DSpace/Manakin Repository

O quebra cabeça tridimensional da aprendizagem: anteprojeto arquitetônico de uma unidade escolar no bairro Aluízio Campos – CG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, G. C. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0277733530416095 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Taciana Lima.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, T. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1669470706106346 pt_BR
dc.contributor.referee1 PANET, Miriam de Farias.
dc.contributor.referee1ID PANET, M. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5425360948252283 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVEIRA. , Rodolpho Nóbrega da.
dc.contributor.referee2ID SILVEIRA, R. N. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3249771969944510 pt_BR
dc.description.resumo Reconhecendo a importância da arquitetura escolar e pontuando soluções de como os projetos padrões podem conciliar a humanização do ambiente escolar com o potencial de replicabilidade, este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de propor a elaboração de um anteprojeto arquitetônico de um edifício escolar, situado no bairro do Aluízio Campos, em Campina Grande-PB. Destacando a aplicabilidade de estratégias que viabilizem a otimização e racionali-dade construtiva, enfatizando a flexibilidade arquitetônica e a humanização espacial. Para isso, o desenvolvimento da proposta se apoia em pesquisa documental e bibliográfica, com o intuito de realizar uma breve análise e contextualização a respeito da arquitetura escolar com ênfase nos projetos padrões, e a partir disso, se dispõe a realizar uma proposta de projeto modelo que se contrapõe às problemáticas encontradas nos estudos realizados. Diante disso, a proposta final alcançou os objetivos que haviam sido estabelecidos, através da proposta de um edifício escolar que traz resolução aos os pontos que foram levados ao decorrer do processo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Arquitetura e Urbanismo pt_BR
dc.title O quebra cabeça tridimensional da aprendizagem: anteprojeto arquitetônico de uma unidade escolar no bairro Aluízio Campos – CG. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-05
dc.description.abstract Recognizing the importance of school architecture and highlighting solutions for how standard projects can reconcile the humanization of the school environment with the potential for replicability, this final course work aims to propose the elaboration of an architectural preliminary design for a school building, located in the Aluízio Campos neighborhood, in Campina Grande-PB. Highlighting the applicability of strategies that enable optimization and constructive rationality, emphasizing architectural flexibility and spatial humanization. To this end, the development of the proposal is based on do-cumentary and bibliographical research, with the aim of carrying out a brief analysis and contextualization regarding school architecture with an emphasis on standard projects, and from this, it is prepared to carry out a proposal for a model project that counters the problems found in the studies carried out. In view of this, the final proposal achieved the objectives that had been established, through the proposal of a school building that brings resolution to the points that were raised during the process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37405
dc.date.accessioned 2024-08-20T15:40:01Z
dc.date.available 2024-08-20
dc.date.available 2024-08-20T15:40:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Arquitetura Escolar pt_BR
dc.subject Projeto de Arquitetura Escolar pt_BR
dc.subject Neuroarquitetura pt_BR
dc.subject Arquitetura Modular pt_BR
dc.subject Racionalidade Construtiva pt_BR
dc.subject School Architecture pt_BR
dc.subject School Architecture Project pt_BR
dc.subject Neuroarchitecture pt_BR
dc.subject Modular Architecture pt_BR
dc.subject Constructive Rationality pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Grace Cristina Augusto dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The three-dimensional puzzle of learning: preliminary architectural design of a school unit in the Aluízio Campos neighborhood – CG. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Grace Cristina Augusto dos. O quebra cabeça tridimensional da apren-dizagem: anteprojeto arquitetônico de uma unidade escolar no bairro Aluízio Campos – CG. 204 f. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37405 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta