Dépôt DSpace/Manakin

Recursos didáticos: o fazer e o aprender no ensino de Geografia nas escolas do campo.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina no âmbito da área das Ciências Humanas e Sociais. O projeto foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada na comunidade PIO X, no município de Sumé - PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino-aprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaram-se um potencial no processo de ensinoaprendizagem da disciplina. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Recursos didáticos: o fazer e o aprender no ensino de Geografia nas escolas do campo. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37478
dc.date.accessioned 2024-08-23T15:18:54Z
dc.date.available 2024-08-23
dc.date.available 2024-08-23T15:18:54Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Escola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade - Pio X - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Teaching resources pt_BR
dc.subject Geography teaching pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.subject Countryside education pt_BR
dc.subject José Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal School - Pio X - Sumé - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching resources: doing and learning in teaching Geography in rural schools. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. Recursos didáticos: o fazer e o aprender no ensino de geografia nas escolas do campo. In: I Congresso Nacional de Práticas Educativas, 2017, Campina Grande. COPRECIS. Campina Grande: Realize, 2017. v. 01. p. 01-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37478 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte