DSpace/Manakin Repository

O cinema novo na conjuntura do golpe de 1964: do projeto nacional-popular à autocrítica (1954-1968).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BASÍLIO FILHO, J. A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3424476526215438 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID CORDÃO, M. P. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9349011283819103 pt_BR
dc.contributor.referee1 AIRES, José Luciano de Queiroz.
dc.contributor.referee1ID AIRES, J. L. Q. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2038792803917117 pt_BR
dc.contributor.referee2 CARDOSO, Maurício.
dc.contributor.referee2ID CARDOSO, M. pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa visa problematizar como o Golpe de 1964 repercutiu nos cineastas ligados ao Cinema Novo, comparando a década que antecede abril de 1964 e os primeiros anos de Ditadura, até a instauração do AI-5, em dezembro de 1968. Para este fim, investigamos a produção bibliográfica dos cineastas engajados, sobretudo publicações da Revista Civilização Brasileira, interpretadas segundo as orientações metodológicas de Tânia Regina de Luca sobre o uso de periódicos na pesquisa histórica. Como nossa fonte central não é a produção fílmica, mas sim fontes escritas que ajudam a compreender as posições políticas e estéticas do Cinema Novo, mencionamos filmes da época nos embasando em análises estéticas de outros autores, como Ismail Xavier. A partir da pesquisa, desenvolvida segundo as formulações teóricas de Raymond Williams sobre a aplicação de uma perspectiva materialista aos estudos culturais e articulada com concepções de Marcelo Ridenti sobre a autocrítica das esquerdas após o Golpe, pudemos concluir que 1954 a 1964 corresponde a um período no qual predominou entre as esquerdas o chamado “projeto nacional-popular”, caracterizado pela ênfase no desenvolvimento nacional e superação do imperialismo estrangeiro. Os cineastas engajados, próximos da militância de esquerda, mesmo antes da emergência do Cinema Novo enquanto movimento artístico no final da década de 1950, repercutem os ideais de tal projeto em suas obras até 1964. A partir do Golpe de 1964, entretanto, o projeto nacional-popular entra em crise e inicia-se um processo de autocrítica entre as esquerdas, incluindo a dimensão artística da militância. De forma geral, o balanço crítico traçado por alguns cineastas destaca as contribuições do Cinema Novo para o desenvolvimento da indústria cinematográfica nacional, mas, quando se trata de avaliar as consequências do diálogo com o projeto nacional-popular, com suas estratégias de intervenção sobre a sociedade e mobilização do público, críticas mais severas foram feitas, geralmente direcionadas aos objetivos não atingidos das obras. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title O cinema novo na conjuntura do golpe de 1964: do projeto nacional-popular à autocrítica (1954-1968). pt_BR
dc.date.issued 2024-05-17
dc.description.abstract This research aims to problematize how the 1964 Coup d'état affected filmmakers linked to Cinema Novo, comparing the decade preceding April 1964 and the first years of the dictatorship, up until the establishment of AI-5 in December 1968. To this end, we investigated the bibliographic production of the filmmakers involved, especially publi-cations from the Revista Civilização Brasileira, interpreted according to Tânia Regina de Luca's methodological guidelines on the use of periodicals in historical research. Since our main source is not film production, but rather written sources that help us un-derstand the political and aesthetic positions of Cinema Novo, we mention films from the period based on aesthetic analyses by other authors, such as Ismail Xavier. Based on the research, developed according to Raymond Williams' theoretical formulations on the application of a materialist perspective to cultural studies and articulated with Marcelo Ridenti's conceptions on the self-criticism of the left after the Coup, we were able to conclude that 1954 to 1964 corresponds to a period in which the so-called "national-popular project" predominated among the left, characterized by an emphasis on national development and overcoming foreign imperialism. Engaged filmmakers, close to left-wing activism, even before the emergence of Cinema Novo as an artistic movement in the late 1950s, echoed the ideals of this project in their works until 1964. After the 1964 Coup, however, the national-popular project entered into crisis and a process of self-criticism began among the left, including the artistic dimension of activism. In general, the critical assessment drawn up by some filmmakers highlights the contributions of Cinema Novo to the development of the national film industry, but when it comes to evaluating the consequences of the dialogue with the national-popular project, with its strategies of intervention in society and mobilization of the public, more severe criticisms were made, generally directed at the unachieved objectives of the works. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37432
dc.date.accessioned 2024-08-21T14:58:09Z
dc.date.available 2024-08-21
dc.date.available 2024-08-21T14:58:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Golpe de 1964 pt_BR
dc.subject Cinema Novo pt_BR
dc.subject Revista Civilização Brasileira pt_BR
dc.subject Cinema Brasileiro pt_BR
dc.subject 1964 Coup pt_BR
dc.subject New Cinema pt_BR
dc.subject Brazilian Civilization Magazine pt_BR
dc.subject Brazilian Cinema pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BASÍLIO FILHO, José Almir Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative New cinema in the context of the 1964 coup: from the national-popular project to self-criticism (1954-1968). pt_BR
dc.identifier.citation BASÍLIO FILHO, José Almir Santos. O cinema novo na conjuntura do golpe de 1964: do projeto nacional-popular à autocrítica (1954-1968). 54 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37432 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta