DSpace/Manakin Repository

Educação do campo e ensino de geografia: a experiência da produção do recurso didático utilizando sementes agrícolas do semiárido

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico. Ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o seus dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível se ter um ensino de qualidade na Geografia. Dessa forma, este trabalho, tem por objetivo apresentar a experiência da produção e experimentação de um recurso didático intitulado ―Mapas em Grãos: Regionalização do Território Brasileiro‖ utilizando sementes agrícolas do Semiárido que foi produzido no âmbito do projeto de extensão realizado na Licenciatura em Educação do Campo na área das Ciências Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo – PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa- Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos que a produção e experimentação desse recurso didático foi de grande importância na compreensão da temática por parte dos alunos, a interação foi bastante positiva em relação aos conteúdos abordados, desde atenção com a intervenção, trazendo as sementes, até a confecção das figuras representando os mapas. Feito a avaliação, podemos observar que os alunos aprenderam a identificar cada critério de regionalização do Brasil e suas respectivas características, desta forma identificamos o quanto foi válido a oportunidade de produzir com os próprios alunos esse recurso didático na aprendizagem dos mesmos, contribuindo para um ensino de qualidade na disciplina de Geografia para as escolas do campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Educação do campo e ensino de geografia: a experiência da produção do recurso didático utilizando sementes agrícolas do semiárido pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37463
dc.date.accessioned 2024-08-22T18:05:35Z
dc.date.available 2024-08-22
dc.date.available 2024-08-22T18:05:35Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.subject Sementes agrícolas e recurso didático pt_BR
dc.subject Produção de recursos didáticos pt_BR
dc.subject Escola Municipal Ildefonso Anselmo da Silva - Amparo - PB pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Teaching resources pt_BR
dc.subject Agricultural seeds and teaching resources pt_BR
dc.subject Production of teaching resources pt_BR
dc.subject Ildefonso Anselmo da Silva Municipal School - Amparo - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.creator CARVALHO, Genilda da Silva.
dc.creator ESTENDIO, Ednilton Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Rural education and geography teaching: the experience of producing teaching resources using agricultural seeds from the semi-arid region pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabiano Custódio; CARVALHO, Genilda da Silva; ESTENDIO, Ednilton Silva. Educação do campo e ensino de geografia: a experiência da produção do recurso didático utilizando sementes agrícolas do semiárido. In: Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2018, Campina Grande. Congresso Internacional de Educação Inclusiva. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2018. v. 1. p. 1-11. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37463 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta