DSpace/Manakin Repository

Ensino de Geografia e Educação do Campo: a experiência da produção de um recurso didático utilizando as rochas do semiárido.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A educação geográfica nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino de Geografia seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível se ter um ensino de qualidade na Geografia. Dessa forma, este trabalho, tem por objetivo apresentar a experiência da produção e experimentação de um recurso didático intitulado ―Ciclo das Rochas do Semiárido‖. Esse recurso didático foi produzido no âmbito do projeto de extensão realizado no curso de Licenciatura em Educação do Campo na área das Ciências Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo – PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. A produção e experimentação do recurso didático foi realizado na sala de aula, envolvendo os universitários, alunos e a professora titular. Verificamos que o recurso didático produzido foi de grande importância, pois trouxe de uma forma concreta e contextualizada o ensino sobre as rochas sedimentares, metamórficas e magmáticas, que seriam visualizadas apenas por imagens do livro didático de uma forma distante da realidade. Desta forma, identificamos o quanto foi válido a contribuição de produzir com os próprios alunos esse recurso didático na aprendizagem destes, contribuindo para uma educação geográfica de qualidade para as escolas do campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Ensino de Geografia e Educação do Campo: a experiência da produção de um recurso didático utilizando as rochas do semiárido. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37470
dc.date.accessioned 2024-08-22T22:03:24Z
dc.date.available 2024-08-22
dc.date.available 2024-08-22T22:03:24Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Elaboração de recursos didáticos pt_BR
dc.subject Semiárido Paraibano pt_BR
dc.subject Extensão universitária pt_BR
dc.subject Escola Municipal Ildefonso Anselmo da Silva - Amparo - PB pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Teaching Resources pt_BR
dc.subject Development of Teaching Resources pt_BR
dc.subject Paraiba Semi-Arid Region pt_BR
dc.subject University Extension pt_BR
dc.subject Ildefonso Anselmo da Silva Municipal School - Amparo - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.creator MOTA, Antonio Carlos Soares de.
dc.creator NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching Geography and Rural Education: the experience of producing a teaching resource using rocks from the semi-arid region. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares. Ensino de Geografia e Educação do Campo: a experiência da produção de um recurso didático utilizando as rochas do semiárido. In: Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2018, Campina Grande. Anais… Realize Editora e Eventos, 2018. v. 1. p. 1-11. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37470 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta