Dépôt DSpace/Manakin

Os desafios que os alunos da EJA vivenciam: rotinas, realidades e objetivos na educação noturna.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID FARIAS, M. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6013398483614736 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, R. H. Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5211310903653654 pt_BR
dc.contributor.referee1 PAULO, Maria de Assunção Lima de.
dc.contributor.referee1ID PAULO, M. A. L. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8362829612160567 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Tânia Régia Filgueiras de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, T. R. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8611716751922688 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho possui como propósito, analisar o desempenho dos estudantes do turno da noite, na modalidade da EJA (Educação de Jovens e Adultos), em específico, as condições de acesso e permanência no ambiente escolar. Em meio ao percurso traçado, analisamos alguns pontos referente a funcionalidade da instituição (Escola Clementino Procópio), localizada em Campina Grande-PB, no bairro São José. A pesquisa seguiu no período temporal entre anos 2023/2024, tendo como base o acompanhamento das aulas de Sociologia, ministração de um questionário e conversas com os estudantes, antes de depois das aulas. A integralização dos estudantes com o campo social e no mercado de trabalho serão constantes analisadas no percurso do trabalho. Discorreremos sobre conceitos como violência simbólica, cursos de vida dos jovens e aspectos referente ao acesso à educação, fazendo um recorte para a realidade do feminino e os possíveis afastamentos do ambiente escolar. Para isso, buscamos analisar um pouco da rotina dos alunos em geral, e como eles conciliam suas vidas com o âmbito escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title Os desafios que os alunos da EJA vivenciam: rotinas, realidades e objetivos na educação noturna. pt_BR
dc.date.issued 2024-06-07
dc.description.abstract The purpose of this work is to analyze the performance of night shift students, in the EJA (Youth and Adult Education) modality, specifically, the conditions of access and permanence in the school environment. In the midst of the route outlined, we analyzed some points regarding the functionality of the institution (Escola Clementino Procópio), located in Campina Grande-PB, in the São José neighborhood. The research continued in the time period between the years 2023/2024, based on the monitoring of Sociology classes, admi-nistration of a questionnaire and conversations with students, before and after classes. The integration of students into the social field and the job market will be constantly analyzed throughout their work. We will discuss concepts such as symbolic violence, young people's life courses and aspects related to access to education, focusing on the reality of women and possible departures from the school environment. To do this, we seek to analyze a little about the students' routine in general, and how they balance their lives with the school environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37563
dc.date.accessioned 2024-08-29T15:43:11Z
dc.date.available 2024-08-29
dc.date.available 2024-08-29T15:43:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos (EJA) pt_BR
dc.subject Aprendizagem – Ensino Médio pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Trabalho pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education (EJA) pt_BR
dc.subject Learning – High School pt_BR
dc.subject Sociology pt_BR
dc.subject Work pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Matheus Neves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The challenges that EJA students experience: routines, realities and objectives in night education. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Matheus Neves. Os desafios que os alunos da EJA vivenciam: rotinas, realidades e objetivos na educação noturna. 61 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37563 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte