dc.description.resumo |
Os novos paradigmas para o movimento humano, que emergem da virtualização esportiva midiática, conduzem ao entendimento de um corpo multifacetado que, tanto no esporte telespetáculo como na prática real e/ou virtual, demonstra conhecer as vivências esportivas na cibercultura. O objetivo deste capítulo é investigar o corpo relacionado à virtualização esportiva midiática. A metodologia qualitativa descritiva de campo - entrevistas semiestruturadas com trinta atores sociais, entre llelS anos de idade, do Ensino Fundamental II de duas escolas da rede pública e privada do estado da Paraíba e dados tratados através da Análise de Conteúdo de Bardin -, possibilitou a criação de quadros categóricos analíticos, que conduziram à construção de diagramas. Os resultados apontaram que o gosto de consumo midiático esportivo encontra-se relacionado ao jogo eletrônico, à internet e à televisão. É possível inferir o poder desses espetáculos midiáticos na constituição da cultura esportiva contemporânea, bem como na cultura corporal de movimento, pois as crianças congregam elementos da cultura em suas brincadeiras. Conclui-se que a conformação cultural das novas gerações na cibercultura conduz à incorporação de conceitos atuais e formas de vivências esportivas marcadas pela reprodução espetacuiarizada do esporte na mídia eletrônica e nas formas virtuais que os jogos esportivos trazem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação Física. |
pt_BR |
dc.title |
O corpo virtualizado do ciberjogador. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37567 |
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dc.date.accessioned |
2024-08-29T19:03:33Z |
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dc.date.available |
2024-08-29 |
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dc.date.available |
2024-08-29T19:03:33Z |
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dc.type |
Capítulo de Livro |
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dc.subject |
Jogos virtuais |
pt_BR |
dc.subject |
Corpo virtualizado |
pt_BR |
dc.subject |
Ciberjogador |
pt_BR |
dc.subject |
Virtualização esportiva midiática |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de Conteúdo - Bardin |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo eletrônico |
pt_BR |
dc.subject |
Mídia eletrônica |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual games |
pt_BR |
dc.subject |
Virtualized body |
pt_BR |
dc.subject |
Cyberplayer |
pt_BR |
dc.subject |
Media sports virtualization |
pt_BR |
dc.subject |
Content Analysis - Bardin |
pt_BR |
dc.subject |
Electronic game |
pt_BR |
dc.subject |
Electronic media |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. |
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dc.creator |
FREITAS, Carla Maria Silvestre Monteiro de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
The virtualized body of the cyberplayer. |
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dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; FREITAS, Carla Maria Silvestre Monteiro de. O Corpo Virtualizado do Ciberjogador. In: CATUZZO, Maria Teresa; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. (Org.). Fazer e Pensar Ciência em Educação Física - Livro I. 1ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012. p. 267-287. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37567 |
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