DSpace/Manakin Repository

Oficina pedagógica: o desenho como estratégia na formação por área de conhecimento da licenciatura em educação do campo: relato de experiência.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O desenho se apresenta com uma ferramenta didático-pedagógica extremamente interessante para ser explorada em sala de aula durante o processo de ensino aprendizagem. Ele pode proporcionar ao professor uma ótima estratégia para se trabalhar, de maneira mais lúdica, inúmeros conteúdos. Desta forma, o presente trabalho, busca apresentar, através de um relato de experiência, a produção de desenhos como ferramenta para a exploração de temáticas no que tange a área de Ciências Humanas e Sociais, do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande. Esta experiência foi realizada durante a oficina intitulada: “A produção de desenhos no Ensino das Ciências Humanas e Sociais”, ocorrida durante o IV Encontro de Iniciação à Docência da UFCG, e envolveu diversos estudantes do referido curso. Para a realização de tal atividade utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação, que foi divido em momentos de capacitação, produção e debate sobre os desenhos produzidos pelos discentes. A produção e experimentação das produções foram realizadas durante a oficina com os estudantes envolvidos e o ministrante da atividade. Verificamos que os desenhos produzidos foram de grande importância para entendimento, por parte dos envolvidos na oficina, das temáticas abordadas pela área de Ciências Humanas e Sociais. Desta forma, entendemos que o desenho se caracteriza como um instrumento muito válido para a abordagem dos mais diversos conteúdos possíveis na sala de aula, e por isso, deve ser mais e melhor trabalhado por parte dos professores das escolas do campo, principalmente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Oficina pedagógica: o desenho como estratégia na formação por área de conhecimento da licenciatura em educação do campo: relato de experiência. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37477
dc.date.accessioned 2024-08-23T15:14:35Z
dc.date.available 2024-08-23
dc.date.available 2024-08-23T15:14:35Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Licenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCG pt_BR
dc.subject Oficina pedagógica pt_BR
dc.subject Produção de desenho - oficina pedagógica pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Desenho como recurso didático pt_BR
dc.subject Recurso didático pedagógico - desenho pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Degree in Rural Education - CDSA UFCG pt_BR
dc.subject Pedagogical workshop pt_BR
dc.subject Drawing production - pedagogical workshop pt_BR
dc.subject Experience report pt_BR
dc.subject Drawing as a teaching resource pt_BR
dc.subject Pedagogical teaching resource - drawing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.creator NOGUEIRA, Rosecreide Soares
dc.creator FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
dc.creator MOTA, Antonio Carlos Soares de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical workshop: design as a strategy in training by area of ​​knowledge of the degree in rural education: experience report. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NOGUEIRA, Rosecreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de; MOTA, Antonio Carlos Soares de. Oficina pedagógica: o desenho como estratégia na formação por área de conhecimento da licenciatura em educação do campo: relato de experiência. In: Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2018, Campina Grande. Anais. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2018. v. 1. p. 1-11. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37477 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta