DSpace Repository

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: impactos na formação profissional dos/as assistentes sociais do município de Sousa/PB.

Show simple item record

dc.creator.ID ANDRADE, L. G. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9497777845392052 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Glaucia Maria de Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, G. M. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9844914216738833 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.
dc.contributor.referee1ID COSTA, C. M. O. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 GUIMARÃES, Maria Clariça Ribeiro.
dc.contributor.referee2ID GUIMARÃES, M. C. R. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como propósito discutir o processo de graduação em Serviço Social na modalidade à distância e seus impactos na formação profissional dos/as assistentes sociais do município de Sousa/PB. A pesquisa em questão fundamentalmente de caráter qualitativo, calcada no materialismo histórico dialético, disponibilizou de revisão bibliográfica dos autores que discutem a temática, bem como de análise documental dos instrumentos que materializam a educação superior brasileira à distância e as produções das entidades representativas da categoria de assistentes sociais que abordam criticamente a problemática estudada. Realizamos produção de dados empíricos junto a uma tutora e a 08 (oito) profissionais formadas na modalidade à distância, tendo como instrumento de coleta o questionário. Os resultados permitiram identificar a inoperância das Diretrizes curriculares de 1996 nos cursos de Serviço Social ofertados nos polos de ensino à distância da UNOPAR e UNITINS, localizados na Cidade de Sousa/PB, tendo em vista a ausência de aspectos fundamentais à formação profissional dos/as assistentes sociais como: atividades relativas à pesquisa e extensão, movimentos estudantis, representação em orgãos colegiados, estágio obrigatório em consonância com a PNE, fragilidade dos conteúdos ministrados etc. Dessa forma, a pesquisa revelou a fragilidade da formação profissional das assistentes sociais graduadas nos polos de ensino supracitados, em decorrência do caráter paliativo, precarizado e aligeirado que assume o ensino não presencial. Em suma, verifica-se a incompatibilidade entre graduação à distância e Serviço Social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social pt_BR
dc.title GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: impactos na formação profissional dos/as assistentes sociais do município de Sousa/PB. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The present work has the purpose of discussing the graduation process in Social Work in the distance modality and its impacts on the professional formation of the social workers of the municipality of Sousa / PB. The research in question of a qualitative nature, based on dialectical historical materialism, provided a bibliographical review of the authors who discuss the subject, as well as a documentary analysis of the instruments that materialize Brazilian higher education at a distance and the productions of the entities representative of the category of Social assistants who critically approach the problem studied. We produced empirical data with a tutor and 08 (eight) professionals trained in the distance modality, with the questionnaire as the instrument of collection. The results allowed the identification of the non-functioning of the 1996 Curricular Guidelines in the Social Service courses offered at the distance learning centers of UNOPAR and UNITINS, located in the city of Sousa / PB, in view of the absence of fundamental aspects to the professional training of social workers Such as: activities related to research and extension, student movements, representation in collegiate bodies, compulsory internship in accordance with PNE, fragility of the content taught, etc. In this way, the research revealed the fragility of the professional training of social workers graduated in the aforementioned poles of education, due to the palliative, precarious and lightening nature of non-face-to-face teaching. In short, there is the incompatibility between distance graduation and Social Work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37418
dc.date.accessioned 2024-08-20T18:37:55Z
dc.date.available 2024-08-20
dc.date.available 2024-08-20T18:37:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação superior pt_BR
dc.subject Ensino à distância pt_BR
dc.subject Serviço Social pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.subject Distance learning pt_BR
dc.subject Social Service pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Liliane Gomes de Abrantes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative GRADUATION IN SOCIAL SERVICE IN DISTANCE MODAL: impacts on the professional training of social workers in the municipality of Sousa/PB. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Liliane Gomes de Abrantes. GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: impactos na formação profissional dos/as assistentes sociais do município de Sousa/PB. 130fl. 2017. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37418 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account