dc.description.resumo |
O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos
compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico. Ou seja, o mundo e suas
problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja
proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o seus dia a dia, pois é fazendo
a relação com o meio em que convivem que é possível se ter um ensino de qualidade na
Geografia. Dessa forma, este trabalho, tem por objetivo apresentar a experiência da produção
e experimentação de um recurso didático intitulado ―Mapas em Grãos: Regionalização do
Território Brasileiro‖ utilizando sementes agrícolas do Semiárido que foi produzido no âmbito
do projeto de extensão realizado na Licenciatura em Educação do Campo na área das Ciências
Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia na Escola Municipal de
Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo – PB. Para
execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-
Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos
acadêmico e escolar. Verificamos que a produção e experimentação desse recurso didático foi
de grande importância na compreensão da temática por parte dos alunos, a interação foi
bastante positiva em relação aos conteúdos abordados, desde atenção com a intervenção,
trazendo as sementes, até a confecção das figuras representando os mapas. Feito a avaliação,
podemos observar que os alunos aprenderam a identificar cada critério de regionalização do
Brasil e suas respectivas características, desta forma identificamos o quanto foi válido a
oportunidade de produzir com os próprios alunos esse recurso didático na aprendizagem dos
mesmos, contribuindo para um ensino de qualidade na disciplina de Geografia para as escolas
do campo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Educação do campo e ensino de geografia: a experiência da produção do recurso didático utilizando sementes agrícolas do semiárido |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37463 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-22T18:05:35Z |
|
dc.date.available |
2024-08-22 |
|
dc.date.available |
2024-08-22T18:05:35Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Sementes agrícolas e recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Produção de recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Ildefonso Anselmo da Silva - Amparo - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resources |
pt_BR |
dc.subject |
Agricultural seeds and teaching resources |
pt_BR |
dc.subject |
Production of teaching resources |
pt_BR |
dc.subject |
Ildefonso Anselmo da Silva Municipal School - Amparo - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.creator |
CARVALHO, Genilda da Silva. |
|
dc.creator |
ESTENDIO, Ednilton Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Rural education and geography teaching: the experience of producing teaching resources using agricultural seeds from the semi-arid region |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio; CARVALHO, Genilda da Silva; ESTENDIO, Ednilton Silva. Educação do campo e ensino de geografia: a experiência da produção do recurso didático utilizando sementes agrícolas do semiárido. In: Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2018, Campina Grande. Congresso Internacional de Educação Inclusiva. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2018. v. 1. p. 1-11. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37463 |
pt_BR |