dc.creator.ID |
RODRIGUES, F. A. Q. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOARES, Eliane Leite Mamede. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SOARES, E. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5133551430753483 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MELO, Consuelo Barreto Martins de. |
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dc.contributor.referee1ID |
MELO, C. B. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de. |
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dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, L. G. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a Política de Assistência Estudantil no âmbito do ensino superior, para tanto foram apreciados os indicadores que informam as condições de acessibilidade aos programas de auxílio permanência dos estudantes da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Desse modo, investigou-se a situação do acesso, com ênfase nas dificuldades e desafios postos ao processo de efetivação desses programas no ensino superior em tempos de mercantilização e precarização da educação. Além disso, pretendeu-se identificar os
limites e as possibilidades da prática profissional do Assistente Social junto à Política de Assistência Estudantil. O estudo tratou de construir uma aproximação histórica à problemática da educação superior na sociedade capitalista, abordando desde os elementos que informam a gênese da educação no Brasil até os atuais reordenamentos no papel do Estado e as determinações postas pelo neoliberalismo à educação superior e aos programas de auxílio estudantil. Nessa perspectiva de análise, verificou-se que a reforma da educação superior pública sofre modificações e atualiza sua estrutura de base, na qual se apresenta como maior empenho atender aos interesses econômicos. É bem verdade que no Brasil houve a reforma universitária através dos programas de apoio ao estudante e a abertura de novos cursos superiores, contudo, não se ofereceu as condições necessárias para a efetivação dessa reforma, tendo em vista que os programasde auxílio permanência ao ensino de graduação continuam frágeis e imediatistas, seguindo a égide da
seletividade. Tais limitações presentes na Política de Assistência Estudantil constituem inúmeros desafios para a atuação do profissional de Serviço Social no seu espaço de trabalho, dentre eles podemos citar critérios de seletividade e focalização. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Serviço Social |
pt_BR |
dc.title |
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO:uma análise das condições de acessibilidade aos programas de auxílio permanência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
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dc.description.abstract |
The main objective of this work is to analyze the Assistance Policy Student within the scope of higher education, for this purpose the indicators were assessed that inform the conditions of accessibility to permanence assistance programs of students from the Federal University of Campina Grande – UFCG. In this way, the access situation was investigated, with emphasis on the difficulties and challenges posed to the process of implementing these programs in higher education in times of
commercialization and precariousness of education. Furthermore, we aimed to identify the limits and possibilities of the professional practice of Social Workers in Politics Student Assistance. The study attempted to build a historical approach to the problematic of higher education in capitalist society, addressing from the elements that inform the genesis of education in Brazil until the current
rearrangements in the role of the State and the determinations imposed by neoliberalism higher education and student aid programs. From this perspective of analysis, it was found that the reform of public higher education undergoes changes and updates its basic structure, in which it presents itself as greater commitment to meeting to economic interests. It is true that in Brazil there was reform university through student support programs and the opening of new higher education courses, however, the necessary conditions for the implementation of this reform, considering that the permanence aid programs to undergraduate education remain fragile and short-term, following the aegis of selectivity. Such limitations present in the Student Assistance Policy constitute numerous challenges for the role of Social Service professionals in the your workspace, among them we can mention selectivity criteria and focusing. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37534 |
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dc.date.accessioned |
2024-08-28T16:43:28Z |
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dc.date.available |
2024-08-28 |
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dc.date.available |
2024-08-28T16:43:28Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Superior Pública |
pt_BR |
dc.subject |
Política de Assistência Estudantil |
pt_BR |
dc.subject |
Acessibilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Programas de Auxílio Permanência |
pt_BR |
dc.subject |
Public Higher Education |
pt_BR |
dc.subject |
Student Assistance Policy |
pt_BR |
dc.subject |
Accessibility |
pt_BR |
dc.subject |
Permanence Assistance Programs |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Fabrícia Andrade de Queiroga. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
STUDENT ASSISTANCE IN PUBLIC HIGHER EDUCATION: an analysis of the conditions of accessibility to permanence assistance programs. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Fabrícia Andrade de Queiroga. ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: uma análise das condições de acessibilidade aos programas de auxílio permanência. 85fl. 2015. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37534 |
pt_BR |