dc.creator.ID |
RAMOS, J. M. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3043648324012574 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
TORRES, Denise Xavier. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
TORRES, D. X. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ALENCAR, A. C. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Discutir sobre avaliação sempre é um tema bem delicado, na maioria das vezes esse
termo é direcionado apenas ao instrumento prova, e de fato não é só o papel que a
avaliação realiza. Observando ações que possam trazer novos instrumentos de
avaliação em sala de aula aliados a cultura popular, a presente pesquisa intitulada
“Avaliação em interface com a cultura popular: Uma experiência desenvolvida através
da construção de um folheto de cordel” foi pensado para mostrar recursos
metodológicos que são comuns à nossa realidade que também podem ter uma
potencialidade enquanto instrumentos de avaliação. Com isso, partimos do objetivo
de compreender como o folheto de cordel pode ser utilizado como instrumento de
avaliação no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa realizada é no âmbito da
pesquisa-ação teve como principal metodologia a construção de um folheto de cordel
realizado em uma turma de 5º ano da Escola Luiz Mariano de Araújo, localizada em
uma comunidade no município de Serra Branca-PB, tendo como coleta de dados
observações e interações dos estudantes em sala de aula. Essa atividade resultou na
construção de cordéis e livros paradidáticos a partir das poesias criadas pelos
estudantes. De acordo com as análises, conseguimos compreender como
instrumentos da cultura popular podem ser fortes aliados no processo de avaliação,
ajudando os estudantes a terem autonomia em sala de aula, além de conhecer de fato
o verdadeiro sentido da avaliação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências da Natureza |
pt_BR |
dc.title |
A avaliação em interface com a cultura popular: uma experiência desenvolvida através da construção de um folheto de cordel. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-03-26 |
|
dc.description.abstract |
Discussing assessment is always a very delicate topic, most of the time this term is
directed only to the test instrument, and in fact it is not just the role that assessment
plays. Observing actions that can bring new assessment instruments in the classroom
combined with popular culture, the present work entitled “Assessment in interface with
popular culture: An experience developed through the construction of a cordel leaflet”
was designed to show methodological resources that are common to our reality and
may also have potential as assessment instruments. With this, we start with the
objective of understanding how the cordel leaflet can be used as an assessment tool
in the teaching-learning process. The research carried out is qualitative in nature and
its main methodology was the construction of a cordel leaflet carried out in a 5th year
class at Escola Luiz Mariano de Araújo, located in a community in the municipality of
Serra Branca-PB, with data collection observations and interactions of students in the
classroom. This activity resulted in the construction of strings and educational books
based on the poems created by the students. According to the analyses, we were able
to understand how instruments from popular culture can be strong allies in the
assessment process, helping students to have autonomy in the classroom, in addition
to truly knowing the true meaning of assessment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37546 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-28T18:16:53Z |
|
dc.date.available |
2024-08-28 |
|
dc.date.available |
2024-08-28T18:16:53Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura popular e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Folheto de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Instrumentos de avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Educational assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Popular culture and education |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel and education |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel booklet |
pt_BR |
dc.subject |
Assessment instruments |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RAMOS, Jonathan Mayan Morais. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Assessment in interface with popular culture: an experience developed through the construction of a cordel booklet. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RAMOS, Jonathan Mayan Morais. A avaliação em interface com a cultura popular: uma
experiência desenvolvida através da construção de um folheto de cordel. 2024. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37546 |
pt_BR |