Repositorio Dspace/Manakin

O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo As implicações acerca da entrada tardia da disciplina de Sociologia no currículo escolar e no cenário educacional do país ocasionaram um desserviço ao processo reflexivo e crítico de alunos que não tiveram acesso à disciplina. Neste sentido pode-se mencionar uma questão mais agravante que diz respeito à realidade educacional vivenciada pelos sujeitos surdos, que tardiamente e com dificuldades adentram no Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos. Assim, pensar em uma metodologia adequada no ensino de Sociologia para os surdos é refletir acerca da diversidade de sujeitos que temos na sociedade. Desta forma, esta pesquisa teve por objetivo geral produzir e experimentar um jogo pedagógico inclusivo, que potencialize o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Sociologia através da mediação numa sala de aula com alunos surdos e ouvintes na Educação de Jovens e Adultos. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa através da pesquisa-ação, que foi dividida em momentos de produção e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Ao final verificamos que o uso do jogo didático pode ser uma possibilidade para mediar o ensino e aprendizagem de Sociologia por alunos surdos da EJA, pois estimulou a criatividade, desenvolvimento de percepções, senso de iniciativa e sendo crítico. As estratégias de ensino por meio de atividades lúdicas permitiram aos alunos surdos capacidade de problematizar e refletir sobre conhecimentos que estão naturalizados no cotidiano, no âmbito do ensino de Sociologia da escola do Semiárido. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 4 pt_BR
dc.title O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37486
dc.date.accessioned 2024-08-23T18:52:12Z
dc.date.available 2024-08-23
dc.date.available 2024-08-23T18:52:12Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Educação de cursos pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Recurso didático - jogo pt_BR
dc.subject Jogo pedagógico - recurso didático pt_BR
dc.subject Surdos - ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Educação lúdica pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Teaching Sociology pt_BR
dc.subject Course education pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Education for young people and adults pt_BR
dc.subject Teaching resource - game pt_BR
dc.subject Educational game - teaching resource pt_BR
dc.subject Deaf people - teaching Sociology pt_BR
dc.subject Playful education pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.creator NASCIMENTO, Adriana Farias do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The didactic game in the teaching of sociology as an enhancer in the teaching-learning process for deaf and hearing students. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NASCIMENTO, Adriana Farias do. O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes. In: IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva, V Jornada Chilena de Educação Inclusiva, IV CINTEDI. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2021. v. 1. p. 1-18. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37486 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta