DSpace/Manakin Repository

Práticas de alfabetização em turma multisseriada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este estudo de caso teve como objetivo geral analisar as práticas de alfabetização em uma turma multisseriada do campo por professora participante do PNAIC. Como procedimentos metodológicos, realizamos observações de aula e entrevistas semiestruturadas, analisadas a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2002). Procedemos à avaliação diagnóstica da turma com escrita de palavras, analisadas com base na teoria da Psicogênese da Língua Escrita e realizamos análise documental dos cadernos de formação do PNAIC - Educação do Campo (edição 2013). Percebemos algumas “marcas” do PNAIC ao longo das observações, principalmente da ordem do pedagógico (CHARTIER, 2002) no trabalho com os livros de literatura, jogos de alfabetização e na apropriação da metodologia de projetos e sequências didáticas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Práticas de alfabetização em turma multisseriada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This case study aimed to analyze the literacy practices in a multi-graded rural classroom of a PNAIC participating teacher. As methodological procedures, we conducted classroom observations and semi-structured interviews, analysed through Bardin’s (2002) content analysis. We carried out a diagnostic class evaluation through written words, which were analyzed based on the theory of Psychogenesis of written language, and document analysis of PNAIC education notebooks - Rural Education (2013 edition). We noticed some “marks” of PNAIC during the observations, particularly concerning to the pedagogical perspective (CHARTIER, 2002) in working with literature books, literacy games and the appropriation of methodological appropriation of projects and didactic sequences. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37485
dc.date.accessioned 2024-08-23T18:49:33Z
dc.date.available 2024-08-23
dc.date.available 2024-08-23T18:49:33Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Práticas de alfabetização pt_BR
dc.subject Turmas multisseriadas pt_BR
dc.subject Formação continuada de professores pt_BR
dc.subject Análise de Conteúdo - Bardin pt_BR
dc.subject Teoria da psicogênese da língua escrita pt_BR
dc.subject Psicogênese da língua escrita pt_BR
dc.subject Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Literacy practices pt_BR
dc.subject Multigrade classes pt_BR
dc.subject Continuing teacher training pt_BR
dc.subject Content Analysis - Bardin pt_BR
dc.subject Theory of psychogenesis of written language pt_BR
dc.subject Psychogenesis of written language pt_BR
dc.subject National Literacy Program at the Right Age - PNAIC pt_BR
dc.subject Alfabetismo pt_BR
dc.subject Prácticas de alfabetización pt_BR
dc.subject Clases multigrado pt_BR
dc.subject Formación docente continua pt_BR
dc.subject Análisis de contenido - Bardin pt_BR
dc.subject Teoría de la psicogénesis del lenguaje escrito. pt_BR
dc.subject Psicogénesis del lenguaje escrito. pt_BR
dc.subject Programa Nacional de Alfabetización en la Edad Correcta - PNAIC pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SÁ, Carolina Figueiredo de.
dc.creator PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy practices in multi-graded classrooms in the context of the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC). pt_BR
dc.title.alternative Prácticas de alfabetización en clase multigrado enel contexto del Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Apropiada (PNAIC). pt_BR
dc.identifier.citation SÁ, Carolina Figueiredo de; PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Práticas de alfabetização em turma multisseriada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 11, p. 215-241, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37485 pt_BR
dc.description.resumen Este estudio de caso tuvo como objetivo general analizar las prácticas de alfabetización en una clase multigrado rural por una profesora participante del PNAIC. Como procedimientos metodológicos realizamos observaciones de clase y entrevistas semiestructuradas, analizadas a partir del Análisis de Contenido de Bardin (2002). Procedimos a la evaluación diagnóstica de la clase a partir del análisis de escritura de palabras, con base en la teoría de la Psicogénesis de la Lengua Escrita. Además, realizamos análisis documental de los cuadernos de formación del PNAIC – Educación Rural (edición 2013). Percibimos algunas “marcas” del PNAIC a lo largo de las observaciones, principalmente de orden pedagógico (CHARTIER, 2002), en el trabajo con los libros de literatura, juegos de alfabetización y en la apropiación de la metodología de proyectos y secuencias didácticas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta