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Currículo e alfabetização: um diálogo com a Educação do Campo.

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dc.description.resumo Refletimos sobre a articulação entre os direitos de aprendizagem previstos no Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa e a dimensão formativa da educação. Que tipos de lógicas curriculares estimulam a construção de um cotidiano escolar aberto ao diálogo com processos societários em curso no campo? Os direitos fundados na aprendizagem da leitura e da escrita ferem o princípio da autonomia das escolas do campo? Sob que perspectiva deveríamos dialogar com os ditos direitos? Essas são questões sobre as quais nos debruçamos no presente artigo. Defendemos a escola como polo aglutinador de intencionalidades formativas; espaço de articulação entre ensino,memória e trajetória de vida. Observamos, entretanto, que os projetos pedagógicos dos movimentos sociais do campo se materializam num espaço escolar apenas formalmente aberto ao acolhimento da diferença. Por fim,ampliando a discussão para as escolas urbanas, concluímos que os movimentos ontológicos de emergência de subjetividades coletivas devem ser o centro de fazeres educativos interessados em favorecer direitos que ainda precisam ser aprofundados: de narrarmos nossas próprias histórias; alimentarmos criticamente nossos gostos e valores; construirmos opções estéticas que nos tornem potentes; articularmos esses conhecimentos e valores a estratégias de reprodução de nossas vidas que valorizem o trabalhador e não o capital. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Currículo e alfabetização: um diálogo com a Educação do Campo. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract We have focused on the articulation between learnship rights stated in the National Agreement on Appropriate AgeAlphabetization (a government policy) and the formative dimension of education. What type of curricular logicsmakes for the building of a school daily routine open to dialog with current social processes in the countryside. Arethe rights founded in the learning of reading and writing against the field school principle of autonomy? Since whatperspectives have we to dialog with such a rights? Those are matters we have looked into. We sponsor the schoolas an agglutinating centre of formative intentionality; an articulating space of teaching, memory and life trajectory.We have noticed, nevertheless, that the pedagogical projects of countryside social movements happen in a schoolspace only formally open to difference. At last, amplifying the debate for urban schools, we have concluded that theontological movements of emergency of collective subjectivities must be the centre of educative practice interestedin favor rights that are still to be deepened: of narrating our own histories; feeding critically our tastes e values;building aesthetical options which make us stronger; articulating such knowledge and values with the reproductionof our lives in order to enhance the power of worker rather than the capital. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37483
dc.date.accessioned 2024-08-23T18:43:06Z
dc.date.available 2024-08-23
dc.date.available 2024-08-23T18:43:06Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Currículo e alfabetização pt_BR
dc.subject Alfabetização e currículo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Direitos de aprendizagem pt_BR
dc.subject Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa pt_BR
dc.subject Curriculum and literacy pt_BR
dc.subject Literacy and curriculum pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject Learning rights pt_BR
dc.subject National Pact for Literacy at the Right Age pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MESQUITA, Rui Gomes de Mattos de.
dc.creator SÁ, Carolina.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Curriculum and alphabetization: a dialog within the Educational Field. pt_BR
dc.identifier.citation MESQUITA, Rui Gomes de Mattos de; SÁ, Carolina. Figueiredo de; LEAL, Telma. Ferraz. Currículo e alfabetização: um diálogo com a educação do campo. Estudos de Sociologia (Recife), v.2, p. 15, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37483 pt_BR


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