dc.contributor.advisor1 |
MEDEIROS, Carlos Augusto de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
MEDEIROS, C. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3616129907538617 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA , Romualdo Portela de. |
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dc.contributor.referee2 |
SILVA , Luciana Leandro da. |
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dc.description.resumo |
A presente pesquisa buscou analisar a participação dos membros do Conselho Escolar de uma
escola pública da Rede Municipal de Ensino Fundamental, da cidade de Campina Grande/PB.
Recorreu à pesquisa documental, bibliográfica e de campo, buscando se aproximar do método
dialético, sobretudo, a partir da totalidade e da historicidade como categorias metodológicas.
Elegeram-se, ainda, como categorias (de conteúdo) a colegialidade, a participação e a
autonomia. Fez-se levantamento documental sobre Conselho Escolar no âmbito do munícipio
no qual se situa a escola investigada. O levantamento bibliográfico contou com busca
sistematizada da literatura a partir de quatro base de dados, a saber: SCIELO, BDTD, Catálogo
de Teses e Dissertações CAPES e repositório UFCG. A coleta de dados em campo se deu por
meio de entrevista semiestruturada com os membros do Conselho Escolar da escola. Essa,
pertencente à rede municipal de ensino de Campina Grande/PB, atende a 103 alunos em 4 salas
de aula, 01sala de atendimento escolar especializado e conta com 10 professores, 2 apoios
pedagógicos, 1 assistente social, 1 psicóloga educacional, 4 apoios pedagógicos, 2 secretários,
5 auxiliares de serviços gerais, 2 merendeiras e 4 vigias. Os resultados apontaram para a
prevalência de práticas participativas restritas, em que se predomina um clima de ritualismo e
formalidades, nos confirmando a suspeita de que o Conselho Escolar tem servido apenas para
legitimar as decisões já tomadas pela gestão escolar. Constatamos que as decisões se
concentram no segmento docente e na gestão da escola, que é membro do segmento docente, e
que os demais segmentos acabam sendo receptivos às decisões tomadas pela gestão e
professores. Isso pode ser um reflexo da hierarquia presente nas instituições de ensino, onde os
gestores e professores ocupam posições de autoridade e poder. Evidenciamos a necessidade de
capacitar os conselheiros a respeito da função político pedagógica do Conselho Escolar, bem
como oportunizar estudo e análise de seu Estatuto para se promover a verdadeira gestão
participativa e democrática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Conselho escolar como instrumento da gestão democrática: análise de uma escola da rede municipal da Cidade de Campina Grande- PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-03-26 |
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dc.description.abstract |
This research sought to analyze the participation of members of the School Council of a public
school in the Municipal Elementary Education Network, in the city of Campina Grande/PB. He
resorted to documentary, bibliographic and field research, seeking to approach the dialectical
method, above all, based on totality and historicity as methodological categories. Collegiality,
participation and autonomy were also chosen as (content) categories. A documentary survey
was carried out on the School Council within the municipality in which the investigated school
is located. The bibliographic survey included a systematic literature search from four databases,
namely: SCIELO, BDTD, CAPES Theses and Dissertations Catalog and UFCG repository.
Data collection in the field took place through semi-structured interviews with members of the
school's School Council. This, belonging to the municipal education network of Campina
Grande/PB, serves 103 students in 4 classrooms, 01 specialized school service room and has 10
teachers, 2 pedagogical support, 1 social worker, 1 educational psychologist, 4 pedagogical
support , 2 secretaries, 5 general service assistants, 2 lunch ladies and 4 watchmen. The results
pointed to the prevalence of restricted participatory practices, in which a climate of ritualism
and formalities predominates, confirming our suspicion that the School Council has only served
to legitimize decisions already taken by school management. We found that decisions are
concentrated in the teaching segment and the school management, which is a member of the
teaching segment, and that the other segments end up being receptive to the decisions made by
management and teachers. This may be a reflection of the hierarchy present in educational
institutions, where managers and teachers occupy positions of authority and power. We
highlight the need to train counselors regarding the political pedagogical function of the School
Council, as well as providing opportunities for the study and analysis of its Statute to promote
true participatory and democratic management. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37607 |
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dc.date.accessioned |
2024-09-02T18:18:46Z |
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dc.date.available |
2024-09-02 |
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dc.date.available |
2024-09-02T18:18:46Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão democrática – conselho escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Colegialidade |
pt_BR |
dc.subject |
Conselho escolar – participação e autonomia |
pt_BR |
dc.subject |
Educational management |
pt_BR |
dc.subject |
Democratic management – school council |
pt_BR |
dc.subject |
School management |
pt_BR |
dc.subject |
Collegiality |
pt_BR |
dc.subject |
School council – participation and autonomy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Márcia Batista de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School council as an instrument of democratic management: analysis of a municipal school in the city of Campina Grande- PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Márcia Batista de. Conselho escolar como instrumento da gestão democrática: análise de uma escola da rede municipal da Cidade de Campina Grande- PB. 2024. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. |
pt_BR |