dc.contributor.advisor1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MALTA, Sérgio. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NÓBREGA, Ranyére Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
NÓBREGA, Ranyére Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9860653777047562 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DINIZ, Lincoln da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DINIZ, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9661738814291410 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho aborda as experiências e vivências dos Estágios supervisionados e do PIBID
em Geografia na Universidade Federal de Campina Grande – Campus sede, dando ênfase
ao período pandêmico da Covid-19 vivido entre 2020-2022 e pós-pandêmico. A
metodologia adotada é baseada em uma análise qualitativa, em que se estruturam as
descrições e significados das vivências em uma perspectiva autobiográficas e com
levantamento bibliográfico. Visando assim, relatar como tais fatos influenciam e
contribuem para a formação do professor de Geografia, em formação. Para isto o artigo
foi dividido em três pontos principais: 1. Estágios I, II e III: possibilidades e desafios
durante a pandemia, 2. PIBID: vivências do primeiro programa de iniciação a docência em
Geografia feita exclusivamente de forma remota na UFCG-UAG e 3. Estágio IV: o
primeiro contato com a sala de aula pós-pandemia. Com a pesquisa buscando assim
enriquecer os saberes de graduandos na área de ensino em Geografia, através das
reflexões vivenciadas relatadas, dando ênfase a importância do estágio e PIBID no
processo de formação docente. Constatou-se com a pesquisa que muitas lições ficaram
como aprendizados do período de contenção social. O principal deles é que é preciso
investir muito mais na formação digital de estudantes no ensino de Geografia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Estágios supervisionados e PIBID em geografia: vivências, desafios e possibilidades. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-06-03 |
|
dc.description.abstract |
This work addresses the experiences of supervised internships and PIBID in Geography at the
Federal University of Campina Grande – Main Campus, emphasizing the Covid-19 pandemic
period experienced between 2020-2022 and post-pandemic. The methodology adopted is
based on a qualitative analysis, in which the descriptions and meanings of the experiences are
structured from an autobiographical perspective and the bibliographical survey. Thus, aiming
to report how such facts influence and contribute to the training of Geography teachers in
training. For this purpose, the article was divided into three main points: 1. Stages I, II and III:
possibilities and challenges during the pandemic, 2. PIBID: experiences of the first
Geography teaching initiation program carried out exclusively remotely at UFCG-UAG and
3. Stage IV: the first contact with the post-pandemic classroom. With the research thus
seeking to enrich the knowledge of undergraduates in the area of Geography teaching,
through lived and reported reflections, emphasizing the importance of the internship and
PIBID in the teacher training process. The research revealed that many lessons were learned
from the period of social containment. The main one is that it is necessary to invest much
more in the digital training of students in Geography teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37599 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-02T12:18:39Z |
|
dc.date.available |
2024-09-02 |
|
dc.date.available |
2024-09-02T12:18:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio curricular |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias |
pt_BR |
dc.subject |
Regime remoto emergencial |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Curricular internship |
pt_BR |
dc.subject |
Methodologies |
pt_BR |
dc.subject |
Remote regime emergency |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñar geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas curriculares |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologías |
pt_BR |
dc.subject |
Régimen remoto emergencia |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RÊGO, Maria Eutália da Silva Brito. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Supervised internships and PIBID in geography: experiences, challenges and possibilities. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Pasantías supervisadas y PIBID en geografía: experiencias, desafíos y posibilidades. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RÊGO, Maria Eutália da Silva Brito. Estágios supervisionados e PIBID em geografia: vivências, desafios e
possibilidades. 2024. 38 fl. Artigo (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37599 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo aborda las experiencias de pasantías supervisadas y PIBID
en Geografía de la Universidad Federal de Campina Grande – Campus Principal, con énfasis
al periodo pandémico de Covid-19 vivido entre 2020-2022 y pospandemia. EL
La metodología adoptada se basa en un análisis cualitativo, en el que se
descripciones y significados de experiencias desde una perspectiva autobiográfica y con
estudio bibliográfico. Para informar cómo tales hechos influyen y
Contribuir a la formación de docentes de Geografía en formación. Para esto el artículo
se dividió en tres puntos principales: 1. Etapas I, II y III: posibilidades y desafíos
durante la pandemia, 2. PIBID: experiencias del primer programa de iniciación docente en
Geografía realizada exclusivamente de forma remota en UFCG-UAG y 3. Etapa IV: o
Primer contacto con el aula pospandemia. Con la búsqueda así
Enriquecer los conocimientos de los estudiantes de pregrado en el área de la enseñanza de la Geografía, a través de
reflexiones vividas relatadas, destacando la importancia de la pasantía y del PIBID en
proceso de formación docente. La investigación reveló que muchas lecciones fueron
como lecciones aprendidas del período de contención social. La principal es que es necesario.
invertir mucho más en la formación digital de los estudiantes de enseñanza de Geografía. |
pt_BR |