dc.creator.ID |
MELO, G. T. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5177563691504654 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RAMOS, Fabiana. |
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dc.contributor.advisor1ID |
RAMOS, F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3523474491236304 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
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dc.contributor.referee2 |
TEIXEIRA, Luciênio de Macêdo. |
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dc.description.resumo |
Este estudo parte do entendimento de que a sociedade moderna é caracterizada por
mudanças em diversos aspectos, muitas delas em função da inserção das tecnologias
digitais e na necessidade do cidadão em fazer uso de suas práticas sociais de leitura e de
escrita para se comunicar e interagir. Assim, acreditamos que as concepções e práticas
docentes relacionadas ao letramento digital são cruciais na conjuntura atual. Em função
disso, estabelecemos as seguintes perguntas de pesquisa: Quais são as concepções de
letramento digital dos professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública
municipal? Como as concepções de letramento digital dos professores do ensino
fundamental se refletem na prática pedagógica? Para responder a esses
questionamentos, o seguinte objetivo geral foi estabelecido: Investigar as concepções de
letramento digital e suas repercussões na prática de professores do Ensino Fundamental
de uma escola da rede pública de Campina Grande, Paraíba. E, especificamente, foi
pretendido: (I) Analisar as concepções de letramento digital de professores do Ensino
Fundamental; (II) Analisar as práticas de letramento digital em uma escola da rede
municipal de Campina Grande. No que concerne à metodologia, esta pesquisa é um
estudo de caso e de natureza qualitativa, pois tem como corpus de análise as
informações obtidas pela realização de entrevista e observação participante da prática de
professores de uma escola da rede municipal. Com relação ao aparato teórico que
fundamenta o trabalho e norteia nossa análise e discussão, utilizamos as contribuições
de Ribeiro (2017), Coscarelli (2016), Buzato (2006), Kenski (2014), Soares (2004),
Rojo (2012), Levi (1999), Kleiman (1995), entre outros pesquisadores que nos
proporcionam uma reflexão sobre o que é alfabetização, letramento, multiletramentos,
letramento digital e suas implicações para a formação de professores. Os resultados
obtidos em nossa investigação nos revelaram a necessidade de formação para os
professores do Ensino Fundamental, pois, em sua maioria, apresentam concepções
restritas de letramento digital que pouco contribuem para a formação do aluno. Além
disso, apontam que o letramento digital não repercute efetivamente no âmbito interno da
escola, nas práticas dos professores, cujas referências ao objeto de estudo ou inexistem
ou ainda são ineficientes. Nesse sentido, o contexto da formação docente voltada para o
tema que vivenciam acaba limitando o desenvolvimento de práticas letradas digitais na
escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Letramento digital: concepções e repercussões na prática de professores da escola pública. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-08-28 |
|
dc.description.abstract |
This study is based on the understanding that modern society is characterized by
changes in several aspects, many of them due to the insertion of digital technologies and
the citizen’s need to make use of their social practices of reading and writing to
communicate and interact. Thus, we believe that teaching conceptions and practices
related to digital literacy are crucial in the current situation. As a result, we established
the following research questions: What are the conceptions of digital literacy of
elementary school teachers in a municipal public school? How are elementary school
teachers conceptions of digital literacy reflected in pedagogical practice? To answer
these questions, the following general objective was established: To investigate the
conceptions of digital literacy and its repercussions in the practice of elementary school
teachers in a public school in Campina Grande, Paraíba. And, specifically, it was
intended: (I) To analyze the conceptions of digital literacy of Elementary School
teachers; (II) To analyze digital literacy practices in a municipal school in Campina
Grande. With regard to methodology, this research is a case study of a qualitative
nature, as its corpus of analysis is the information obtained through interviews and
participant observation of the practice of teachers in a municipal school. Regarding the
theoretical apparatus that underlies the work and guides our analysis and discussion, we
used the contributions of Ribeiro (2017), Coscarelli (2016), Buzato (2006), Kenski
(2014), Soares (2004), Rojo (2012), Levi (1999), Kleiman (1995), among other
researchers who provide us with a reflection on what is literacy, literacy, multiliteracies,
digital literacy and its implications for teacher training. The results obtained in our
investigation revealed the need for training for elementary school teachers, as they have
restricted conceptions of digital literacy that contribute little to student training. In
addition, they point out that digital literacy does not effectively affect the internal scope
of the school, in the practices of teachers, in which references to the object of study
either do not exist or are still inefficient. In this sense, the training context ends up
limiting the development of digitally literate practices at school. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37609 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-02T18:53:51Z |
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dc.date.available |
2024-09-02 |
|
dc.date.available |
2024-09-02T18:53:51Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento digital |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Digital literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy practices |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MELO, Gilmara Tássia Barbosa. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Digital literacy: conceptions and repercussions on the practice of public school teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MELO, Gilmara Tássia Barbosa. Letramento digital: concepções e repercussões na prática de professores da escola pública. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |