DSpace/Manakin Repository

As concepções de natureza e educação ambiental entre os alunos da Escola ECIT Prof. Raul Córdula - Campina Grande (PB).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CAVALCANTE, A. K. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4866731847671769 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CUNHA, Luis Henrique Hermínio.
dc.contributor.advisor1ID CUNHA, L. H. H. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6991283096951332 pt_BR
dc.contributor.referee1 PAULO, Maria Assunção Lima de.
dc.contributor.referee1ID PAULO, M. A. L. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8362829612160567 pt_BR
dc.contributor.referee2 BATISTA, Mércia Rejane Rangel.
dc.contributor.referee2ID BATISTA, M. R. R. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2393048148588630 pt_BR
dc.description.resumo As concepções de natureza variam de pessoa para pessoa, assim como o que os indivíduos entendem sobre a educação ambiental. O objetivo desta monografia é apresentar as con-cepções de natureza e o que é a educação ambiental e sua representação a partir da pers-pectiva dos alunos do Ensino Médio da escola ECIT Prof. Raul Córdula, que fica localizada na área urbana do município de Campina Grande, no bairro do Presidente Médici, cidade de porte médio do interior da Paraíba. A partir do contato com a sala de aula do ensino médio, pude perceber que a temática da educação ambiental está muito ausente dentro do currículo escolar, mesmo que alguns professores tentem introduzir temática de alguma forma em disciplinas como Sociologia, Geografia, Biologia, entre outras. Foi aplicado 1 (um) questionário com 14 (quatorze) perguntas. 3 (três) perguntas iniciais, onde a primeira era a colaboração em declarar e assumir a responsabilidade sobre a resposta do mesmo, e 2 (duas) perguntas de apresentação, contendo o seu gênero e a série que estão cursando. A aplicação ocorreu nas seguintes séries, 1º ano (três turmas); 2º ano (duas turmas) e 3º ano (uma turma), obtendo 105 (cento e cinco) respostas no total. Os resultados da pesquisa destacam que, é possível destacar que há interesse dos estudantes em aprofundarem seus conhecimentos sobre as questões ambientais, ainda que não tenham acesso a muitos conteúdos de educação ambiental em suas trajetórias escolares. Vivências e percepções diferentes de natureza verificadas entre estudantes podem ser um desafio, mas também uma oportunidade para a dinamização de conteúdos de educação ambiental entre eles. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title As concepções de natureza e educação ambiental entre os alunos da Escola ECIT Prof. Raul Córdula - Campina Grande (PB). pt_BR
dc.date.issued 2023-07-11
dc.description.abstract The conceptions of nature vary from person to person, as well as what individuals unders-tand about environmental education. The objective of this monograph is to present the conceptions of nature and what is environmental education and its representation from the perspective of high school students at ECIT Prof. Raul Córdula, which is located in the urban area of the municipality of Campina Grande, in the neighborhood of Presidente Médici, a medium-sized city in the interior of Paraíba. From the contact with the high school classroom, I could see that the theme of environmental education is very absent within the school curriculum, even if some teachers try to introduce the theme in some way in disciplines such as Sociology, Geography, Biology, among others. . 1 (one) questionnaire with 14 (fourteen) questions was applied. 3 (three) initial questions, where the first was the collaboration in declaring and taking responsibility for the answer, and 2 (two) introductory questions, containing their gender and the grade they are attending. The application took place in the following grades, 1st year (three classes); 2nd year (two classes) and 3rd year (one class), obtaining 105 (one hundred and five) responses in total. The survey results highlight that it is possible to highlight that there is interest from students in deepening their knowledge on environmental issues, even though they do not have access to many environmental education contents in their school trajectories. Different experiences and perceptions of nature verified among students can be a challenge, but also an opportunity for the dynamization of environmental education content among them. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37476
dc.date.accessioned 2024-08-23T15:05:35Z
dc.date.available 2024-08-23
dc.date.available 2024-08-23T15:05:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Concepções de Natureza pt_BR
dc.subject Sociologia Ambiental pt_BR
dc.subject Estudantes de Ensino Médio pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Conceptions of Nature pt_BR
dc.subject Environmental Sociology pt_BR
dc.subject High School Students pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Ana Karla Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions of nature and environmental education among students at Escola ECIT Prof. Raul Córdula - Campina Grande (PB). pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Ana Karla Pereira. As concepções de natureza e educação ambiental entre os alunos da Escola ECIT Prof. Raul Córdula - Campina Grande (PB). 39 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37476 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta