DSpace/Manakin Repository

A importância das ações do PIBID Diversidade para a formação docente na educação básica: o caso do subprojeto Ciências da Natureza e Matemática na Escola do campo de Pio X.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente trabalho tem por objetivo relatar a importância das ações realizadas no subprojeto Ciências da Natureza e Matemática do PIBID DIVERSIDADE¹ na escola do Campo do distrito de PIO X no município de Sumé-PB na iniciação à docência dos licenciandos em Educação do Campo. As ações citadas foram desenvolvidas durante o ano de 2015 e 2016. A educação é um direito de todos, dever do estado e da família, no entanto ainda deixa muitas lacunas quando se trata da educação de qualidade. Com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Diversidade os futuros educadores em específicos do Campo, quilombolas e indígenas tem a oportunidade de conhecer a realidade em sala de aula, antes de se efetivar como professor. O subprojeto Ciências da Natureza e Matemática do PIBID Diversidade propicia metodologias alternativas para que os discentes/docentes busquem da melhor maneira possível as formas de lidar com a realidade nas escolas públicas do Brasil, sendo um elo entre o meio acadêmico e escolar, onde o futuro educador pode unir a teoria da universidade com a prática na escola, além de concessão de bolsas. Nossas atividades foram desenvolvidas buscando uma forma dinâmica para construção do conhecimento. Como atuamos na área das Ciências da Natureza e da Matemática, buscamos trabalhar com atividades relacionadas ao meio ambiente, como atividades de reciclagem de garrafas pets, construção de hortas agroecológicas, construção de hortas suspensas com garrafas, construção de composteira, entre outras atividades, sempre buscando atividades que visassem à preservação do meio ambiente. Em relação a matemática trabalhamos, com simulados para realização das olimpíadas de Matemática como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), construção de materiais didáticos pedagógicos, como jogos matemáticos, plantões pedagógicos (reforço na disciplina) e aulões para a Prova Brasil, sempre buscando a parceria dos professores da escola. Portanto, essas atividades são riquíssimas, tanto para construção do conhecimento dos educandos na escola, quanto para os bolsistas do projeto, que estão adquirindo experiências para futuramente exercerem a profissão docente. Os resultados são inúmeros, com o programa desenvolvemos atividades lúdicas diferenciadas do dia a dia dos educandos. Essa experiência é recíproca, pois as atividades propostas pelo programa é atendida pelos educandos e proporcionando resultados satisfatórios, não apenas em relação ao desenvolvimento e participação das atividades como também no processo de aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 5 pt_BR
dc.title A importância das ações do PIBID Diversidade para a formação docente na educação básica: o caso do subprojeto Ciências da Natureza e Matemática na Escola do campo de Pio X. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37504
dc.date.accessioned 2024-08-27T14:39:15Z
dc.date.available 2024-08-27
dc.date.available 2024-08-27T14:39:15Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Iniciação à docência pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject PIBID Diversidade - UFCG CDSA pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências da natureza e Matemática pt_BR
dc.subject Distrito de PIO X - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Teaching Initiation pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject PIBID Diversity - UFCG CDSA pt_BR
dc.subject Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships - PIBID pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Teaching of Natural Sciences and Mathematics pt_BR
dc.subject PIO X District - Sumé - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Isaias Pereira de.
dc.creator SIQUEIRA, Fabiana Alves.
dc.creator COSTA, Edson Oliveira da.
dc.creator CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of PIBID Diversity actions for teacher training in basic education: the case of the Natural Sciences and Mathematics subproject at Escola do Campo de Pio X. en
dc.identifier.citation ARAÚJO, Isaias Pereira de; SIQUEIRA, Fabiana Alves; COSTA, Edson Oliveira da; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. A importância das ações do PIBID Diversidade para a formação docente na educação básica: o caso do subprojeto Ciências da Natureza e Matemática na Escola do campo de Pio X. In: V COLÓQUIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPOR NEA - COBESC, 5., 2016, Campina Grande - PB. Anais [...]. São Paulo: Universidade Federal de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37504 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta