dc.contributor.advisor1 |
PORTO, Shirley Barbosa das Neves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PORTO, Shirley. B. Neves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4960345947344178 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MARTINS, J. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9141283095093181 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Joyce Gomes de Alencar. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ALENCAR, J. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1616103723849559 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Visual Vernacular (VV) é um gênero no qual sujeitos surdos se expressam de forma específica
com forte marca poética em diversas narrativas. De acordo com Sutton-Spence (2021) a VV é
uma técnica de contar história de modo cinematográfico, visual, sem a utilização do vocabulário
das línguas de sinais. A pesquisa em questão foi realizada a partir da análise do vídeo
"Unexpected Moment"1 (Momento inesperado), uma produção narrativa em VV das gêmeas
surdas Ouahid e teve como objetivo geral: analisar descritivamente a narrativa em Visual
Vernacular das gêmeas surdas Ouahid, intitulada "Unexpected Moment 1". E definimos enquanto
objetivos específicos os seguintes: localizar os elementos da VV na narrativa poética; descrever
como os elementos da VV estão presentes no texto. De toda forma, nosso estudo se justifica por
ser um tema ainda pouco explorado contribuindo para que os professores possam estimular a
investigação e a produção desse estilo narrativo junto a seus alunos e, consequentemente,
promovendo conhecimento e criações em VV, gravações, registro em vídeos e divulgação em
todas as mídias sociais. A metodologia utilizada foi a exploratória e descritivista que, de acordo
com Gil (2008), tem como qualidade a busca por uma visão geral que se aproxima desse tema
específico. Para tanto, a pesquisa foi dividas em etapas, a saber: 1. escolha da obra; 2. Definição
das categorias a partir de elementos presentes na VV; 3. análise e descrição desses elementos.
Os resultados permitem ver que a produção estudada contém todos os elementos do VV descritos
em detalhes contribuindo, dessa forma, para futuras pesquisas, bem como para a ampliação do
conhecimento de profissionais da educação sobre o tema. Estimulando, portanto, o ensino e as
produções de alunos surdos e ouvintes enquanto sujeitos ativos na difusão dessa forma de
criação literária surda. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
pt_BR |
dc.title |
Estudo descritivo da visual vernacular "Unexpected Moment" (momento inesperado) das gêmeas surdas Ouahid. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-26 |
|
dc.description.abstract |
Visual Vernacular (VV) is a genre in which deaf subjects express themselves in a specific way
with a strong poetic mark in several narratives. According to Sutton-Spence (2021), VV is
a technique of telling a story in a cinematographic, visual way, without the use of vocabulary
of sign languages. The research in question was carried out based on the analysis of the video
"Unexpected Moment"1, a VV narrative production by the twins
deaf Ouahid and its general objective was: to descriptively analyze the narrative in Visual
Vernacular by the deaf Ouahid twins, titled "Unexpected Moment 1". And we define while
specific objectives are the following: locate the elements of VV in the poetic narrative; describe
how the elements of VV are present in the text. In any case, our study is justified by
be a topic that is still little explored, contributing to teachers being able to stimulate
investigation and production of this narrative style with their students and, consequently,
promoting knowledge and creations in VV, recordings, video recording and dissemination in
all social media. The methodology used was exploratory and descriptivist which, according to
with Gil (2008), its quality is the search for a general vision that comes close to this topic
specific. To this end, the research was divided into stages, namely: 1. choice of work; 2. Definition
categories based on elements present in VV; 3. analysis and description of these elements.
The results allow us to see that the studied production contains all the VV elements described
in detail, thus contributing to future research, as well as expanding the
knowledge of education professionals on the topic. Therefore, encouraging teaching and
productions of deaf and hearing students as active subjects in the dissemination of this form of
deaf literary creation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37531 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-28T14:31:00Z |
|
dc.date.available |
2024-08-28 |
|
dc.date.available |
2024-08-28T14:31:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura surda |
pt_BR |
dc.subject |
Estética |
pt_BR |
dc.subject |
Visual vernacular |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf literature |
pt_BR |
dc.subject |
Aesthetics |
pt_BR |
dc.subject |
Vernacular look |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura para sordos |
pt_BR |
dc.subject |
Mirada vernácula |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA JUNIOR, GERSON BARBOSA DE. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Descriptive study of the visual vernacular "Unexpected Moment" (unexpected moment) by the deaf Ouahid twins. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Estudio descriptivo de la lengua vernácula visual "Inesperado Moment" (momento inesperado) de los gemelos sordos Ouahid. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA JUNIOR, Gerson Barbosa de. Estudo descritivo da visual vernacular "Unexpected
Moment" (momento inesperado) das gêmeas surdas Ouahid. 2023. 41 fl. Monografia (Licenciatura em Letras - Libras) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37531 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Visual Vernacular (VV) es un género en el que los sujetos sordos se expresan de una manera específica
con una fuerte huella poética en varias narrativas. Según Sutton-Spence (2021), VV es
una técnica para contar una historia de forma cinematográfica y visual, sin el uso de vocabulario
de las lenguas de signos. La investigación en cuestión se realizó a partir del análisis del vídeo.
“Momento Inesperado”1, una producción narrativa de VV de los gemelos
Ouahid sordo y su objetivo general fue: analizar descriptivamente la narrativa en Visual
Vernácula de los gemelos sordos Ouahid, titulada "Momento inesperado 1". Y definimos mientras
Los objetivos específicos son los siguientes: localizar los elementos de VV en la narrativa poética; describir
cómo los elementos de VV están presentes en el texto. En cualquier caso, nuestro estudio se justifica por
ser un tema aún poco explorado, contribuyendo a que los docentes puedan estimular
investigación y producción de este estilo narrativo con sus estudiantes y, en consecuencia,
promover el conocimiento y las creaciones en VV, grabaciones, videograbaciones y difusión en
todas las redes sociales. La metodología utilizada fue exploratoria y descriptivista la cual, según
Con Gil (2008), su cualidad es la búsqueda de una visión general que se acerque a este tema.
específico. Para ello, la investigación fue dividida en etapas, a saber: 1. elección del trabajo; 2. Definición
categorías basadas en elementos presentes en VV; 3. análisis y descripción de estos elementos.
Los resultados permiten ver que la producción estudiada contiene todos los elementos VV descritos.
en detalle, contribuyendo así a futuras investigaciones, así como ampliando la
conocimiento de los profesionales de la educación sobre el tema. Por lo tanto, fomentar la enseñanza y
producciones de estudiantes sordos y oyentes como sujetos activos en la difusión de esta forma de
Creación literaria sorda. |
pt_BR |