Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam
os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e
ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as
necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é
possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo
apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo e relatar a
contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina no âmbito da área das
Ciências Humanas e Sociais. O projeto foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Infantil e
Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada na comunidade PIO X, no município de
Sumé - PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas
do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que
compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e
ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a
relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino-aprendizagem de
qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa
qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e
experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de
extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em
articulação com a Educação do Campo, tornaram-se um potencial no processo de ensinoaprendizagem
da disciplina. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Recursos didáticos: o fazer e o aprender no ensino de Geografia nas escolas do campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37478 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-23T15:18:54Z |
|
dc.date.available |
2024-08-23 |
|
dc.date.available |
2024-08-23T15:18:54Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade - Pio X - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resources |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Country schools |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside education |
pt_BR |
dc.subject |
José Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal School - Pio X - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching resources: doing and learning in teaching Geography in rural schools. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. Recursos didáticos: o fazer e o aprender no ensino de geografia nas escolas do campo. In: I Congresso Nacional de Práticas Educativas, 2017, Campina Grande. COPRECIS. Campina Grande: Realize, 2017. v. 01. p. 01-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37478 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée