Dépôt DSpace/Manakin

Educação física e inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais: estudos das legislações pertinentes.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo O estudo objetivou debater sobre o novo paradigma da inclusão examinando a importância do lúdico enquanto domínio da Educação Física, para o desenvolvimento infantil especial bem como identificando e analisando as leis, decretos e resoluções, que fundamentam e direcionam o processo de inclusão escolar no âmbito da Educação Física. A metodologia adotada foi a descritiva bibliográfica/documental, onde o foco da análise recaiu na Educação Física e inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais. O desenho analítico recaiu principalmente no estudo das legislações pertinentes ao tema, tais como: Constituição Federal de 1988, Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Fisica, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, entre outras; Foi possível concluir, que os dispositivos politico-filosóficos possibilitam estabelecer o horizonte das políticas educacionais, de modo que se assegure a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade no processo educativo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Física. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Educação física e inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais: estudos das legislações pertinentes. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37517
dc.date.accessioned 2024-08-27T22:50:38Z
dc.date.available 2024-08-27
dc.date.available 2024-08-27T22:50:38Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação física escolar pt_BR
dc.subject Portadores de necessidades especiais pt_BR
dc.subject Inclusão escolar - educação física pt_BR
dc.subject Legislação - educação física escolar especial pt_BR
dc.subject Physical education at school pt_BR
dc.subject People with special needs pt_BR
dc.subject School inclusion - physical education pt_BR
dc.subject Legislation - special physical education at school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.creator LIMA, Rosangela de Araújo.
dc.creator FREITAS, Clara Maria Monteiro Silvestre de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Physical education and school inclusion of people with special needs: studies of relevant legislation. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; LIMA, Rosangela de Araújo ; FREITAS, Clara Maria Monteiro Silvestre de. Educação Física e Inclusão Escolar de Pessoas com necessidades especiais: estudo das legislações pertinentes. In: II CNEF - Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal, 2008, Recife. Anais do 2º Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2008. p. 322-344. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37517 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte