Dépôt DSpace/Manakin

Ensino de geografia e educação do campo: relato da experiência na construção de recursos didáticos em escolas do campo do semiárido.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo O ensino de Geografia nas escolas do campo do Semiárido é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. O projeto foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, localizada no município de Sumé – PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino-aprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaram-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 9 pt_BR
dc.title Ensino de geografia e educação do campo: relato da experiência na construção de recursos didáticos em escolas do campo do semiárido. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37451
dc.date.accessioned 2024-08-21T21:26:13Z
dc.date.available 2024-08-21
dc.date.available 2024-08-21T21:26:13Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Escolas do campo - semiárido pt_BR
dc.subject Produção de recursos didáticos pt_BR
dc.subject Escola Presidente Vargas - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Pesquisa-ação pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Teaching resources pt_BR
dc.subject Rural schools - semi-arid pt_BR
dc.subject Production of teaching resources pt_BR
dc.subject Presidente Vargas School - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Action research pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching geography and rural education: report on the experience in the construction of teaching resources in rural schools in the semi-arid region. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabiano Custódio. Ensino de geografia e educação do campo: relato da experiência na construção de recursos didáticos em escolas do campo do semiárido. In: CONEDU, 2023, João Pessoa - PB. Anais IX CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2023. v. 1. p. 1-11. ISSN: 2358-8829. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37451 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte