Dépôt DSpace/Manakin

A avaliação em interface com a cultura popular: uma experiência desenvolvida através da construção de um folheto de cordel.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID RAMOS, J. M. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3043648324012574 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee1ID ALENCAR, A. C. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.description.resumo Discutir sobre avaliação sempre é um tema bem delicado, na maioria das vezes esse termo é direcionado apenas ao instrumento prova, e de fato não é só o papel que a avaliação realiza. Observando ações que possam trazer novos instrumentos de avaliação em sala de aula aliados a cultura popular, a presente pesquisa intitulada “Avaliação em interface com a cultura popular: Uma experiência desenvolvida através da construção de um folheto de cordel” foi pensado para mostrar recursos metodológicos que são comuns à nossa realidade que também podem ter uma potencialidade enquanto instrumentos de avaliação. Com isso, partimos do objetivo de compreender como o folheto de cordel pode ser utilizado como instrumento de avaliação no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa realizada é no âmbito da pesquisa-ação teve como principal metodologia a construção de um folheto de cordel realizado em uma turma de 5º ano da Escola Luiz Mariano de Araújo, localizada em uma comunidade no município de Serra Branca-PB, tendo como coleta de dados observações e interações dos estudantes em sala de aula. Essa atividade resultou na construção de cordéis e livros paradidáticos a partir das poesias criadas pelos estudantes. De acordo com as análises, conseguimos compreender como instrumentos da cultura popular podem ser fortes aliados no processo de avaliação, ajudando os estudantes a terem autonomia em sala de aula, além de conhecer de fato o verdadeiro sentido da avaliação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências da Natureza pt_BR
dc.title A avaliação em interface com a cultura popular: uma experiência desenvolvida através da construção de um folheto de cordel. pt_BR
dc.date.issued 2024-03-26
dc.description.abstract Discussing assessment is always a very delicate topic, most of the time this term is directed only to the test instrument, and in fact it is not just the role that assessment plays. Observing actions that can bring new assessment instruments in the classroom combined with popular culture, the present work entitled “Assessment in interface with popular culture: An experience developed through the construction of a cordel leaflet” was designed to show methodological resources that are common to our reality and may also have potential as assessment instruments. With this, we start with the objective of understanding how the cordel leaflet can be used as an assessment tool in the teaching-learning process. The research carried out is qualitative in nature and its main methodology was the construction of a cordel leaflet carried out in a 5th year class at Escola Luiz Mariano de Araújo, located in a community in the municipality of Serra Branca-PB, with data collection observations and interactions of students in the classroom. This activity resulted in the construction of strings and educational books based on the poems created by the students. According to the analyses, we were able to understand how instruments from popular culture can be strong allies in the assessment process, helping students to have autonomy in the classroom, in addition to truly knowing the true meaning of assessment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37546
dc.date.accessioned 2024-08-28T18:16:53Z
dc.date.available 2024-08-28
dc.date.available 2024-08-28T18:16:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação educacional pt_BR
dc.subject Cultura popular e educação pt_BR
dc.subject Cordel e educação pt_BR
dc.subject Folheto de cordel pt_BR
dc.subject Instrumentos de avaliação pt_BR
dc.subject Educational assessment pt_BR
dc.subject Popular culture and education pt_BR
dc.subject Cordel and education pt_BR
dc.subject Cordel booklet pt_BR
dc.subject Assessment instruments pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RAMOS, Jonathan Mayan Morais.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment in interface with popular culture: an experience developed through the construction of a cordel booklet. pt_BR
dc.identifier.citation RAMOS, Jonathan Mayan Morais. A avaliação em interface com a cultura popular: uma experiência desenvolvida através da construção de um folheto de cordel. 2024. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37546 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte