dc.creator.ID |
MARQUES, G. F. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9743848671711617 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MOREIRA NETO., Mariana. |
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dc.contributor.advisor1ID |
MOREIRA NETO, Mariana. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5603714805584547 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves. |
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dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Miryan Aparecida Nascimento de. |
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dc.description.resumo |
A intenção deste trabalho é refletir sobre o papel da educação em um espaço singular: o cárcere. A educação é um direito garantido por lei para todos e todos incluem também as pessoas privadas de liberdade. O espaço prisional tem como principal objetivo ressocializar o apenado, fazendo com que o mesmo seja (re) inserido na sociedade. Como parte fundamental para a ressocialização, é oferecido a educação, sendo vista como uma possibilidade de aprendizagens, que possam auxiliar no retorno para a sociedade livre. Assim, o presente trabalho monográfico busca analisar como a educação intervém diante da ressocialização das presidiárias e tem como objetivos específicos, compreender como as questões educacionais do presídio se adequam a ressocialização; analisar a perspectiva das presidiárias em relação à educação e compreender como os professores e a direção do presídio posicionam com essa questão. Este trabalho tem como fundamentação teórica Foucault (1979), Onofre (2007), Sandra Almeida (2017), Julião (2007), Teixeira (2007), entre outros teóricos. Constitui-se como uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, tendo como coletas de dados três questionários que foram aplicados para 6 apenadas estudantes, 2 professores da Cadeia Feminina de Cajazeiras – PB e para 1 pessoa responsável pela direção da Cadeia Feminina de Cajazeiras – PB. Após a análise, foi possível notar que a educação carcerária é essencial, mas que é necessário que a sociedade busque acolher e aceitar as pessoas que saíram da prisão aspirando uma chance e que o Governo invista mais na educação, desde a formação continuada dos profissionais até a estrutura dos presídios e cadeia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Educação carcerária: o ensino como meio de ressocialização. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-10-31 |
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dc.description.abstract |
The purpose of this endeavor is to contemplate the role of education within a distinctive milieu: the correctional facility. Education stands as an entitlement enshrined in law for all, encompassing individuals deprived of their liberty. The primary aim of the penal institution is the reintegration of the incarcerated, thereby facilitating their (re)assimilation into civil society. Constituting an indispensable facet of the reintegration process, education is proffered as a conduit for the acquisition of practical knowledge and competencies that can expedite the reintegration into the broader society. Thus, this monographic undertaking aspires to scrutinize the manner in which education intercedes in the process of rehabilitating female detainees. It endeavors to achieve specific objectives, which encompass comprehending how penitentiary educational components align with the rehabilitation paradigm, scrutinizing the perspectives of incarcerated females concerning educational matters, and discerning how educators and penitentiary authorities engage with this salient issue. The theoretical foundation of this work draws from the scholarship of notable figures such as Foucault (1979), Onofre (2007), Sandra Almeida (2017), Julião (2007), Teixeira (2007), alongside other scholarly luminaries. It is characterized as an empirical study conducted with a qualitative methodological approach, involving the administration of three questionnaires to six incarcerated students, two educators from the Women's Correctional Facility in Cajazeiras – PB, and one individual responsible for the administration of the aforementioned institution. Post-analysis, it has become conspicuous that penitentiary education is indispensable. Nevertheless, it is incumbent upon society at large to embrace and extend acceptance to those who have exited incarceration harboring aspirations of reintegration |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37431 |
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dc.date.accessioned |
2024-08-21T13:31:43Z |
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dc.date.available |
2024-08-21 |
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dc.date.available |
2024-08-21T13:31:43Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação carcerária |
pt_BR |
dc.subject |
Ressocialização |
pt_BR |
dc.subject |
Cadeia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em presídio |
pt_BR |
dc.subject |
Professor no cárcere |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - Espaço prisional |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de presidiárias |
pt_BR |
dc.subject |
Presidiárias |
pt_BR |
dc.subject |
Prison education |
pt_BR |
dc.subject |
Resocialization |
pt_BR |
dc.subject |
Chain |
pt_BR |
dc.subject |
Education in prison |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher in prison |
pt_BR |
dc.subject |
Education - Prison space |
pt_BR |
dc.subject |
Education of inmates |
pt_BR |
dc.subject |
Inmates |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARQUES, Gabriella Figueiredo de Lima. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Prison education: teaching as a means of resocialization. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARQUES, Gabriella Figueiredo de Lima. Educação carcerária: o ensino como meio de ressocialização. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande,Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
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