Dépôt DSpace/Manakin

Intervenções geográficas nas escolas do campo no âmbito do PIBID - Diversidade.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo Este trabalho apresenta os caminhos na construção de um ensino de Geografia contextualizado nas escolas do campo do Cariri Paraibano, através da implantação de um subprojeto que está inserido no projeto institucional PIBID4 - DIVERSIDADE do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFCG, na área das Ciências Humanas e Sociais, o qual tem por objetivo incentivar o ensino de Geografia contextualizado e incentivar a formação de professores para atuarem na educação básica nas escolas do campo do Semiárido Paraibano. O subprojeto se caracteriza ação qualitativa, em que estão sendo utilizados pressupostos teóricos da Observação Participante e da Pesquisa-Ação, o mesmo está sendo executado nos municípios de Sumé e Amparo, localizados na microrregião do Cariri Ocidental Paraibano. A partir das ações que estão sendo desenvolvidas no caminhar do subprojeto, estamos criando uma proposta de ensino de Geografia contextualizado para as escolas do campo no Semiárido Paraibano. Para a criação desta proposta, julgamos necessário, alcançarmos alguns objetivos mais específicos que seriam: identificar nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores pesquisados propostas consolidadas na escola, ancoradas na realidade e nas práticas dos povos do campo do Semiárido Paraibano, com metodologias, conteúdos, currículo e estrutura apropriados à região, levando em conta suas potencialidades socioculturais, econômicas e ambientais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Intervenções geográficas nas escolas do campo no âmbito do PIBID - Diversidade. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37472
dc.date.accessioned 2024-08-22T22:08:12Z
dc.date.available 2024-08-22
dc.date.available 2024-08-22T22:08:12Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject PIBID - Diversidade pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Intervenções geográficas pt_BR
dc.subject Cariri paraibano pt_BR
dc.subject PIBID - Diversity pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships - PIBID pt_BR
dc.subject Rural Schools pt_BR
dc.subject Geographical Interventions pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.creator RAMOS, Andréa Augusta de Morais.
dc.creator ARAÚJO, Marilia de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geographical interventions in rural schools within the scope of PIBID - Diversity. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabiano Custódio; RAMOS, Andréa Augusta de Morais; ARAÚJO, Marilia de Oliveira. Intervenções geográficas nas escolas do campo no âmbito do PIBID - Diversidade. In: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2016, Anais… CINTEDI. Campina Grande: Realize Editora, 2016. p. 01-11. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37472 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte