dc.creator.ID |
FERREIRA, J. B. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0944161797851123 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Denise Lino. |
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dc.contributor.advisor1ID |
Lino de Araújo, Denise |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
PORTO, Shirley Barbosa das Neves. |
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dc.contributor.advisor-co1ID |
PORTO, Shirley. B. Neves |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4960345947344178 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
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dc.contributor.referee2 |
SILVA, Moises Batista da. |
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dc.contributor.referee3 |
SILVA, Jair Barbosa da. |
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dc.contributor.referee4 |
LIMA , Niedja Maria Ferreira de. |
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dc.description.resumo |
O Enem em Libras é um marco para a educação dos surdos pela relevância do exame, o
que ele representa e a dimensão do que é mobilizado de habilidades e competências nos
alunos para sua resolução. Assim, nesta tese, a retextualização constitui a construção dos
enunciados das videoquestões (VQs) do Enem em Libras aplicadas nos anos de 2019,
2020, 2021 e 2022, com destaque para as mudanças na maquinaria, estrutura da prova
para atender às diferenças nas modalidades das línguas, Língua Portuguesa – língua
original, com suporte escrito e Libras – língua alvo do processo de retextualização, com
suporte em tela para o uso da Libras videossinalizada. Entender como ocorrem os
processos de retextualização da prova do Enem em Libras e como se orquestram os
enunciados videossinalizados ao serem retextualizados da escrita na Língua Portuguesa
para videoquestões em Libras é o principal objetivo. Seus desdobramentos discorrem sobre
(i) caracterizar os aspectos constitutivos dos enunciados das videoquestões sob a ótica da
retextualização; (ii) descrever os processos de retextualização ocorridos para a construção
dos videossinalizados da prova do Enem em Libras das edições de 2019 a 2022; (iii)
relacionar os processos de retextualização defendida sob a ótica da multimodalidade e da
multissemiótica, os recursos visuoespaciais das videoquestões do Enem em Libras ao
construir o Texto Metavisual (TMV) advindo de uma retextualização necessária para a
construção da verbo-visualidade para um videossinalizado com todos os elementos
indispensáveis em sua orquestração, os elementos composicionais multimodais, embasados
na Gramática do Design Visual (GDV) para incorporar a tradução no processo de criação
das estratégias visuoespaciais e multissemióticas que organizam a sua estrutura
enunciativa. O referencial teórico contou com Marcuschi (1993, 2010), Travaglia (1993,
2013), Matencio (2003) Kress e Van Leeuwen (1996, 2006), entre outros. A pesquisa teve
como percurso metodológico uma abordagem quali-quantitativa, de natureza descritiva
interpretativa (Minayo, 2009) e exploratória (Gil, 2002, 2008) e netnográfica (Kozinets, 2010),
sobre um corpus documental digital disponível no site oficial e no Canal do INEP no
Youtube, analisou-se a prova da área de conhecimento Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias dos anos citados. Os resultados demonstrados apontam como se orquestra o
TMV (Texto Metavisual) considerando o suporte textual, os recursos visuo-espaciais, a
estrutura textual enunciativa; a construção composicional e os elementos linguísticos e
extralinguísticos como aspectos constitutivos. Por fim, considera-se que este estudo traz
contribuições inovadoras ao entender o Enem em Libras como um TMV acessível, servindo
como modelo e uma possibilidade para criação de conteúdos didáticos verbo-visuais que
possam vir a alavancar a educação de surdos no Brasil e o seu acesso ao Ensino Superior. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
pt_BR |
dc.title |
Texto metavisual: a retextualização como possibilidade na construção dos enunciados das videoquestões do Enem em Libras |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The ENEM (National High School Exam) in Libras (Brazilian Sign Language) is a milestone
for the education of the deaf in Brazil due to the relevance of the exam, what it represents,
and the dimension of which skills and competencies are required from candidates to do it. In
this thesis, retextualization constitutes the construction of the wording of the ENEM
videoquestions (VQs) in Libras from the years 2019, 2020, 2021 and 2022, with emphasis on
the structural enunciative changes of the test to meet the differences in language modality,
Portuguese Language - original language - with written mode, and Libras - target language of
the retextualization process - with on-screen mode due to the use of video-signed Libras. Our
main objective is understanding how the retextualization processes of the ENEM occur in
Libras, and how the video-signed utterances are built when they are retextualized from
written Portuguese to video questions in Libras. Its developments include (i) characterizing
the constitutive aspects of the wording of the video questions under the perspective of
retextualization; (ii) describing the retextualization processes that took place for the
construction of the signed videos for the ENEM in Libras from the 2019 to 2022 editions; (iii)
relating the retextualization processes described from the perspective of multimodality and
multisemiotics, the visuospatial resources of the ENEM in Libras video questions when
creating the Metavisual Text (MVT) resulting from a retextualization process with all the
indispensable elements for its construction, the multimodal compositional elements, based
on the Grammar of Visual Design (GVD) that incorporates translation in its process of
creating the visual-spatial and multisemiotic strategies for its enunciative structure. Our
theoretical framework included Marcuschi (1993, 2010), Travaglia (1993, 2013), Matencio
(2003) Kress and Van Leeuwen (1996, 2006), among others. Our research methodology had
a qualitative-quantitative approach (Minayo, 2009), of a descriptive-interpretative, exploratory
(Gil, 2002, 2008) and digital documentary nature (Amaral; Viana; Natal, 2008), on a corpus
with virtual documents (Kozinets, 2010) available on INEP’s official website and YouTube
Channel. Our analysis included the section of the test titled Languages, Codes and their
Technologies from the above mentioned years. The results indicate how the MVT is
constructed, considering the textual mode, the visual-spatial resources, the enunciative
textual structure, the compositional construction, and the linguistic and extralinguistic
elements as constitutive aspects. Finally, it is evident that this study brings innovative
contributions through understanding the ENEM in Libras as an accessible MVT; therefore, it
can be used as a model and a possibility for creating verbal-visual didactic content, which
can advance the education of the deaf in Brazil and their access to higher education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37529 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-28T12:48:54Z |
|
dc.date.available |
2024-08-28 |
|
dc.date.available |
2024-08-28T12:48:54Z |
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dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Texto Metavisual |
pt_BR |
dc.subject |
Videoquestões |
pt_BR |
dc.subject |
Enem em Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Metavisual Text |
pt_BR |
dc.subject |
Video questions |
pt_BR |
dc.subject |
Enem in Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, João Batista Neves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Metadata text: retextualization as a possibility in construction of the statements of the Enem video questions in Libras |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, João Batista Neves. Texto metavisual: a retextualização como possibilidade na construção dos enunciados das videoquestões do Enem em Libras. 2024 197 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |