dc.description.resumo |
O ensino de Geografia nas escolas do campo do Semiárido é de suma importância para que os
alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas
problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso,
devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o
meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa
forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de
Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desses recursos no
processo de ensino-aprendizagem da disciplina. O projeto foi desenvolvido na Unidade
Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, localizada no município de Sumé – PB.
A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é
de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço
geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que
atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em
que convivem que é possível ter um ensino-aprendizagem de qualidade na Geografia. Para
execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da
Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação
nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os
recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a
Educação do Campo, tornaram-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da
disciplina. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
9 |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de geografia e educação do campo: relato da experiência na construção de recursos didáticos em escolas do campo do semiárido. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37451 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-21T21:26:13Z |
|
dc.date.available |
2024-08-21 |
|
dc.date.available |
2024-08-21T21:26:13Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas do campo - semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Produção de recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Presidente Vargas - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa-ação |
pt_BR |
dc.subject |
Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resources |
pt_BR |
dc.subject |
Rural schools - semi-arid |
pt_BR |
dc.subject |
Production of teaching resources |
pt_BR |
dc.subject |
Presidente Vargas School - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Action research |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching geography and rural education: report on the experience in the construction of teaching resources in rural schools in the semi-arid region. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio. Ensino de geografia e educação do campo: relato da experiência na construção de recursos didáticos em escolas do campo do semiárido. In: CONEDU, 2023, João Pessoa - PB. Anais IX CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2023. v. 1. p. 1-11. ISSN: 2358-8829. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37451 |
pt_BR |