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Conselho escolar como instrumento da gestão democrática: análise de uma escola da rede municipal da Cidade de Campina Grande- PB.

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dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, Carlos Augusto de.
dc.contributor.advisor1ID MEDEIROS, C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3616129907538617 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA , Romualdo Portela de.
dc.contributor.referee2 SILVA , Luciana Leandro da.
dc.description.resumo A presente pesquisa buscou analisar a participação dos membros do Conselho Escolar de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino Fundamental, da cidade de Campina Grande/PB. Recorreu à pesquisa documental, bibliográfica e de campo, buscando se aproximar do método dialético, sobretudo, a partir da totalidade e da historicidade como categorias metodológicas. Elegeram-se, ainda, como categorias (de conteúdo) a colegialidade, a participação e a autonomia. Fez-se levantamento documental sobre Conselho Escolar no âmbito do munícipio no qual se situa a escola investigada. O levantamento bibliográfico contou com busca sistematizada da literatura a partir de quatro base de dados, a saber: SCIELO, BDTD, Catálogo de Teses e Dissertações CAPES e repositório UFCG. A coleta de dados em campo se deu por meio de entrevista semiestruturada com os membros do Conselho Escolar da escola. Essa, pertencente à rede municipal de ensino de Campina Grande/PB, atende a 103 alunos em 4 salas de aula, 01sala de atendimento escolar especializado e conta com 10 professores, 2 apoios pedagógicos, 1 assistente social, 1 psicóloga educacional, 4 apoios pedagógicos, 2 secretários, 5 auxiliares de serviços gerais, 2 merendeiras e 4 vigias. Os resultados apontaram para a prevalência de práticas participativas restritas, em que se predomina um clima de ritualismo e formalidades, nos confirmando a suspeita de que o Conselho Escolar tem servido apenas para legitimar as decisões já tomadas pela gestão escolar. Constatamos que as decisões se concentram no segmento docente e na gestão da escola, que é membro do segmento docente, e que os demais segmentos acabam sendo receptivos às decisões tomadas pela gestão e professores. Isso pode ser um reflexo da hierarquia presente nas instituições de ensino, onde os gestores e professores ocupam posições de autoridade e poder. Evidenciamos a necessidade de capacitar os conselheiros a respeito da função político pedagógica do Conselho Escolar, bem como oportunizar estudo e análise de seu Estatuto para se promover a verdadeira gestão participativa e democrática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Conselho escolar como instrumento da gestão democrática: análise de uma escola da rede municipal da Cidade de Campina Grande- PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-03-26
dc.description.abstract This research sought to analyze the participation of members of the School Council of a public school in the Municipal Elementary Education Network, in the city of Campina Grande/PB. He resorted to documentary, bibliographic and field research, seeking to approach the dialectical method, above all, based on totality and historicity as methodological categories. Collegiality, participation and autonomy were also chosen as (content) categories. A documentary survey was carried out on the School Council within the municipality in which the investigated school is located. The bibliographic survey included a systematic literature search from four databases, namely: SCIELO, BDTD, CAPES Theses and Dissertations Catalog and UFCG repository. Data collection in the field took place through semi-structured interviews with members of the school's School Council. This, belonging to the municipal education network of Campina Grande/PB, serves 103 students in 4 classrooms, 01 specialized school service room and has 10 teachers, 2 pedagogical support, 1 social worker, 1 educational psychologist, 4 pedagogical support , 2 secretaries, 5 general service assistants, 2 lunch ladies and 4 watchmen. The results pointed to the prevalence of restricted participatory practices, in which a climate of ritualism and formalities predominates, confirming our suspicion that the School Council has only served to legitimize decisions already taken by school management. We found that decisions are concentrated in the teaching segment and the school management, which is a member of the teaching segment, and that the other segments end up being receptive to the decisions made by management and teachers. This may be a reflection of the hierarchy present in educational institutions, where managers and teachers occupy positions of authority and power. We highlight the need to train counselors regarding the political pedagogical function of the School Council, as well as providing opportunities for the study and analysis of its Statute to promote true participatory and democratic management. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37607
dc.date.accessioned 2024-09-02T18:18:46Z
dc.date.available 2024-09-02
dc.date.available 2024-09-02T18:18:46Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gestão educacional pt_BR
dc.subject Gestão democrática – conselho escolar pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Colegialidade pt_BR
dc.subject Conselho escolar – participação e autonomia pt_BR
dc.subject Educational management pt_BR
dc.subject Democratic management – ​​school council pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject Collegiality pt_BR
dc.subject School council – participation and autonomy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Márcia Batista de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School council as an instrument of democratic management: analysis of a municipal school in the city of Campina Grande- PB. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Márcia Batista de. Conselho escolar como instrumento da gestão democrática: análise de uma escola da rede municipal da Cidade de Campina Grande- PB. 2024. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


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