dc.description.resumo |
O desenho se apresenta com uma ferramenta didático-pedagógica extremamente interessante
para ser explorada em sala de aula durante o processo de ensino aprendizagem. Ele pode
proporcionar ao professor uma ótima estratégia para se trabalhar, de maneira mais lúdica,
inúmeros conteúdos. Desta forma, o presente trabalho, busca apresentar, através de um relato
de experiência, a produção de desenhos como ferramenta para a exploração de temáticas no
que tange a área de Ciências Humanas e Sociais, do curso de Licenciatura em Educação do
Campo da Universidade Federal de Campina Grande. Esta experiência foi realizada durante a
oficina intitulada: “A produção de desenhos no Ensino das Ciências Humanas e Sociais”,
ocorrida durante o IV Encontro de Iniciação à Docência da UFCG, e envolveu diversos
estudantes do referido curso. Para a realização de tal atividade utilizamos os pressupostos da
pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação, que foi divido em momentos de capacitação,
produção e debate sobre os desenhos produzidos pelos discentes. A produção e
experimentação das produções foram realizadas durante a oficina com os estudantes
envolvidos e o ministrante da atividade. Verificamos que os desenhos produzidos foram de
grande importância para entendimento, por parte dos envolvidos na oficina, das temáticas
abordadas pela área de Ciências Humanas e Sociais. Desta forma, entendemos que o desenho
se caracteriza como um instrumento muito válido para a abordagem dos mais diversos
conteúdos possíveis na sala de aula, e por isso, deve ser mais e melhor trabalhado por parte
dos professores das escolas do campo, principalmente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Oficina pedagógica: o desenho como estratégia na formação por área de conhecimento da licenciatura em educação do campo: relato de experiência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37477 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-23T15:14:35Z |
|
dc.date.available |
2024-08-23 |
|
dc.date.available |
2024-08-23T15:14:35Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Oficina pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Produção de desenho - oficina pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência |
pt_BR |
dc.subject |
Desenho como recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático pedagógico - desenho |
pt_BR |
dc.subject |
Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Rural Education - CDSA UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical workshop |
pt_BR |
dc.subject |
Drawing production - pedagogical workshop |
pt_BR |
dc.subject |
Experience report |
pt_BR |
dc.subject |
Drawing as a teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical teaching resource - drawing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.creator |
NOGUEIRA, Rosecreide Soares |
|
dc.creator |
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. |
|
dc.creator |
MOTA, Antonio Carlos Soares de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Pedagogical workshop: design as a strategy in training by area of knowledge of the degree in rural education: experience report. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NOGUEIRA, Rosecreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de; MOTA, Antonio Carlos Soares de. Oficina pedagógica: o desenho como estratégia na formação por área de conhecimento da licenciatura em educação do campo: relato de experiência. In: Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2018, Campina Grande. Anais. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2018. v. 1. p. 1-11. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37477 |
pt_BR |