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ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO:uma análise das condições de acessibilidade aos programas de auxílio permanência.

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dc.creator.ID RODRIGUES, F. A. Q. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Eliane Leite Mamede.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, E. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5133551430753483 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Consuelo Barreto Martins de.
dc.contributor.referee1ID MELO, C. B. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, L. G. S. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a Política de Assistência Estudantil no âmbito do ensino superior, para tanto foram apreciados os indicadores que informam as condições de acessibilidade aos programas de auxílio permanência dos estudantes da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Desse modo, investigou-se a situação do acesso, com ênfase nas dificuldades e desafios postos ao processo de efetivação desses programas no ensino superior em tempos de mercantilização e precarização da educação. Além disso, pretendeu-se identificar os limites e as possibilidades da prática profissional do Assistente Social junto à Política de Assistência Estudantil. O estudo tratou de construir uma aproximação histórica à problemática da educação superior na sociedade capitalista, abordando desde os elementos que informam a gênese da educação no Brasil até os atuais reordenamentos no papel do Estado e as determinações postas pelo neoliberalismo à educação superior e aos programas de auxílio estudantil. Nessa perspectiva de análise, verificou-se que a reforma da educação superior pública sofre modificações e atualiza sua estrutura de base, na qual se apresenta como maior empenho atender aos interesses econômicos. É bem verdade que no Brasil houve a reforma universitária através dos programas de apoio ao estudante e a abertura de novos cursos superiores, contudo, não se ofereceu as condições necessárias para a efetivação dessa reforma, tendo em vista que os programasde auxílio permanência ao ensino de graduação continuam frágeis e imediatistas, seguindo a égide da seletividade. Tais limitações presentes na Política de Assistência Estudantil constituem inúmeros desafios para a atuação do profissional de Serviço Social no seu espaço de trabalho, dentre eles podemos citar critérios de seletividade e focalização. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social pt_BR
dc.title ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO:uma análise das condições de acessibilidade aos programas de auxílio permanência. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract The main objective of this work is to analyze the Assistance Policy Student within the scope of higher education, for this purpose the indicators were assessed that inform the conditions of accessibility to permanence assistance programs of students from the Federal University of Campina Grande – UFCG. In this way, the access situation was investigated, with emphasis on the difficulties and challenges posed to the process of implementing these programs in higher education in times of commercialization and precariousness of education. Furthermore, we aimed to identify the limits and possibilities of the professional practice of Social Workers in Politics Student Assistance. The study attempted to build a historical approach to the problematic of higher education in capitalist society, addressing from the elements that inform the genesis of education in Brazil until the current rearrangements in the role of the State and the determinations imposed by neoliberalism higher education and student aid programs. From this perspective of analysis, it was found that the reform of public higher education undergoes changes and updates its basic structure, in which it presents itself as greater commitment to meeting to economic interests. It is true that in Brazil there was reform university through student support programs and the opening of new higher education courses, however, the necessary conditions for the implementation of this reform, considering that the permanence aid programs to undergraduate education remain fragile and short-term, following the aegis of selectivity. Such limitations present in the Student Assistance Policy constitute numerous challenges for the role of Social Service professionals in the your workspace, among them we can mention selectivity criteria and focusing. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37534
dc.date.accessioned 2024-08-28T16:43:28Z
dc.date.available 2024-08-28
dc.date.available 2024-08-28T16:43:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Superior Pública pt_BR
dc.subject Política de Assistência Estudantil pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.subject Programas de Auxílio Permanência pt_BR
dc.subject Public Higher Education pt_BR
dc.subject Student Assistance Policy pt_BR
dc.subject Accessibility pt_BR
dc.subject Permanence Assistance Programs pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Fabrícia Andrade de Queiroga.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative STUDENT ASSISTANCE IN PUBLIC HIGHER EDUCATION: an analysis of the conditions of accessibility to permanence assistance programs. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Fabrícia Andrade de Queiroga. ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: uma análise das condições de acessibilidade aos programas de auxílio permanência. 85fl. 2015. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37534 pt_BR


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