dc.description.resumo |
A educação geográfica nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos
compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas
problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino de Geografia seja proveitoso,
devem-se considerar as necessidades dos alunos e o seu dia a dia, pois é fazendo a relação
com o meio em que convivem que é possível se ter um ensino de qualidade na Geografia.
Dessa forma, este trabalho, tem por objetivo apresentar a experiência da produção e
experimentação de um recurso didático intitulado ―Ciclo das Rochas do Semiárido‖. Esse
recurso didático foi produzido no âmbito do projeto de extensão realizado no curso de
Licenciatura em Educação do Campo na área das Ciências Humanas e Sociais,
especificamente no ensino de Geografia na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso
Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo – PB. Para execução dessa pesquisa,
utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida
em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e
escolar. A produção e experimentação do recurso didático foi realizado na sala de aula,
envolvendo os universitários, alunos e a professora titular. Verificamos que o recurso didático
produzido foi de grande importância, pois trouxe de uma forma concreta e contextualizada o
ensino sobre as rochas sedimentares, metamórficas e magmáticas, que seriam visualizadas
apenas por imagens do livro didático de uma forma distante da realidade. Desta forma,
identificamos o quanto foi válido a contribuição de produzir com os próprios alunos esse
recurso didático na aprendizagem destes, contribuindo para uma educação geográfica de
qualidade para as escolas do campo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de Geografia e Educação do Campo: a experiência da produção de um recurso didático utilizando as rochas do semiárido. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37470 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-22T22:03:24Z |
|
dc.date.available |
2024-08-22 |
|
dc.date.available |
2024-08-22T22:03:24Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Elaboração de recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Semiárido Paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Ildefonso Anselmo da Silva - Amparo - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Resources |
pt_BR |
dc.subject |
Development of Teaching Resources |
pt_BR |
dc.subject |
Paraiba Semi-Arid Region |
pt_BR |
dc.subject |
University Extension |
pt_BR |
dc.subject |
Ildefonso Anselmo da Silva Municipal School - Amparo - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.creator |
MOTA, Antonio Carlos Soares de. |
|
dc.creator |
NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching Geography and Rural Education: the experience of producing a teaching resource using rocks from the semi-arid region. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares. Ensino de Geografia e Educação do Campo: a experiência da produção de um recurso didático utilizando as rochas do semiárido. In: Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2018, Campina Grande. Anais… Realize Editora e Eventos, 2018. v. 1. p. 1-11. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37470 |
pt_BR |