dc.description.resumo |
A educação geográfica nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos
compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas
problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino de Geografia seja proveitoso,
devem-se considerar as necessidades dos alunos e o seu dia a dia, pois é fazendo a relação
com o meio em que convivem que é possível se ter um ensino de qualidade na Geografia.
Dessa forma, este trabalho, tem por objetivo apresentar a experiência da produção e
experimentação de um recurso didático intitulado ―Arte Rupestre: o diálogo geográfico entre
a Austrália e o Semiárido Brasileiro‖. Esse recurso didático foi produzido no âmbito do
projeto de extensão realizado no curso de Licenciatura em Educação do Campo na área das
Ciências Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia na Escola Estadual
Maria Balbina, localizada no distrito de Santa Luzia município de Serra Branca - PB. Para
execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da
Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação
nos contextos acadêmico e escolar. A produção e experimentação do recurso didático foi
realizado na sala de aula, envolvendo os universitários, alunos e a professora titular.
Verificamos que o recurso didático produzido foi de grande importância, pois trouxe de uma
forma concreta e contextualizada o ensino sobre as rochas sedimentares, metamórficas e
magmáticas, que seriam visualizadas apenas por imagens do livro didático de uma forma
distante da realidade. Desta forma, identificamos o quanto foi válido a contribuição de
produzir com os próprios alunos esse recurso didático na aprendizagem destes, contribuindo
para uma educação geográfica de qualidade para as escolas do campo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Arte rupestre: o diálogo geográfico entre a Austrália e o Semiárido Brasileiro através da produção do recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo do Cariri Paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37459 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-22T17:36:47Z |
|
dc.date.available |
2024-08-22 |
|
dc.date.available |
2024-08-22T17:36:47Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Arte rupestre |
pt_BR |
dc.subject |
Diálogo geográfico - Austrália e Semiárido Brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Austrália e Semiárido Brasileiro - diálogo geográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação geográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Semiárido Brasileiro - escolas do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Maria Balbina - Serra Branca - Distrito de Santa Luzia - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Rock art |
pt_BR |
dc.subject |
Geographical dialogue - Australia and the Brazilian Semiarid |
pt_BR |
dc.subject |
Australia and the Brazilian Semiarid - geographical dialogue |
pt_BR |
dc.subject |
Geographical education |
pt_BR |
dc.subject |
Country schools |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian Semiarid - country schools |
pt_BR |
dc.subject |
Maria Balbina State School - Serra Branca - Santa Luzia District - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.creator |
ARAUJO, Hosana Torres de. |
|
dc.creator |
MOTA, Antonio Carlos Soares de. |
|
dc.creator |
NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Rock art: the geographical dialogue between Australia and the Brazilian Semi-Arid region through the production of a didactic resource in teaching geography to rural schools in Cariri Paraibano. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio; ARAUJO, Hosana Torres de; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares. Arte rupestre: o diálogo geográfico entre a Austrália e o Semiárido Brasileiro através da produção do recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo do Cariri Paraibano. In: I CONIMAS, 2019, Campina Grande. I CONIMAS. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2019. v. 1. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37459 |
pt_BR |