Dépôt DSpace/Manakin

Produção e experimentação de recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico do semiárido”.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo A presente pesquisa, intitulada Produção e experimentação de recurso didático no ensino de Geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico do Semiárido”, teve por objetivo produzir e experimentar um jogo quebra-cabeça como recurso didático contextualizado. O referido jogo aborda o conceito de espaço geográfico identificando os elementos naturais e socioeconômicos do Semiárido, no âmbito do conceito geográfico e de sua implicação no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula, através da mediação. A mesma foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri no município de Serra Branca – PB, através do pressuposto da pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-ação. A partir desta pesquisa, foi possível verificar a importância dos recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo. Sendo estes um facilitador, envolvendo o educando de forma mais próxima da temática, levando-o a construção do conhecimento ao entender que esta temática faz parte de sua vida social, cultural e econômica e a descobrir que o conhecimento não está longe, mas dentro de si através de suas vivências no campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 4 pt_BR
dc.title Produção e experimentação de recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico do semiárido”. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37480
dc.date.accessioned 2024-08-23T18:36:18Z
dc.date.available 2024-08-23
dc.date.available 2024-08-23T18:36:18Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Recurso didático - jogo quebra-cabeça pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Jogo quebra-cabeça - recurso didático pt_BR
dc.subject Espaço geográfico - semiárido paraibano pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Teaching resource - jigsaw puzzle pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Jigsaw puzzle - teaching resource pt_BR
dc.subject Geographic space - semi-arid region of Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.creator MOTA, Antonio Carlos Soares de.
dc.creator NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.creator FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Production and experimentation of didactic resources in teaching geography for rural schools: the example of the game “jigsaw puzzle of the geographic space of the semi-arid region”. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Produção e experimentação de recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico do semiárido”. In: IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva, V Jornada Chilena de Educação Inclusiva, IV CINTEDI. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37480 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte