DSpace/Manakin Repository

Pesquisa-ação em sala de aula: construção de mapas conceituais como recurso didático facilitador na compreensão dos movimentos sociais no território de Sapé/PB no âmbito do ensino de Geografia.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Ao longo de um período de dez anos de atuação em sala de aula no Ensi- no Básico, percebi a ausência da temática relacionada à atuação dos movimentos sociais nos livros didáticos de Geografia com os quais trabalhei nas escolas onde exerci minhas atividades profissionais como professor. Essa ausência se faz bastante perceptível quando se analisa os currículos, os documentos de planejamentos pedagógicos anuais e o Projeto Político Pedagógico das escolas nas quais atuei. De acordo com informes preliminares, tanto a rede estadual de educação da Paraíba quanto a rede municipal de educação de Sapé/PB, não produzem material didático próprio que contemple essa relevante temática social. [...] A presente pesquisa justifica-se pelo fato de que o município de Sapé/PB é o berço de alguns movimentos sociais populares que, através de mobilizações e atividades em torno de suas respectivas pautas e atuação política deixaram marcas na história local com repercussões em nível regional, nacional e até internacional. Esses movimentos são ligados a pautas de grupos do campo e também urbanos, que desenvolvem suas ações na defesa de direitos nas mais variadas áreas (trabalhistas, sociais, minorias étnicas, etc.), organizados em coletivos, associações de bairro ou rurais, sindicatos, entre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Pesquisa-ação em sala de aula: construção de mapas conceituais como recurso didático facilitador na compreensão dos movimentos sociais no território de Sapé/PB no âmbito do ensino de Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37488
dc.date.accessioned 2024-08-23T21:24:56Z
dc.date.available 2024-08-23
dc.date.available 2024-08-23T21:24:56Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Pesquisa ação pt_BR
dc.subject Mapas conceituais pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Recurso didático - mapas conceituais pt_BR
dc.subject Sapé - PB - movimentos sociais pt_BR
dc.subject Território de Sapé - PB - movimentos sociais pt_BR
dc.subject Liga camponesa de Sapé - PB pt_BR
dc.subject Action research pt_BR
dc.subject Concept maps pt_BR
dc.subject Geography teaching pt_BR
dc.subject Teaching resource - concept maps pt_BR
dc.subject Sapé - PB - social movements pt_BR
dc.subject Territory of Sapé - PB - social movements pt_BR
dc.subject Peasant League of Sapé - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.creator ALVES, Edivaldo Miguel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Action research in the classroom: construction of conceptual maps as a teaching resource to facilitate the understanding of social movements in the territory of Sapé/PB within the scope of Geography teaching. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; ALVES, Edivaldo Miguel. Pesquisa-ação em sala de aula: construção de mapas conceituais como recurso didático facilitador na compreensão dos movimentos sociais no território de Sapé/PB no âmbito do ensino de geografia. In: Ivanio Fomer; Camilo Darsine: Adilson T. Bosquerote; Douglas L. Weber. (Org.). Ensino de Geografia: Novas formar de aprender e ensinar Geografia. 1ed. Santa Maria /RS: Arco Editores, 2022, v. 1, p. 27-40. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37488 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta