dc.description.resumo |
A presente pesquisa, intitulada Produção e experimentação de recurso didático no ensino de
Geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico
do Semiárido”, teve por objetivo produzir e experimentar um jogo quebra-cabeça como recurso
didático contextualizado. O referido jogo aborda o conceito de espaço geográfico identificando os
elementos naturais e socioeconômicos do Semiárido, no âmbito do conceito geográfico e de sua
implicação no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula, através da mediação. A mesma foi
realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, localizada no
distrito de Santa Luzia do Cariri no município de Serra Branca – PB, através do pressuposto da
pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-ação. A partir desta pesquisa, foi possível verificar a
importância dos recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo. Sendo estes um
facilitador, envolvendo o educando de forma mais próxima da temática, levando-o a construção do
conhecimento ao entender que esta temática faz parte de sua vida social, cultural e econômica e a
descobrir que o conhecimento não está longe, mas dentro de si através de suas vivências no campo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
4 |
pt_BR |
dc.title |
Produção e experimentação de recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico do semiárido”. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37480 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-23T18:36:18Z |
|
dc.date.available |
2024-08-23 |
|
dc.date.available |
2024-08-23T18:36:18Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático - jogo quebra-cabeça |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo quebra-cabeça - recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço geográfico - semiárido paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resource - jigsaw puzzle |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning process |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Jigsaw puzzle - teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
Geographic space - semi-arid region of Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.creator |
MOTA, Antonio Carlos Soares de. |
|
dc.creator |
NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
|
dc.creator |
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Production and experimentation of didactic resources in teaching geography for rural schools: the example of the game “jigsaw puzzle of the geographic space of the semi-arid region”. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Produção e experimentação de recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico do semiárido”. In: IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva, V Jornada Chilena de Educação Inclusiva, IV CINTEDI. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37480 |
pt_BR |