dc.creator.ID |
MATTOS, F. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9230263390695504 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PINHEIRO-MARIZ, Josilene. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PINHEIRO-MARIZ, J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4945243844289619 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MIRANDA, Déborah Alves. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MIRANDA, D. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3392141463309428 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Maria Rennally Soares da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, M. R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5740645351907279 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como corpus o romance da autora franco-marroquina Leïla Slimani, No
Jardim do Ogro. A obra narra a história de Adèle, personagem feminina que é casada, mãe
e vivencia inúmeras relações extraconjugais, dando vazão aos seus desejos sexuais.
Elaboramos um estudo do ser mulher a partir da personagem feminina da obra por
considerarmos que a autora coloca em xeque o senso comum sobre ser mulher, esposa,
mãe na sociedade contemporânea. A pesquisa procurou responder a seguinte questão:
quais elementos de subversão e submissão são vivenciados pela personagem Adèle
relacionadas ao ser mulher - mãe e esposa - na obra No Jardim do Ogro, de Leïla Slimani?
Para responder a esta pergunta, tivemos como objetivo geral analisar os elementos de
subversão e submissão da personagem Adèle; e, como objetivos específicos: 1. identificar,
na narrativa, aspectos pertinentes à caracterização da personagem Adèle enquanto mulher,
mãe e esposa; 2. observar os espaços que a personagem transita e seus impactos nas
relações que vivencia; e, 3. descrever os processos de violência aos quais a personagem é
submetida no decorrer da narrativa. A pesquisa empreendida foi de natureza qualitativa e o
procedimento metodológico bibliográfico. Na análise contamos com teóricos de várias áreas
do conhecimento; primeiramente, da literatura, mas também da sociologia, da psicologia,
bem como algumas teóricas clássicas feministas, como Beauvoir (2019), Badinter (1985),
Saffioti (2015) e Alonso (2017), que estuda as mulheres escritoras magrebinas.
Depreendemos, na análise, que à primeira vista, nos deparamos com uma personagem
aparentemente independente e que foge aos padrões do ser mulher, mas descobrimos, na
leitura mais atenta, uma Adèle engolida por sentimentos de culpa por não ser uma boa
esposa, boa mãe e, que no decorrer da narrativa, é submetida a processos de violência
contra a mulher, violências estas que não devem ser naturalizadas nem justificadas por
suas traições. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
Subversão e submissão da personagem Adèle no romance no Jardim do Ogro, de Leïla Slimani. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-09 |
|
dc.description.abstract |
This work has as its corpus the novel by the French-Moroccan author Leïla Slimani, In the
Garden of the Ogre. The novel tells the story of Adèle, a female character who is married,
mother and experiences numerous extramarital relationships, living her sexual desires. We
elaborate a study about being woman from the female character of the novel because we
consider that the author puts in question the common sense about being a woman, wife,
mother in contemporary society. The research tried to answer the following question: what
elements of subversion and submission are experienced by the character Adèle related to
being a woman - mother and wife - in the novel In the Garden of the Ogre, by Leïla Slimani?
To answer this question, we had as general objective to analyze the elements of subversion
and submission of the character Adèle; and, as specific objectives: 1. to identify, in the
narrative, aspects relevant to the characterization of the character Adèle as a woman,
mother and wife; 2. observe the spaces that the character transits and their impacts on the
relationships he experiences; and, 3. describe the processes of violence to which the
character is subjected during the narrative. The research conducted was qualitative in nature
and the methodological procedure was bibliographic. In the analysis we have theorists from
various areas of knowledge; first, literature, but also sociology, psychology, as well as some
classical feminist theorists, such as Beauvoir (2019), Badinter (1985), Saffioti (2015) and
Alonso (2017) who studies Maghreb women writers. We deduce, in the analysis, that at first
sight, we come across a character apparently independent who scapes the standards of
being a woman, but we discover, a most attentive reading, an Adèle swallowed by feelings of
guilt for not being a good wife, good mother and, throughout the narrative, is subjected to
processes of violence against women, violence that should not be naturalized or justified by
her betrayals. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37530 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-28T13:58:43Z |
|
dc.date.available |
2024-08-28 |
|
dc.date.available |
2024-08-28T13:58:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura francófona |
pt_BR |
dc.subject |
Mulher |
pt_BR |
dc.subject |
Violência |
pt_BR |
dc.subject |
Leïla Slimani |
pt_BR |
dc.subject |
Francophone literature |
pt_BR |
dc.subject |
Woman |
pt_BR |
dc.subject |
Mujer |
pt_BR |
dc.subject |
Violence |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MATTOS, Fernanda Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Subversion and submission of the character Adèle in the novel Jardim do Ogre, by Leïla Slimani. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Subversión y sumisión del personaje Adèle en la novela Jardim do Ogre, de Leïla Slimani. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MATTOS, Fernanda Gomes. Subversão e submissão da personagem Adèle no romance no Jardim do Ogro, de Leïla Slimani. 2024. 57 fl. Monografia (Licenciatura em Letras: Língua portuguesa e Língua Francesa) -Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37530 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Esta obra tiene como corpus la novela de la autora franco-marroquí Leïla Slimani, No
Jardín del Ogro. La obra cuenta la historia de Adèle, un personaje femenino casado, madre
y experimenta numerosas relaciones extramatrimoniales, dando rienda suelta a sus deseos sexuales.
Creamos un estudio sobre el ser mujer a partir del personaje femenino en la obra de
Considero que la autora pone en duda el sentido común de ser mujer, esposa,
La madre en la sociedad contemporánea. La investigación buscó responder la siguiente pregunta:
qué elementos de subversión y sumisión experimenta el personaje Adèle
relacionado con el ser mujer -madre y esposa- en la obra No Jardim do Ogro, de Leïla Slimani?
Para responder a esta pregunta, nuestro objetivo general fue analizar los elementos de
subversión y sumisión del personaje Adèle; y, como objetivos específicos: 1. identificar,
en la narrativa, aspectos pertinentes a la caracterización del personaje Adèle como mujer,
madre y esposa; 2. observar los espacios por los que se mueve el personaje y sus impactos en
relaciones que experimentas; y, 3. describir los procesos de violencia a los que está sometido el personaje
presentado a lo largo de la narración. La investigación realizada fue de naturaleza cualitativa y el
Procedimiento metodológico bibliográfico. En el análisis contamos con teóricos de diversas áreas.
del conocimiento; principalmente de la literatura, pero también de la sociología, la psicología,
así como algunas teóricas feministas clásicas, como Beauvoir (2019), Badinter (1985),
Saffioti (2015) y Alonso (2017), que estudia a las escritoras magrebíes.
Inferimos, en el análisis, que a primera vista nos topamos con un personaje
aparentemente independiente y fuera de los estándares de ser mujer, pero descubrimos, en
En una lectura más cercana, una Adèle devorada por sentimientos de culpa por no ser una buena
esposa, buena madre y, a lo largo de la narrativa, es sometida a procesos de violencia
contra las mujeres, violencia que no debe naturalizarse ni justificarse por
sus traiciones. |
pt_BR |