Repositorio Dspace/Manakin

Leitura e cultura na educação do campo: um olhar docente sobre a formação de leitores no ensino fundamental.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo O estudo visa analisar as opiniões dos professores acerca do ensino de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob o espectro da ressignificação da identidade cultural dos sujeitos do campo. Se por um lado existe uma preocupação crescente com relação ao déficit de leitura, some-se a isso o fato da escassez de temáticas que representem a identidade cultural de uma comunidade, capaz de aproximar o texto do público leitor em formação. No cenário investigado o “desinteresse” dos alunos pela leitura tem nos despertado para a urgência de ressignificar essas práticas na escola. Dessa forma, percebemos que as aulas de leitura necessitam de inovação, adequando temáticas que se aproximem da realidade dos alunos, uma vez que entendemos a necessidade de criação do sentimento de pertença a um contexto sociocultural vivo. A pesquisa em questão foi realizada através de um questionário aplicado junto a professoras do Ensino Fundamental. Observamos, portanto, o quanto a prática da leitura pode se tornar favorável ao processo de aprendizagem na educação do campo, analisando também se as vivências e experiências culturais dos alunos contribuem na viabilização de uma aprendizagem significativa. Os resultados alcançados apontam que a leitura, no contexto investigado, se desenvolve mecanicamente, sem aproximação com a realidade na qual os alunos estão inseridos, sendo incapaz de construir um conhecimento gradativo, o qual tenha início no próprio meio cultural para que assim possa ser expandido. Embora tomada como importante, as aulas de leitura, não recebem tratamento adequado para se efetivar como um recurso aliado à aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Leitura e cultura na educação do campo: um olhar docente sobre a formação de leitores no ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37498
dc.date.accessioned 2024-08-26T21:17:46Z
dc.date.available 2024-08-26
dc.date.available 2024-08-26T21:17:46Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Culture pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Elementary Education pt_BR
dc.subject Reader Training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Maria Elaine Almeida do.
dc.creator SOUSA, Rafael Barros de.
dc.creator RIBEIRO, Jacinta Antônia Duarte.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and culture in rural education: a teaching perspective on the formation of readers in elementary education. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Maria Elaine Almeida do; SOUSA, Rafael Barros de; RIBEIRO, Jacinta Antônia Duarte. Leitura e cultura na educação do campo: um olhar docente sobre a formação de leitores no ensino fundamental. In: Congresso Nacional de Educação, 2019, Fortaleza - CE. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37498 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta