dc.description.resumo |
A Educação do Campo é uma política pública que nos últimos anos vem se
fortalecendo no Brasil. Essa política pública é caracterizada como o pagamento de
uma dívida histórica do Estado aos sujeitos do campo, que tiveram negado o direito a
uma educação de qualidade, uma vez que os modelos pedagógicos marginalizavam
os sujeitos do campo, já que se vinculavam ao mundo urbano, desconhecendo a diversidade
sociocultural do povo brasileiro. Desta forma, Caldart (2002) destaca que
os sujeitos do campo têm direito a uma educação pensada, desde o seu lugar e com
a sua participação, ligada à sua cultura e às suas necessidades humanas e sociais.
A partir desse direito surgiu o curso de Licenciatura em Educação do Campo,
voltado para formar profissionais para atuarem nas escolas do campo, tendo assim
uma formação diferenciada das outras licenciaturas, pois o Curso de Licenciatura em
Educação do Campo visa formar sujeitos para atuarem por área de conhecimento e
não por disciplinas isoladas, gerando assim uma maior amplitude na área de atuação
dos profissionais da Licenciatura em Educação do Campo.
Partindo do pressuposto de que a Licenciatura em Educação do Campo tem
por objetivo formar professores para atuarem por área de conhecimento, nos surgiu
a inquietação de entendermos como se dá o processo formativo do(a) licenciando(a)
em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande.
Assim sendo, essa pesquisa tem por objetivo apresentar o surgimento e o percurso
formativo da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade
Federal de Campina, tendo por base o Projeto Pedagógico do Curso Interdisciplinar
em Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37487 |
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dc.date.accessioned |
2024-08-23T21:24:03Z |
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dc.date.available |
2024-08-23 |
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dc.date.available |
2024-08-23T21:24:03Z |
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dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinary Degree in Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Rural Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Interdisciplinary Degree in Rural Education at the Federal University of Campina Grande: possibilities and challenges. |
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dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios. In: Anne Carine Meurer; Ivanio Folmer; Ricardo Santos de Almeida. (Org.). Educação do Campo: Saberes, Diálogos e Resistência. 1ed. Santa Maria /RS: Arco Editores, 2021, v. 1, p. 24-37. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37487 |
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