dc.description.resumo |
Um dos grandes impactos sociais emergentes na pós-modernidade é descentralização da identidade dos sujeitos. Estas que por muito tempo estabilizaram o mundo social estão em declínio, abrindo espaço para novas identificações e fragmentando o indivíduo moderno que, até então, era tido como estabilizado e unificado. Durante muitos séculos a humanidade foi constituída por sociedades de seres humanos engessados, com sua identidade completamente centrada, unificada, completa e, deveras, incoerente. No entanto, as mudanças estruturais (referentes a gênero, raça, classe social, sexualidade, nacionalidade etc) emergentes no final do século XX, vêm abalar a ideia que o homem tem de si próprio como sujeito integrado. Esse movimento é apresentado por Stuart Hall (2011) como “descentração” do sujeito (tanto do seu lugar no mundo social e cultural como de si mesmo). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37337 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-15T17:43:53Z |
|
dc.date.available |
2024-08-15 |
|
dc.date.available |
2024-08-15T17:43:53Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Escola - função social |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade de sujeitos - descentralização |
pt_BR |
dc.subject |
Centralidade da cultura - sujeito |
pt_BR |
dc.subject |
School - social function |
pt_BR |
dc.subject |
Culture |
pt_BR |
dc.subject |
Identity of subjects - decentralization |
pt_BR |
dc.subject |
Centrality of culture - subject |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
|
dc.creator |
SILVA, Camila Marques da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The “Decentering” of the subject and the centrality of culture: reflections on the social function of school for the formation of new generations. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; SILVA, Camila Marques da. A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, 2014, Campina Grande. Anais… Campina Grande, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37337 |
pt_BR |