.subject Antologia de poemas pt_BR
dc.subject Leitura e cidadania pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Poetry pt_BR
dc.subject Portuguese language pt_BR
dc.subject Identity pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Poetic text pt_BR
dc.subject Anthology of poems pt_BR
dc.subject Reading and citizenship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RAMOS, Larícia Pinheiro Silva.
dc.creator OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de.
dc.creator ALEXANDRO, Isadora Sousa.
dc.creator ALMEIDA, Leandro Sousa.
dc.creator SOUSA, Rafael Barros de.
dc.creator HENRIQUE, Naiara da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Poetry: contributions to the formation of critical and reflective citizens. pt_BR
dc.identifier.citation RAMOS, Larícia Pinheiro Silva; OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de; ALEXANDRO, Isadora Sousa; ALMEIDA, Leandro Sousa; SOUSA, Rafael Barros de; HENRIQUE, Naiara da Silva. Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta