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Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios.

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dc.description.resumo A Educação do Campo é uma política pública que nos últimos anos vem se fortalecendo no Brasil. Essa política pública é caracterizada como o pagamento de uma dívida histórica do Estado aos sujeitos do campo, que tiveram negado o direito a uma educação de qualidade, uma vez que os modelos pedagógicos marginalizavam os sujeitos do campo, já que se vinculavam ao mundo urbano, desconhecendo a diversidade sociocultural do povo brasileiro. Desta forma, Caldart (2002) destaca que os sujeitos do campo têm direito a uma educação pensada, desde o seu lugar e com a sua participação, ligada à sua cultura e às suas necessidades humanas e sociais. A partir desse direito surgiu o curso de Licenciatura em Educação do Campo, voltado para formar profissionais para atuarem nas escolas do campo, tendo assim uma formação diferenciada das outras licenciaturas, pois o Curso de Licenciatura em Educação do Campo visa formar sujeitos para atuarem por área de conhecimento e não por disciplinas isoladas, gerando assim uma maior amplitude na área de atuação dos profissionais da Licenciatura em Educação do Campo. Partindo do pressuposto de que a Licenciatura em Educação do Campo tem por objetivo formar professores para atuarem por área de conhecimento, nos surgiu a inquietação de entendermos como se dá o processo formativo do(a) licenciando(a) em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande. Assim sendo, essa pesquisa tem por objetivo apresentar o surgimento e o percurso formativo da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina, tendo por base o Projeto Pedagógico do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37487
dc.date.accessioned 2024-08-23T21:24:03Z
dc.date.available 2024-08-23
dc.date.available 2024-08-23T21:24:03Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo pt_BR
dc.subject Licenciatura em Educação do Campo pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Interdisciplinary Degree in Rural Education pt_BR
dc.subject Degree in Rural Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Interdisciplinary Degree in Rural Education at the Federal University of Campina Grande: possibilities and challenges. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios. In: Anne Carine Meurer; Ivanio Folmer; Ricardo Santos de Almeida. (Org.). Educação do Campo: Saberes, Diálogos e Resistência. 1ed. Santa Maria /RS: Arco Editores, 2021, v. 1, p. 24-37. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37487 pt_BR


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Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

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