DSpace/Manakin Repository

Uma proposta de gamificação no ensino das Leis de Newton para alunos surdos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, J. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1088049270312272 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, José Wagner Cavalcanti.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. W. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7331616604267808 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Daisy Martins de.
dc.contributor.referee1ID ALMEIDA, D. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2566631888627796 pt_BR
dc.contributor.referee2 BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato.
dc.contributor.referee2ID BAZANTE, T. M. G. D. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2283602616022619 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho de conclusão de curso investigou uma questão fundamental que surgiu após observações realizadas durante as disciplinas de Estágio Supervisionado II e III: “Que contribuições podem ser observadas no ensino de alunos surdos a partir da implementação de uma sequência didática sobre Leis de Newton, utilizando aulas gamificadas?”, com o intuito de preencher uma lacuna identificada na literatura acadêmica. A pesquisa buscou combinar a gamificação e o storytelling como estratégias com o objetivo melhorar a aprendizagem desses alunos. A revisão da literatura situou o estudo no contexto da educação dos surdos, destacando a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a legislação vigente como elementos fundamentais para a promoção da inclusão e acessibilidade. A metodologia adotada foi a Pesquisa Baseada em Design, focando na criação de uma sequência didática adaptada às necessidades do público-alvo. Os resultados e discussões obtidos durante a implementação da proposta revelaram pontos positivos, como o engajamento dos alunos, e pontos negativos, como as respostas das questões propostas e o tempo utilizado para abordar determinados temas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Física pt_BR
dc.title Uma proposta de gamificação no ensino das Leis de Newton para alunos surdos. pt_BR
dc.date.issued 2024-06-04
dc.description.abstract This undergraduate thesis investigated a fundamental question that arose after observations made during the Supervised Internship II and III courses: "What contributions can be observed in the education of deaf students through the implementation of a didactic sequence on Newton's Laws, using gamified lessons?", aiming to fill a gap identified in academic literature. The research sought to combine gamification and storytelling as strategies to enhance the learning of these students. The literature review contextualized the study within the education of deaf students, emphasizing the importance of Brazilian Sign Language (LIBRAS) and current legislation as fundamental elements for promoting inclusion and accessibility. The methodology adopted was Design-Based Research, focusing on creating a didactic sequence tailored to the needs of the target audience. The results and discussions obtained during the implementation of the proposal revealed positive aspects, such as student engagement, as well as challenges, including responses to proposed questions and time management when addressing specific topics. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37359
dc.date.accessioned 2024-08-16T21:52:30Z
dc.date.available 2024-08-16
dc.date.available 2024-08-16T21:52:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Alunos Surdos pt_BR
dc.subject Práticas de Ensino pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Storytelling pt_BR
dc.subject Leis de Newton pt_BR
dc.subject Deaf students pt_BR
dc.subject Teaching Practices pt_BR
dc.subject Gamification pt_BR
dc.subject Newton's laws pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Jéssica Costa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A proposal for gamification in teaching Newton's Laws to deaf students. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Jéssica Costa de. Uma proposta de gamificação no ensino das Leis de Newton para alunos surdos. 69 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37359 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta