Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta os caminhos na construção de um ensino de Geografia contextualizado nas
escolas do campo do Cariri Paraibano, através da implantação de um subprojeto que está inserido
no projeto institucional PIBID4 - DIVERSIDADE do curso de Licenciatura em Educação do
Campo da UFCG, na área das Ciências Humanas e Sociais, o qual tem por objetivo incentivar o
ensino de Geografia contextualizado e incentivar a formação de professores para atuarem na
educação básica nas escolas do campo do Semiárido Paraibano. O subprojeto se caracteriza ação
qualitativa, em que estão sendo utilizados pressupostos teóricos da Observação Participante e da
Pesquisa-Ação, o mesmo está sendo executado nos municípios de Sumé e Amparo, localizados na
microrregião do Cariri Ocidental Paraibano. A partir das ações que estão sendo desenvolvidas no
caminhar do subprojeto, estamos criando uma proposta de ensino de Geografia contextualizado para
as escolas do campo no Semiárido Paraibano. Para a criação desta proposta, julgamos necessário,
alcançarmos alguns objetivos mais específicos que seriam: identificar nas práticas pedagógicas
desenvolvidas pelos professores pesquisados propostas consolidadas na escola, ancoradas na
realidade e nas práticas dos povos do campo do Semiárido Paraibano, com metodologias,
conteúdos, currículo e estrutura apropriados à região, levando em conta suas potencialidades
socioculturais, econômicas e ambientais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Intervenções geográficas nas escolas do campo no âmbito do PIBID - Diversidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37472 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-22T22:08:12Z |
|
dc.date.available |
2024-08-22 |
|
dc.date.available |
2024-08-22T22:08:12Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID - Diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenções geográficas |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID - Diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships - PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Rural Schools |
pt_BR |
dc.subject |
Geographical Interventions |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.creator |
RAMOS, Andréa Augusta de Morais. |
|
dc.creator |
ARAÚJO, Marilia de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geographical interventions in rural schools within the scope of PIBID - Diversity. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio; RAMOS, Andréa Augusta de Morais; ARAÚJO, Marilia de Oliveira. Intervenções geográficas nas escolas do campo no âmbito do PIBID - Diversidade. In: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2016, Anais… CINTEDI. Campina Grande: Realize Editora, 2016. p. 01-11. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37472 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée