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A aula de campo é uma opção metodológica no processo de ensino-aprendizagem riquíssima
para contextualizar os conteúdos estudados em sala de aula no ensino de Geografia, sendo
vista como um meio de levar o aluno a refletir sobre a teoria, mobilizando-o a confrontar com
a realidade o que foi discutido em sala de aula. Sendo assim, na busca desse confronto entre
teoria e realidade foi realizada uma aula de campo no âmbito da disciplina Geografia Agrária
do curso da Licenciatura em Educação do Campo no Cariri Paraibano. Desta forma, este
trabalho tem por objetivo relatar a aula de campo da disciplina Geografia Agrária e sua
importância para os alunos do curso da Licenciatura em Educação do campo do CDSA/
UFCG. Neste sentido, a pesquisa de campo foi vista como uma aproximação do que se ler
com o que se ver, na busca de respostas e visualizações na realidade local para significar os
conteúdos ministrados na disciplina Geografia Agrária, sendo assim, escolhemos campo do
Cariri Paraibano para aproximar o integralizar o conhecimento teórico como o empírico.
Como referencial teórico, utilizamos Alentejano e Rocha-Leão (2006), Castrogiovanni
(2000), Morais (2003), Pontuschka (2009) , Oliveira (2010) e Passini (2010). No caminho
metodológico utilizamos os pressupostos teóricos da Observação Participante (MARCONI e
LAKATOS, 2009), como também, para elaborar a aula de campo, tivemos por base Neves
(2010), que aponta três etapas a serem seguidas para a realização da aula de campo: I
Planejamento e Organização, II Realização, III Relato de Campo. Como conclusão, através
dos relatos elaborados e fotografias registradas pelos alunos no decorrer da aula de campo,
verificamos que os alunos obtiveram uma aprendizagem significativa, realizando um debate
integrado da Geografia Agrária brasileira com a realidade do campo do Cariri paraibano
destacando nessa microrregião o processo de industrialização do campo, os assentamentos
rurais, a educação do campo, os acampamentos, a luta pela terra, a crise hídrica, a agricultura
camponesa versus agricultura capitalista e a gestão ambiental. Tornando a Geografia Agrária
viva e presente na realidade dos alunos do curso da Licenciatura em Educação do Campo. |
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