DSpace/Manakin Repository

Arte rupestre: o diálogo geográfico entre a Austrália e o Semiárido Brasileiro através da produção do recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo do Cariri Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A educação geográfica nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino de Geografia seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível se ter um ensino de qualidade na Geografia. Dessa forma, este trabalho, tem por objetivo apresentar a experiência da produção e experimentação de um recurso didático intitulado ―Arte Rupestre: o diálogo geográfico entre a Austrália e o Semiárido Brasileiro‖. Esse recurso didático foi produzido no âmbito do projeto de extensão realizado no curso de Licenciatura em Educação do Campo na área das Ciências Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia na Escola Estadual Maria Balbina, localizada no distrito de Santa Luzia município de Serra Branca - PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. A produção e experimentação do recurso didático foi realizado na sala de aula, envolvendo os universitários, alunos e a professora titular. Verificamos que o recurso didático produzido foi de grande importância, pois trouxe de uma forma concreta e contextualizada o ensino sobre as rochas sedimentares, metamórficas e magmáticas, que seriam visualizadas apenas por imagens do livro didático de uma forma distante da realidade. Desta forma, identificamos o quanto foi válido a contribuição de produzir com os próprios alunos esse recurso didático na aprendizagem destes, contribuindo para uma educação geográfica de qualidade para as escolas do campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Arte rupestre: o diálogo geográfico entre a Austrália e o Semiárido Brasileiro através da produção do recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo do Cariri Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37459
dc.date.accessioned 2024-08-22T17:36:47Z
dc.date.available 2024-08-22
dc.date.available 2024-08-22T17:36:47Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Arte rupestre pt_BR
dc.subject Diálogo geográfico - Austrália e Semiárido Brasileiro pt_BR
dc.subject Austrália e Semiárido Brasileiro - diálogo geográfico pt_BR
dc.subject Educação geográfica pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Semiárido Brasileiro - escolas do campo pt_BR
dc.subject Escola Estadual Maria Balbina - Serra Branca - Distrito de Santa Luzia - PB pt_BR
dc.subject Rock art pt_BR
dc.subject Geographical dialogue - Australia and the Brazilian Semiarid pt_BR
dc.subject Australia and the Brazilian Semiarid - geographical dialogue pt_BR
dc.subject Geographical education pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.subject Brazilian Semiarid - country schools pt_BR
dc.subject Maria Balbina State School - Serra Branca - Santa Luzia District - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.creator ARAUJO, Hosana Torres de.
dc.creator MOTA, Antonio Carlos Soares de.
dc.creator NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Rock art: the geographical dialogue between Australia and the Brazilian Semi-Arid region through the production of a didactic resource in teaching geography to rural schools in Cariri Paraibano. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabiano Custódio; ARAUJO, Hosana Torres de; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares. Arte rupestre: o diálogo geográfico entre a Austrália e o Semiárido Brasileiro através da produção do recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo do Cariri Paraibano. In: I CONIMAS, 2019, Campina Grande. I CONIMAS. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2019. v. 1. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37459 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta