DSpace/Manakin Repository

Regime Acadêmico Extraordinário na UFCG: um olhar a partir da experiência do corpo docente do curso de Educomunicação.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MORAIS, J. pt_BR
dc.contributor.advisor1 BEZERRA, Emy Pôrto.
dc.contributor.advisor1ID BEZERRA, E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6089843889393448 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Edjane Esmerina Dias da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, E. E. D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6522866229391898 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALVES, Kellyanne Carvalho.
dc.contributor.referee2ID ALVES, K. C. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7531831883198430 pt_BR
dc.description.resumo A presente monografia tem como proposta avaliar o Regime Acadêmico Extraordinário na Universidade Federal de Campina Grande, pelo corpo docente do curso de Comunicação Social/Educomunicação durante o início da pandemia da Covid-19. O objetivo desta pesquisa foi entender como se deu a mediação tecnológica na utilização do PVAE e suas práticas pedagógicas, anteriormente realizadas exclusivamente na forma presencial. A pesquisa de caráter quali-quantitativo realizada a partir de um questionário aplicado através da ferramenta Google Forms, buscou descrever a experiência dos docentes com relação ao ensino remoto durante o Regime Acadêmico Extraordinário (RAE) instituído pela Universidade Federal de Campina Grande. Os resultados apresentaram uma reflexão positiva e inesperada mediante a realidade, permitindo compreender como os docentes do curso conseguiram desempenhar suas atividades acadêmicas, minimizando assim, o prejuízo e/ou impacto ao processo de ensino e aprendizagem adotados e sobre o uso das TICs antes e durante a pan-demia da Covid-19. Concluímos que, constatou-se a determinação dos docen-tes em ministrar suas aulas em um período de emergência sanitária e também a persistência em manter a rotina de aulas com seus discentes, ainda que remotas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Comunicação pt_BR
dc.title Regime Acadêmico Extraordinário na UFCG: um olhar a partir da experiência do corpo docente do curso de Educomunicação. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-14
dc.description.abstract This monograph aims to evaluate the Extraordinary Academic Regime at the Federal Uni-versity of Campina Grande, by the faculty of the Social Communication/Educommunication course during the beginning of the Covid-19 pandemic. The objective of this research was to understand how technological mediation occurred in the use of the PVAE and its pedagogical practices, previously carried out exclusively in person. The qualitative-quantitative research carried out from a questionnaire applied through the Google Forms tool, sought to describe the experience of teachers in relation to remote teaching during the Extraordinary Academic Regime (RAE) instituted by the Federal University of Campina Grande. The results presented a positive and unexpected reflection on reality, allowing us to understand how the teachers of the course were able to carry out their academic activities, thus minimizing the damage and/or impact on the teaching and learning process adopted and on the use of ICTs before and during the Covid-19 pandemic. We concluded that teachers were determined to teach their classes during a period of health emergency and also persisted in maintaining the routine of classes with their students, even remotely. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37561
dc.date.accessioned 2024-08-29T14:40:33Z
dc.date.available 2024-08-29
dc.date.available 2024-08-29T14:40:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Regime Acadêmico Extraordinário (RAE) pt_BR
dc.subject Plataforma Virtual de Apoio ao Ensino (PVAE) pt_BR
dc.subject Mediação tecnológica pt_BR
dc.subject Ensino Remoto pt_BR
dc.subject Educomunicação pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Pandemia Covid-19 pt_BR
dc.subject Extraordinary Academic Regime (RAE) pt_BR
dc.subject Virtual Platform for Teaching Support (PVAE) pt_BR
dc.subject Technological mediation pt_BR
dc.subject Remote Teaching pt_BR
dc.subject Educommunication pt_BR
dc.subject Teaching and learning pt_BR
dc.subject Covid-19 pandemic pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAIS, João de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Extraordinary Academic Regime at UFCG: a look from the experience of the teaching staff of the Educommunication course. pt_BR
dc.identifier.citation MORAIS, João de. Regime Acadêmico Extraordinário na UFCG: um olhar a partir da experiência do corpo docente do curso de Educomunicação. 52 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37561 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta