dc.description.resumo |
Este estudo de caso teve como objetivo geral analisar as práticas de
alfabetização em uma turma multisseriada do campo por professora participante
do PNAIC. Como procedimentos metodológicos, realizamos observações de aula e
entrevistas semiestruturadas, analisadas a partir da Análise de Conteúdo de Bardin
(2002). Procedemos à avaliação diagnóstica da turma com escrita de palavras, analisadas
com base na teoria da Psicogênese da Língua Escrita e realizamos análise documental
dos cadernos de formação do PNAIC - Educação do Campo (edição 2013). Percebemos
algumas “marcas” do PNAIC ao longo das observações, principalmente da ordem
do pedagógico (CHARTIER, 2002) no trabalho com os livros de literatura, jogos de
alfabetização e na apropriação da metodologia de projetos e sequências didáticas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de alfabetização em turma multisseriada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
This case study aimed to analyze the literacy practices in a multi-graded
rural classroom of a PNAIC participating teacher. As methodological procedures, we
conducted classroom observations and semi-structured interviews, analysed through Bardin’s (2002) content analysis. We carried out a diagnostic class evaluation through
written words, which were analyzed based on the theory of Psychogenesis of written
language, and document analysis of PNAIC education notebooks - Rural Education
(2013 edition). We noticed some “marks” of PNAIC during the observations,
particularly concerning to the pedagogical perspective (CHARTIER, 2002) in working
with literature books, literacy games and the appropriation of methodological
appropriation of projects and didactic sequences. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37485 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-23T18:49:33Z |
|
dc.date.available |
2024-08-23 |
|
dc.date.available |
2024-08-23T18:49:33Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Turmas multisseriadas |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de Conteúdo - Bardin |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria da psicogênese da língua escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Psicogênese da língua escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy practices |
pt_BR |
dc.subject |
Multigrade classes |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Content Analysis - Bardin |
pt_BR |
dc.subject |
Theory of psychogenesis of written language |
pt_BR |
dc.subject |
Psychogenesis of written language |
pt_BR |
dc.subject |
National Literacy Program at the Right Age - PNAIC |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetismo |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas de alfabetización |
pt_BR |
dc.subject |
Clases multigrado |
pt_BR |
dc.subject |
Formación docente continua |
pt_BR |
dc.subject |
Análisis de contenido - Bardin |
pt_BR |
dc.subject |
Teoría de la psicogénesis del lenguaje escrito. |
pt_BR |
dc.subject |
Psicogénesis del lenguaje escrito. |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional de Alfabetización en la Edad Correcta - PNAIC |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SÁ, Carolina Figueiredo de. |
|
dc.creator |
PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literacy practices in multi-graded classrooms in the context of the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC). |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Prácticas de alfabetización en clase multigrado enel contexto del Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Apropiada (PNAIC). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SÁ, Carolina Figueiredo de; PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Práticas de alfabetização em turma multisseriada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 11, p. 215-241, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37485 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este estudio de caso tuvo como objetivo general analizar las prácticas
de alfabetización en una clase multigrado rural por una profesora participante del
PNAIC. Como procedimientos metodológicos realizamos observaciones de clase y
entrevistas semiestructuradas, analizadas a partir del Análisis de Contenido de Bardin
(2002). Procedimos a la evaluación diagnóstica de la clase a partir del análisis de
escritura de palabras, con base en la teoría de la Psicogénesis de la Lengua Escrita.
Además, realizamos análisis documental de los cuadernos de formación del PNAIC
– Educación Rural (edición 2013). Percibimos algunas “marcas” del PNAIC a lo largo
de las observaciones, principalmente de orden pedagógico (CHARTIER, 2002), en el
trabajo con los libros de literatura, juegos de alfabetización y en la apropiación de la
metodología de proyectos y secuencias didácticas. |
pt_BR |