dc.description.resumo |
O estudo objetivou debater sobre o novo paradigma da inclusão examinando a
importância do lúdico enquanto domínio da Educação Física, para o
desenvolvimento infantil especial bem como identificando e analisando as leis,
decretos e resoluções, que fundamentam e direcionam o processo de inclusão
escolar no âmbito da Educação Física. A metodologia adotada foi a descritiva
bibliográfica/documental, onde o foco da análise recaiu na Educação Física e
inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais. O desenho analítico
recaiu principalmente no estudo das legislações pertinentes ao tema, tais como:
Constituição Federal de 1988, Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação
Fisica, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, entre
outras; Foi possível concluir, que os dispositivos politico-filosóficos possibilitam
estabelecer o horizonte das políticas educacionais, de modo que se assegure a
igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade no processo educativo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação Física. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Educação física e inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais: estudos das legislações pertinentes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37517 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-27T22:50:38Z |
|
dc.date.available |
2024-08-27 |
|
dc.date.available |
2024-08-27T22:50:38Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação física escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Portadores de necessidades especiais |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar - educação física |
pt_BR |
dc.subject |
Legislação - educação física escolar especial |
pt_BR |
dc.subject |
Physical education at school |
pt_BR |
dc.subject |
People with special needs |
pt_BR |
dc.subject |
School inclusion - physical education |
pt_BR |
dc.subject |
Legislation - special physical education at school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. |
|
dc.creator |
LIMA, Rosangela de Araújo. |
|
dc.creator |
FREITAS, Clara Maria Monteiro Silvestre de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Physical education and school inclusion of people with special needs: studies of relevant legislation. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; LIMA, Rosangela de Araújo ; FREITAS, Clara Maria Monteiro Silvestre de. Educação Física e Inclusão Escolar de Pessoas com necessidades especiais: estudo das legislações pertinentes. In: II CNEF - Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal, 2008, Recife. Anais do 2º Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2008. p. 322-344. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37517 |
pt_BR |