DSpace/Manakin Repository

Subversão e submissão da personagem Adèle no romance no Jardim do Ogro, de Leïla Slimani.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MATTOS, F. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9230263390695504 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
dc.contributor.advisor1ID PINHEIRO-MARIZ, J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4945243844289619 pt_BR
dc.contributor.referee1 MIRANDA, Déborah Alves.
dc.contributor.referee1ID MIRANDA, D. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3392141463309428 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Maria Rennally Soares da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, M. R. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5740645351907279 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como corpus o romance da autora franco-marroquina Leïla Slimani, No Jardim do Ogro. A obra narra a história de Adèle, personagem feminina que é casada, mãe e vivencia inúmeras relações extraconjugais, dando vazão aos seus desejos sexuais. Elaboramos um estudo do ser mulher a partir da personagem feminina da obra por considerarmos que a autora coloca em xeque o senso comum sobre ser mulher, esposa, mãe na sociedade contemporânea. A pesquisa procurou responder a seguinte questão: quais elementos de subversão e submissão são vivenciados pela personagem Adèle relacionadas ao ser mulher - mãe e esposa - na obra No Jardim do Ogro, de Leïla Slimani? Para responder a esta pergunta, tivemos como objetivo geral analisar os elementos de subversão e submissão da personagem Adèle; e, como objetivos específicos: 1. identificar, na narrativa, aspectos pertinentes à caracterização da personagem Adèle enquanto mulher, mãe e esposa; 2. observar os espaços que a personagem transita e seus impactos nas relações que vivencia; e, 3. descrever os processos de violência aos quais a personagem é submetida no decorrer da narrativa. A pesquisa empreendida foi de natureza qualitativa e o procedimento metodológico bibliográfico. Na análise contamos com teóricos de várias áreas do conhecimento; primeiramente, da literatura, mas também da sociologia, da psicologia, bem como algumas teóricas clássicas feministas, como Beauvoir (2019), Badinter (1985), Saffioti (2015) e Alonso (2017), que estuda as mulheres escritoras magrebinas. Depreendemos, na análise, que à primeira vista, nos deparamos com uma personagem aparentemente independente e que foge aos padrões do ser mulher, mas descobrimos, na leitura mais atenta, uma Adèle engolida por sentimentos de culpa por não ser uma boa esposa, boa mãe e, que no decorrer da narrativa, é submetida a processos de violência contra a mulher, violências estas que não devem ser naturalizadas nem justificadas por suas traições. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title Subversão e submissão da personagem Adèle no romance no Jardim do Ogro, de Leïla Slimani. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-09
dc.description.abstract This work has as its corpus the novel by the French-Moroccan author Leïla Slimani, In the Garden of the Ogre. The novel tells the story of Adèle, a female character who is married, mother and experiences numerous extramarital relationships, living her sexual desires. We elaborate a study about being woman from the female character of the novel because we consider that the author puts in question the common sense about being a woman, wife, mother in contemporary society. The research tried to answer the following question: what elements of subversion and submission are experienced by the character Adèle related to being a woman - mother and wife - in the novel In the Garden of the Ogre, by Leïla Slimani? To answer this question, we had as general objective to analyze the elements of subversion and submission of the character Adèle; and, as specific objectives: 1. to identify, in the narrative, aspects relevant to the characterization of the character Adèle as a woman, mother and wife; 2. observe the spaces that the character transits and their impacts on the relationships he experiences; and, 3. describe the processes of violence to which the character is subjected during the narrative. The research conducted was qualitative in nature and the methodological procedure was bibliographic. In the analysis we have theorists from various areas of knowledge; first, literature, but also sociology, psychology, as well as some classical feminist theorists, such as Beauvoir (2019), Badinter (1985), Saffioti (2015) and Alonso (2017) who studies Maghreb women writers. We deduce, in the analysis, that at first sight, we come across a character apparently independent who scapes the standards of being a woman, but we discover, a most attentive reading, an Adèle swallowed by feelings of guilt for not being a good wife, good mother and, throughout the narrative, is subjected to processes of violence against women, violence that should not be naturalized or justified by her betrayals. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37530
dc.date.accessioned 2024-08-28T13:58:43Z
dc.date.available 2024-08-28
dc.date.available 2024-08-28T13:58:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura francófona pt_BR
dc.subject Mulher pt_BR
dc.subject Violência pt_BR
dc.subject Leïla Slimani pt_BR
dc.subject Francophone literature pt_BR
dc.subject Woman pt_BR
dc.subject Mujer pt_BR
dc.subject Violence pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MATTOS, Fernanda Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Subversion and submission of the character Adèle in the novel Jardim do Ogre, by Leïla Slimani. pt_BR
dc.title.alternative Subversión y sumisión del personaje Adèle en la novela Jardim do Ogre, de Leïla Slimani. pt_BR
dc.identifier.citation MATTOS, Fernanda Gomes. Subversão e submissão da personagem Adèle no romance no Jardim do Ogro, de Leïla Slimani. 2024. 57 fl. Monografia (Licenciatura em Letras: Língua portuguesa e Língua Francesa) -Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37530 pt_BR
dc.description.resumen Esta obra tiene como corpus la novela de la autora franco-marroquí Leïla Slimani, No Jardín del Ogro. La obra cuenta la historia de Adèle, un personaje femenino casado, madre y experimenta numerosas relaciones extramatrimoniales, dando rienda suelta a sus deseos sexuales. Creamos un estudio sobre el ser mujer a partir del personaje femenino en la obra de Considero que la autora pone en duda el sentido común de ser mujer, esposa, La madre en la sociedad contemporánea. La investigación buscó responder la siguiente pregunta: qué elementos de subversión y sumisión experimenta el personaje Adèle relacionado con el ser mujer -madre y esposa- en la obra No Jardim do Ogro, de Leïla Slimani? Para responder a esta pregunta, nuestro objetivo general fue analizar los elementos de subversión y sumisión del personaje Adèle; y, como objetivos específicos: 1. identificar, en la narrativa, aspectos pertinentes a la caracterización del personaje Adèle como mujer, madre y esposa; 2. observar los espacios por los que se mueve el personaje y sus impactos en relaciones que experimentas; y, 3. describir los procesos de violencia a los que está sometido el personaje presentado a lo largo de la narración. La investigación realizada fue de naturaleza cualitativa y el Procedimiento metodológico bibliográfico. En el análisis contamos con teóricos de diversas áreas. del conocimiento; principalmente de la literatura, pero también de la sociología, la psicología, así como algunas teóricas feministas clásicas, como Beauvoir (2019), Badinter (1985), Saffioti (2015) y Alonso (2017), que estudia a las escritoras magrebíes. Inferimos, en el análisis, que a primera vista nos topamos con un personaje aparentemente independiente y fuera de los estándares de ser mujer, pero descubrimos, en En una lectura más cercana, una Adèle devorada por sentimientos de culpa por no ser una buena esposa, buena madre y, a lo largo de la narrativa, es sometida a procesos de violencia contra las mujeres, violencia que no debe naturalizarse ni justificarse por sus traiciones. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta