DSpace/Manakin Repository

A Produção de recursos didáticos para o ensino de geografia nas escolas do campo do semiárido: a experiência do mural das tecnologias sociais.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar o mural de fotografias das tecnologias sociais como recurso didático produzido no ensino de Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desse recurso no processo de ensino-aprendizagem da disciplina no âmbito da área das Ciências Humanas e Sociais. O projeto foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada na comunidade PIO X, no município de Sumé - PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino-aprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que o recurso didático produzido e experimentado nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornou-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina em relação a convivência com o Semiárido pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A Produção de recursos didáticos para o ensino de geografia nas escolas do campo do semiárido: a experiência do mural das tecnologias sociais. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37461
dc.date.accessioned 2024-08-22T18:01:53Z
dc.date.available 2024-08-22
dc.date.available 2024-08-22T18:01:53Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Tecnologias sociais pt_BR
dc.subject Produção de recursos didáticos pt_BR
dc.subject Escola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade - Pio X - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Teaching resources pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Social technologies pt_BR
dc.subject Production of teaching resources pt_BR
dc.subject José Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal School - Pio X - Sumé - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The production of teaching resources for geography teaching in schools in the semi-arid region: the experience of the social technologies mural. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabiano Custódio. A Produção de recursos didáticos para o ensino de geografia nas escolas do campo do semiárido: a experiência do mural das tecnologias sociais. In: II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2017, Campina Grande. II CONIDIS. Campina Grande: Realize, 2017. v. 01. p. 01-11. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37461 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta