DSpace/Manakin Repository

Explorando conceitos de relatividade restrita através da arte.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, J. B. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8923901686707208 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, José Wagner Cavalcanti.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. W. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7331616604267808 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Aércio Ferreira de.
dc.contributor.referee1ID LIMA, A. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2202544044877070 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVEIRA, Alessandro Frederico da.
dc.contributor.referee2ID SILVEIRA, A. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3694934576040433 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho aborda a integração de pinturas como recursos didáticos para facilitar a compreensão dos conceitos de Física Moderna pelos alunos do Ensino Médio. A pesquisa tem caráter qualitativo e sua natureza baseia-se na Pesquisa Baseada em Design (PBD) e investiga de que forma essa abordagem interdisciplinar pode impactar o processo de ensino-aprendizagem, especialmente em um contexto de mudanças na educação básica. A partir de uma revisão de literatura e fundamentação teórica, são discutidas as relações entre ciência e arte ao longo dos anos, bem como as transformações nas concepções de espaço e tempo na Física do Século XX. A metodologia inclui o desenvolvimento de aulas com a utilização de pinturas e a análise dos resultados obtidos, com destaque para a comparação entre turmas que receberam ou não os estímulos visuais. Os resultados e discussões apontam para uma melhora na compreensão dos conceitos de relatividade restrita pelos alunos que tiveram contato com as pinturas. A pesquisa destaca a importância da interdisciplinaridade e da inovação no ensino de Física, especialmente diante dos desafios atuais na área educacional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Física pt_BR
dc.title Explorando conceitos de relatividade restrita através da arte. pt_BR
dc.date.issued 2024-06-05
dc.description.abstract This study addresses the integration of paintings as didactic resources to e-nhance the understanding of Modern Physics concepts among high school students. The research is qualitative in nature and is based on Design-Based Research (DBR), investigating how this interdisciplinary approach can impact the teaching-learning process, particularly in the context of changes in basic education. Through a literature review and theoretical framework, the relation-ships between science and art over the years are discussed, along with the transformations in conceptions of space and time in 20th-century Physics. The methodology involves developing classes using paintings and analyzing the results, with a focus on comparing groups that did or did not receive visual stimuli. The results and discussions indicate an improvement in the comprehension of special relativity concepts by students exposed to the paintings. The research emphasizes the significance of interdisciplinarity and innovation in Physics education, especially given the current challenges in the educational field. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37398
dc.date.accessioned 2024-08-20T13:16:53Z
dc.date.available 2024-08-20
dc.date.available 2024-08-20T13:16:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Física – Estudo e Ensino pt_BR
dc.subject Ensino Médio – Ensino de Física pt_BR
dc.subject Relatividade Restrita – Arte pt_BR
dc.subject Physics – Study and Teaching pt_BR
dc.subject High School – Physics Teaching pt_BR
dc.subject Restricted Relativity – Art pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, José Bruno Marques.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Exploring concepts of special relativity through art. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, José Bruno Marques. Explorando conceitos de relatividade restrita através da arte. 38 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37398 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta