Mostrar registro simples

dc.description.resumo Os novos paradigmas para o movimento humano, que emergem da virtualização esportiva midiática, conduzem ao entendimento de um corpo multifacetado que, tanto no esporte telespetáculo como na prática real e/ou virtual, demonstra conhecer as vivências esportivas na cibercultura. O objetivo deste capítulo é investigar o corpo relacionado à virtualização esportiva midiática. A metodologia qualitativa descritiva de campo - entrevistas semiestruturadas com trinta atores sociais, entre llelS anos de idade, do Ensino Fundamental II de duas escolas da rede pública e privada do estado da Paraíba e dados tratados através da Análise de Conteúdo de Bardin -, possibilitou a criação de quadros categóricos analíticos, que conduziram à construção de diagramas. Os resultados apontaram que o gosto de consumo midiático esportivo encontra-se relacionado ao jogo eletrônico, à internet e à televisão. É possível inferir o poder desses espetáculos midiáticos na constituição da cultura esportiva contemporânea, bem como na cultura corporal de movimento, pois as crianças congregam elementos da cultura em suas brincadeiras. Conclui-se que a conformação cultural das novas gerações na cibercultura conduz à incorporação de conceitos atuais e formas de vivências esportivas marcadas pela reprodução espetacuiarizada do esporte na mídia eletrônica e nas formas virtuais que os jogos esportivos trazem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Física. pt_BR
dc.title O corpo virtualizado do ciberjogador. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37567
dc.date.accessioned 2024-08-29T19:03:33Z
dc.date.available 2024-08-29
dc.date.available 2024-08-29T19:03:33Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Jogos virtuais pt_BR
dc.subject Corpo virtualizado pt_BR
dc.subject Ciberjogador pt_BR
dc.subject Virtualização esportiva midiática pt_BR
dc.subject Análise de Conteúdo - Bardin pt_BR
dc.subject Jogo eletrônico pt_BR
dc.subject Mídia eletrônica pt_BR
dc.subject Virtual games pt_BR
dc.subject Virtualized body pt_BR
dc.subject Cyberplayer pt_BR
dc.subject Media sports virtualization pt_BR
dc.subject Content Analysis - Bardin pt_BR
dc.subject Electronic game pt_BR
dc.subject Electronic media pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.creator FREITAS, Carla Maria Silvestre Monteiro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The virtualized body of the cyberplayer. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; FREITAS, Carla Maria Silvestre Monteiro de. O Corpo Virtualizado do Ciberjogador. In: CATUZZO, Maria Teresa; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. (Org.). Fazer e Pensar Ciência em Educação Física - Livro I. 1ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012. p. 267-287. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37567 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta