DSpace/Manakin Repository

A experiência da aula de campo no cariri paraibano: caminhos na contextualização do ensino da geografia agrária no curso da Licenciatura em Educação do Campo da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A aula de campo é uma opção metodológica no processo de ensino-aprendizagem riquíssima para contextualizar os conteúdos estudados em sala de aula no ensino de Geografia, sendo vista como um meio de levar o aluno a refletir sobre a teoria, mobilizando-o a confrontar com a realidade o que foi discutido em sala de aula. Sendo assim, na busca desse confronto entre teoria e realidade foi realizada uma aula de campo no âmbito da disciplina Geografia Agrária do curso da Licenciatura em Educação do Campo no Cariri Paraibano. Desta forma, este trabalho tem por objetivo relatar a aula de campo da disciplina Geografia Agrária e sua importância para os alunos do curso da Licenciatura em Educação do campo do CDSA/ UFCG. Neste sentido, a pesquisa de campo foi vista como uma aproximação do que se ler com o que se ver, na busca de respostas e visualizações na realidade local para significar os conteúdos ministrados na disciplina Geografia Agrária, sendo assim, escolhemos campo do Cariri Paraibano para aproximar o integralizar o conhecimento teórico como o empírico. Como referencial teórico, utilizamos Alentejano e Rocha-Leão (2006), Castrogiovanni (2000), Morais (2003), Pontuschka (2009) , Oliveira (2010) e Passini (2010). No caminho metodológico utilizamos os pressupostos teóricos da Observação Participante (MARCONI e LAKATOS, 2009), como também, para elaborar a aula de campo, tivemos por base Neves (2010), que aponta três etapas a serem seguidas para a realização da aula de campo: I Planejamento e Organização, II Realização, III Relato de Campo. Como conclusão, através dos relatos elaborados e fotografias registradas pelos alunos no decorrer da aula de campo, verificamos que os alunos obtiveram uma aprendizagem significativa, realizando um debate integrado da Geografia Agrária brasileira com a realidade do campo do Cariri paraibano destacando nessa microrregião o processo de industrialização do campo, os assentamentos rurais, a educação do campo, os acampamentos, a luta pela terra, a crise hídrica, a agricultura camponesa versus agricultura capitalista e a gestão ambiental. Tornando a Geografia Agrária viva e presente na realidade dos alunos do curso da Licenciatura em Educação do Campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 5 pt_BR
dc.title A experiência da aula de campo no cariri paraibano: caminhos na contextualização do ensino da geografia agrária no curso da Licenciatura em Educação do Campo da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37482
dc.date.accessioned 2024-08-23T18:40:29Z
dc.date.available 2024-08-23
dc.date.available 2024-08-23T18:40:29Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Geografia agrária pt_BR
dc.subject Aula de campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCG pt_BR
dc.subject Agrarian geography pt_BR
dc.subject Field class pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Degree in Rural Education - CDSA UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The experience of field classes in the Cariri region of Paraíba: paths in contextualizing the teaching of agrarian geography in the Bachelor's Degree in Rural Education at UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. A experiência da aula de campo no cariri paraibano: caminhos na contextualização do ensino da geografia agrária no curso da Licenciatura em Educação do Campo da UFCG. In: V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, V CONAPESC. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37482 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta