DSpace/Manakin Repository

A construção do ser universitária: reflexões acerca dos percursos casa-universidade-casa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRITO, J. J. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6783562124093422 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Kássia Mota de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, K. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0194297219413716 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Luizete Vicente da.
dc.contributor.referee2 ROCHA, Alexsandra Bezerra da.
dc.description.resumo O presente estudo propõe investigar como as experiências vivenciadas nos percursos casa- universidade-casa afetam as experiências das graduandas com a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e a construção de suas identidades. O objetivo da pesquisa é refletir sobre a mobilidade das graduandas da UFCG nos percursos casa-universidade-casa a partir das experiências subjetivas de universitárias moradoras de comunidades rurais, cidades e Estados fora da cidade do campus da UFCG, na cidade de Cajazeiras- PB. Metodologicamente, optamos por uma abordagem qualitativa através da pesquisa narrativa, uma técnica de entrevista desenvolvida por Fritz Schutze, na década de 1970, que teve como intuito romper com a tradicionalidade de perguntas e respostas no desenvolvimento de produções de dados em pesquisas sociais (Schutze, 2011 apud Sousa et al.; 2021). Essa técnica, segundo Sandra Jovchelovitch e Martisn Bauer (2002 apud Sousa et al.; 2021), objetiva a reconstrução dos acontecimentos por meio da perspectiva das narradoras. A pesquisa é teoricamente amparada na perspectiva de autoras decoloniais, como bell hooks (2018), Conceição Evaristo (2005-2020), Gloria Anzaldúa (2000), Sueli Carneiro (2003 – 2011), Djamila Ribeiro (2021), entre outras. Com base nos escritos de Lino; et al.; (2020), o desafio aqui é colocar em evidência a voz de sujeitas historicamente silenciadas, “subalternas”, e traçar caminhos metodológicos que possam possibilitar ouvi-las, apontando para as formas que as desigualdades de gênero se apresentam na universidade, denunciando as barreiras tradicionalmente impostas às mulheres, que por séculos, encontram desafios na ocupação dos espaços públicos, que se apresentam como mecanismos de reprodução e criação de barreiras para o acesso e a permanência das mulheres diversas na universidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A construção do ser universitária: reflexões acerca dos percursos casa-universidade-casa. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-03
dc.description.abstract The present study proposes to investigate how the experiences lived in the home- university- home journeys affect the undergraduate students' experiences with the Federal University of Campina Grande – UFCG and the construction of their identities. The objective of the research is to reflect on the mobility of UFCG undergraduates in the home-university-home journeys based on the subjective experiences of university students living in rural communities, cities and states outside the city of the UFCG campus, in the city of Cajazeiras-PB. Methodologically, we opted for a qualitative approach through narrative research, an interview technique developed by Fritz Schutze in the 1970s, which aimed to break with the traditional question and answer approach in the development of data production in social research (Schutze, 2011 apud Sousa et al.; 2021). According to Sandra Jovchelovitch and Martisn Bauer (2002), this technique aims to reconstruct events from the perspective of the narrators. The research is theoretically grounded in the decolonial perspectives of authors such as bell hooks (2018), Conceição Evaristo (2005-2020), Gloria Anzaldúa (2000), Sueli Carneiro (2003-2011), Djamila Ribeiro (2021), among others. Building on the writings of Lino et al. (2020), The challenge here is to highlight the voice of historically “voiceless”, “subaltern” subjects, and outline methodological paths that can make it possible to hear them, pointing to the ways in which gender inequalities present themselves at universities, denouncing the barriers traditionally imposed on women, who for centuries have encountered challenges in occupying public spaces, which present themselves as mechanisms of reproduction and creation of barriers to the access and permanence of diverse women at university. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37333
dc.date.accessioned 2024-08-15T14:27:45Z
dc.date.available 2024-08-15
dc.date.available 2024-08-15T14:27:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Universidade pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Construção de Identidades pt_BR
dc.subject Ser universitária pt_BR
dc.subject Percursos - Casa - Universidade - Casa pt_BR
dc.subject University pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Construction of Identities pt_BR
dc.subject Being a university student pt_BR
dc.subject Routes - Home - University - Home pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Josefa Jaqueline Batista.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The construction of being a university student: reflections on the paths home-university-home. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Josefa Jaqueline Batista. A construção do ser universitária: reflexões acerca dos percursos casa- universidade-casa. 2023. 115f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta