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Menor desigualdade e mais representatividade? uma análise da eficácia, eficiência e efetividade da política de cotas raciais nas universidades públicas do Brasil.

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dc.creator.ID SANTOS, K. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4166400612760836 pt_BR
dc.contributor.advisor2 SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.
dc.contributor.advisor2ID SALES JÚNIOR, R. L. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/5358060892746249 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Clóvis Alberto Vieira de.
dc.contributor.referee1ID MELO, C. A. V. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4188164925943585 pt_BR
dc.contributor.referee3 COSTA, Saulo Felipe.
dc.contributor.referee3ID COSTA, S. F. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/8732969785113078 pt_BR
dc.description.resumo A política de cotas raciais está sendo efetiva, eficaz e eficiente no aumento da representa-tividade negra nas universidades públicas? Com base nessa pergunta estruturamos os ob-jetivos desse trabalho: analisar se a política de cotas raciais conseguiu equiparar os per-centuais de alunos negros ingressantes e matriculados em universidades nos estados do Brasil com o percentual de negros em cada população estadual no período entre 2009 e 2021. Para tal, objetivamos a exposição do cenário pré-cotas e a comparação desse primeiro momento com o período pós-cota. Foi utilizada uma metodologia dedutiva a partir do software R para o tratamento e análise dos dados. A avaliação feita é com base no 3Es (Efetividade, Eficácia e Eficiência). Os resultados indicam que no comparativo dos dois ce-nários, a política de cotas se demonstrou efetiva, eficaz e eficiente, contudo, mesmo com uma aproximação da representatividade de ingressantes e matriculados negros nas uni-versidades por estado do percentual de negros estadual, diminuindo a desigualdade exis-tente, nenhum estado equiparou o percentual da primeira com a segunda variável. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title Menor desigualdade e mais representatividade? uma análise da eficácia, eficiência e efetividade da política de cotas raciais nas universidades públicas do Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2024-06-03
dc.description.abstract The policy of racial quotas is being active, efficient, and effective in increasing black repre-sentation in public universities? Based on this question we structured the objectives of this work, aiming to analyze whether the racial quotas policy has managed to equate the per-centages of black students admitted and enrolled in universities of Brazil’s federal states with the overall percentage of blacks in each state population between 2009 and 2021. To this end, the specific objectives to achieve the general objective are the exposition of the pre-quota scenario and the comparison of this initial moment with the post-quota period. A deductive methodology was used, employing the R software for data processing and analysis, with evaluation based on the 3Es (Effectiveness, Efficiency, and Efficacy). The results indicate that in the comparison of the two scenarios, the quota policy has been shown to be active, efficient, and effective. However, even with an approximation of the representation of black entrants and new arrivals in universities by state to the percentage of blacks in the state, no state has equated the percentage of the former with the latter variable. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37473
dc.date.accessioned 2024-08-23T13:25:36Z
dc.date.available 2024-08-23
dc.date.available 2024-08-23T13:25:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Negros - Educação pt_BR
dc.subject Universidade Pública - Cotas Raciais pt_BR
dc.subject Política Pública – Educação Superior pt_BR
dc.subject Blacks - Education pt_BR
dc.subject Public University - Racial Quotas pt_BR
dc.subject Public Policy - Higher Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Kaio Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Less inequality and more representation? An analysis of the effectiveness, efficiency and efficacy of the racial quota policy in public universities in Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Kaio Pereira. Menor desigualdade e mais representatividade? uma análise da eficácia, eficiência e efetividade da política de cotas raciais nas universidades públicas do Brasil. 58 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37473 pt_BR


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