dc.description.resumo |
O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos
compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas
sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as
necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível
ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar o
mural de fotografias das tecnologias sociais como recurso didático produzido no ensino de Geografia na
escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desse recurso no processo de ensino-aprendizagem da
disciplina no âmbito da área das Ciências Humanas e Sociais. O projeto foi desenvolvido na Unidade
Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada na comunidade
PIO X, no município de Sumé - PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia
nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o
espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às
necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é
possível ter um ensino-aprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos
os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de
capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o
projeto de extensão, que o recurso didático produzido e experimentado nas aulas de Geografia, em
articulação com a Educação do Campo, tornou-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da
disciplina em relação a convivência com o Semiárido |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
A Produção de recursos didáticos para o ensino de geografia nas escolas do campo do semiárido: a experiência do mural das tecnologias sociais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37461 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-22T18:01:53Z |
|
dc.date.available |
2024-08-22 |
|
dc.date.available |
2024-08-22T18:01:53Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Produção de recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade - Pio X - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resources |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Social technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Production of teaching resources |
pt_BR |
dc.subject |
José Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal School - Pio X - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The production of teaching resources for geography teaching in schools in the semi-arid region: the experience of the social technologies mural. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio. A Produção de recursos didáticos para o ensino de geografia nas escolas do campo do semiárido: a experiência do mural das tecnologias sociais. In: II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2017, Campina Grande. II CONIDIS. Campina Grande: Realize, 2017. v. 01. p. 01-11. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37461 |
pt_BR |