DSpace/Manakin Repository

Educação inclusiva e a universalização do acesso: a experiência de uma escola no sertão da Paraíba.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, M. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2337009031769301 pt_BR
dc.contributor.advisor1 EIDAM, Vanessa.
dc.contributor.advisor1ID EIDAM, V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4748321225605759 pt_BR
dc.contributor.referee1 AQUINO, Jefferson Fernandes de.
dc.contributor.referee1ID AQUINO, J. F. pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Juliana
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, J. pt_BR
dc.description.resumo A educação inclusiva é um ramo da política pública de educação, que busca garantir o acesso e a permanência das pessoas com deficiência em escolas de ensino regular, além de englobar também a educação superior, baseando-se no princípio da equidade, visando oportunizar a este público, as mesmas experiências que aquelas pessoas sem deficiência vivenciam no ambiente escolar. Dito isto, este trabalho partiu da seguinte inquietação: quais são as dificuldades encontradas para se efetivar a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular? Portanto, tem por objetivo geral analisar as possibilidades e os desafios de entrada e permanência das pessoas com deficiência na escola regular no processo de educação inclusiva. E de forma específica, compreender o histórico da educação no Brasil; analisar os impasses e possibilidades no cenário brasileiro para o cumprimento das demandas para efetivação da educação inclusiva; e, investigar os caminhos e descaminhos para inclusão dentro do ambiente escolar. Para dar conta de sanar tais objetivos, a pesquisa está estruturada em três capítulos e tem como metodologia uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo, onde foram aplicados questionários estruturados em cinco eixos analíticos. Com relação ao marco teórico, utilizamos o materialismo crítico dialético, o qual busca compreender o movimento da realidade através das transformações ocasionadas pelo modo de produção capitalista dentro da sociedade. Para tanto, os resultados obtidos pela pesquisa são de que apesar dos avanços ao longo dos anos, a educação de pessoas com deficiência ainda enfrenta severos entraves para sua materialização, tendo em vista que a falta de formação continuada para os professores que lidam cotidianamente com as demandas desses alunos, é um dos principais desafios para sua concretização. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social pt_BR
dc.title Educação inclusiva e a universalização do acesso: a experiência de uma escola no sertão da Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract Inclusive education is a branch of public education policy, which seeks to guarantee the access and permanence of people with disabilities in regular schools, as well as to include higher education, based on the principle of equity, with the aim of facilitating this the same experiences that those without disabilities experience in the school environment. That said, this work started with the following concerns: what are the difficulties encountered in making the inclusion of people with disabilities in regular education? Therefore, its general objective is to analyze the possibilities and challenges of entry and permanence of people with disabilities in the regular school in the process of inclusive education. And specifically, to understand the history of education in Brazil; to analyze the impasses and possibilities in the Brazilian scenario for the fulfillment of the demands for the realization of inclusive education; and, investigate the ways and ways for inclusion in the school environment. In order to heal these objectives, the research is structured in three chapters and has as methodology a bibliographical review and field research, in which structured questionnaires were applied in five analytical axes. With respect to the theoretical framework, we use dialectical critical materialism, which seeks to understand the movement of reality through the transformations caused by the capitalist mode of production within society. Therefore, the results obtained by the research are that despite advances over the years, the education of people with disabilities still faces severe obstacles to their materialization, considering that the lack of continuous training for teachers who deal daily with the demands of these students, is one of the main challenges for their achievement. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37387
dc.date.accessioned 2024-08-19T19:12:29Z
dc.date.available 2024-08-19
dc.date.available 2024-08-19T19:12:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Pessoas com Deficiência pt_BR
dc.subject Inclusive Education pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Disabled People pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Millana da Nóbrega e.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusive education and universal access: the experience of a school in the backlands of Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Millana da Nóbrega e. Educação inclusiva e a universalização do acesso: a experiência de uma escola no sertão da Paraíba. 86fl. 2018. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37387 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta