dc.description.resumo |
Ao longo de um período de dez anos de atuação em sala de aula no Ensi- no Básico, percebi a ausência da temática relacionada à atuação dos movimentos sociais nos livros didáticos de Geografia com os quais trabalhei nas escolas onde exerci minhas atividades profissionais como professor. Essa ausência se faz bastante perceptível quando se analisa os currículos, os documentos de planejamentos pedagógicos anuais e o Projeto Político Pedagógico das escolas nas quais atuei. De acordo com informes preliminares, tanto a rede estadual de educação da Paraíba quanto a rede municipal de educação de Sapé/PB, não produzem material didático próprio que contemple essa relevante temática social. [...] A presente pesquisa justifica-se pelo fato de que o município de Sapé/PB é o berço de alguns movimentos sociais populares que, através de mobilizações e atividades em torno de suas respectivas pautas e atuação política deixaram marcas na história local com repercussões em nível regional, nacional e até internacional. Esses movimentos são ligados a pautas de grupos do campo e também urbanos, que desenvolvem suas ações na defesa de direitos nas mais variadas áreas (trabalhistas, sociais, minorias étnicas, etc.), organizados em coletivos, associações de bairro ou rurais, sindicatos, entre outros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Pesquisa-ação em sala de aula: construção de mapas conceituais como recurso didático facilitador na compreensão dos movimentos sociais no território de Sapé/PB no âmbito do ensino de Geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37488 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-23T21:24:56Z |
|
dc.date.available |
2024-08-23 |
|
dc.date.available |
2024-08-23T21:24:56Z |
|
dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa ação |
pt_BR |
dc.subject |
Mapas conceituais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático - mapas conceituais |
pt_BR |
dc.subject |
Sapé - PB - movimentos sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Território de Sapé - PB - movimentos sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Liga camponesa de Sapé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Action research |
pt_BR |
dc.subject |
Concept maps |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resource - concept maps |
pt_BR |
dc.subject |
Sapé - PB - social movements |
pt_BR |
dc.subject |
Territory of Sapé - PB - social movements |
pt_BR |
dc.subject |
Peasant League of Sapé - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.creator |
ALVES, Edivaldo Miguel. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Action research in the classroom: construction of conceptual maps as a teaching resource to facilitate the understanding of social movements in the territory of Sapé/PB within the scope of Geography teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; ALVES, Edivaldo Miguel. Pesquisa-ação em sala de aula: construção de mapas conceituais como recurso didático facilitador na compreensão dos movimentos sociais no território de Sapé/PB no âmbito do ensino de geografia. In: Ivanio Fomer; Camilo Darsine: Adilson T. Bosquerote; Douglas L. Weber. (Org.). Ensino de Geografia: Novas formar de aprender e ensinar Geografia. 1ed. Santa Maria /RS: Arco Editores, 2022, v. 1, p. 27-40. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37488 |
pt_BR |