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Materiais didáticos visuais como possibilidade metodológica para o ensino de Libras: a pessoa surda em foco.

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dc.creator.ID OLIVEIRA, A. K. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7038363701886710 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, R. C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1939548270133078 pt_BR
dc.contributor.referee1 SAÚDE, Conceição de Maria Costa.
dc.contributor.referee1ID SAÚDE, C. M. C. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6611520605582722 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Germana Silva de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, G. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7518514326875202 pt_BR
dc.description.resumo O reconhecimento da Libras enquanto língua natural da comunidade surda brasileira ocorreu apenas no início do século XXI, através da promulgação da Lei 10.436/02. Tal reconhecimento conferiu as pessoas surdas o direto de receberem instrução em sua língua natural, todavia, ainda falta esclarecimento a muitos docentes de Libras quanto ao desenvolvimento de materiais didáticos visuais para esse ensino. À vista disso, desenvolvemos essa pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica objetivando, investigar nos periódicos da CAPES e da UFPB dos últimos 10 anos (2013 – 2023) trabalhos científicos que abordem a elaboração de material didático visual para o ensino de Libras como L1. Para captura dos dados, nos utilizamos dos seguintes filtros: produção de material visual; ensino de Libras. A partir desses filtros, foi possível selecionar três trabalhos que atendessem aos critérios de análise previamente estabelecidos. Instaurada a presença ainda muito tímida de trabalhos que abordem a temática aqui posta, apresentamos os materiais visuais desenvolvidos pela autora principal durante a feitura de algumas disciplinas do curso de Letras Libras da Universidade Federal de Campina Grande- UFCG, objetivando contribuir com as discussões do ensino de Libras a partir da visualidade. Os dados mostram que, apesar das pessoas surdas se constituírem através da visualidade, justificada pela modalidade linguística da Libras e o input visual, a produção de material didático que contemple essa subjetividade no processo de ensino de língua natural se apresenta timidamente, convidando a refletir sob quais práticas metodológicas as pessoas surdas são expostas no processo de aquisição dessa língua. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Materiais didáticos visuais como possibilidade metodológica para o ensino de Libras: a pessoa surda em foco. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-10
dc.description.abstract The recognition of Brazilian Sign Language (Libras) as the natural language of the Brazilian deaf community occurred only in the early 21st century, through the enactment of Law 10.436/02. This recognition granted deaf individuals the right to receive instruction in their natural language, however, there is still a lack of clarification for many Libras teachers re-garding the development of visual teaching materials for this purpose. In light of this, we conducted this qualitative bibliographic research aiming to investigate scientific papers published in CAPES and UFPB journals from the last 10 years (2013-2023) that address the creation of visual teaching materials for teaching Libras as a first language (L1). To gather the data, we used the following filters: production of visual material; and teaching of Libras. Using these filters, it was possible to select three works that met the previously established analysis criteria. Given the still very limited presence of studies addressing this issue, we present the visual materials developed by the main author during the creation of certain disciplines in the Libras Language program at the Federal University of Campina Grande (UFCG), aiming to contribute to discussions on teaching Libras through visual means. The data demonstrate that despite deaf individuals being constituted through visuality, justified by the linguistic modality of Libras and visual input, the production of didactic material that addresses this subjectivity in the process of teaching a natural language remains scarce, prompting reflection on the methodological practices to which deaf individuals are exposed in the acquisition process of this language. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37446
dc.date.accessioned 2024-08-21T19:37:52Z
dc.date.available 2024-08-21
dc.date.available 2024-08-21T19:37:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Materiais Didáticos Visuais pt_BR
dc.subject Ensino de Libras - Pessoas Surdas pt_BR
dc.subject Visual Teaching Materials pt_BR
dc.subject Libras Teaching - Deaf People pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Alanna Kelly Gomes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Visual teaching materials as a methodological possibility for teaching Libras: the deaf person in focus. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Alanna Kelly Gomes de. Materiais didáticos visuais como possibilidade metodológica para o ensino de Libras: a pessoa surda em foco. 57 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Libras) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: pt_BR


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