DSpace/Manakin Repository

Prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia: desafios e impactos enfrentados.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DOURADO, V. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3232018834337900 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.description.resumo A pandemia resultou em várias mudanças no mundo, como as formas de se socializar, de trabalhar, de estudar e de viver em sociedade. Considerando essas mudanças, é possível observarmos que a maneira de ensinar também sofreu alterações. Dessa forma, as escolas se depararam com o grande desafio de proporcionar aprendizagem de qualidade e com equidade para os seus discentes. A presente monografia tem como situação problema: quais impactos e desafios enfrentados por docentes que trabalham nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em tempos pandêmicos? E elaboramos como objetivo geral para responder a esse questionamento: Analisar o impacto e os desafios causados pela pandemia da Covid-19 nos processos de ensino e aprendizagem de crianças dos Anos Iniciais, a partir do olhar de professores. E para os objetivos específicos: identificar os desafios aos quais os docentes enfrentaram para ensinar; perceber as consequências do ensino remoto para o processo de ensino e aprendizagem de crianças e discutir as mudanças ocorridas mediante o processo de ensino remoto. A referida pesquisa foi realizada em duas escolas públicas pertencentes à cidade de Cajazeiras/PB. Realizamos uma entrevista com seis perguntas elaboradas referente ao tema da pesquisa com duas professoras que atuaram no primeiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante o período pandêmico. Para melhor discussão e reflexão a cerca da temática, nos baseamos em autores como: Freitas (2021), Machado (2022), Martins (2021), Mendes (2020), Palú (2020), dentre outros. Utilizamos a análise de conteúdo na modalidade temática para analisar as informações coletadas. Percebemos ao longo da pesquisa que o professor tem um papel fundamental para o processo de aprendizagem dos educandos, independente do contexto que esteja sendo vivenciado. Observamos que os resultados variaram de acordo com cada professora e a partir da intensidade dos impactos causados nos métodos utilizados, considerando os recursos tecnológicos e do ensino remoto, mas mesmo assim as professoras obtiveram resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem em tempos tão sombrios quanto foi a Covid-19 para o cenário mundial. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia: desafios e impactos enfrentados. pt_BR
dc.date.issued 2023-09-28
dc.description.abstract The pandemic resulted in several changes in the world, such as the ways of socializing, working, studying and living in society. Considering these changes, it is possible to observe that the way of teaching has also changed. In this way, schools were faced with the great challenge of providing quality and equitable learning for their students. This monograph has the problem situation: what consequences and challenges are faced by teachers who work in the Initial Years of Elementary School in pandemic times? It was developed the general objective to answer this question: Analyze the impact and challenges caused by the Covid-19 pandemic on the teaching and learning processes of children in the Early Years, from the perspective of teachers. For the specific objectives: identify the challenges that teachers faced when teaching; reflect about the consequences of remote teaching for the teaching and learning process of children and understand the changes that occurred through the remote teaching process. This research was carried out in two public schools belonging to the city of Cajazeiras/PB. It was carried out an interview with six questions elaborated regarding the research topic with two teachers who worked in the first year of the Initial Years of Elementary School during the pandemic period. For better discussion and observation on the topic, based on authors such as: Freitas (2021), Machado (2022), Martins (2021), Mendes (2020), Palú (2020), among others. It was used content analysis in the thematic modality to analyze the information collected. It was realized throughout the research that the teacher plays a fundamental role in the student's learning process, regardless of the context they are experiencing. It was observed that the results varied according to each teacher and based on the intensity of the impacts caused by the methods used, considering technological resources and remote teaching, but even so, the teachers obtained satisfactory results in the teaching and learning process in such times as dark as Covid-19 was on the world stage. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37503
dc.date.accessioned 2024-08-27T12:50:41Z
dc.date.available 2024-08-27
dc.date.available 2024-08-27T12:50:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino remoto - Período de pandemia pt_BR
dc.subject Ensino á distancia - COVID 19 pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - Pandemia pt_BR
dc.subject Aprendizagem - Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Alfabetização e ensino remoto pt_BR
dc.subject Remote teaching - Pandemic period pt_BR
dc.subject Distance learning - COVID 19 pt_BR
dc.subject Elementary education - Pandemic pt_BR
dc.subject Learning - Elementary education pt_BR
dc.subject Literacy and remote teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DOURADO, Virna Rodrigues.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching practice in the early years of elementary school in times of pandemic: challenges and impacts faced. pt_BR
dc.identifier.citation DOURADO, Virna Rodrigues. Prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia: desafios e impactos enfrentados. 2023. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande,Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta