DSpace/Manakin Repository

Visual Vernacular: o mapeamento do processo de aprendizagem no Curso de Letras Libras da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, V. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Joyce Gomes de Alencar.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, J. G. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1616103723849559 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo.
dc.contributor.referee1ID MARTINS, J. M. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9141283095093181 pt_BR
dc.description.resumo A produção do Visual Vernacular - VV na Literatura Surda propõe um estado reflexivo, deixando de ser apenas uma tradução e interpretação de textos, ao se apresentar como uma produção com características específicas. A presente pesquisa tem como objeto de estudo o conhecimento do aluno de Letras Libras em relação ao VV na literatura. Com isso traçamos como objetivo geral investigar o processo de aprendizagem sobre o Visual Vernacular dos alunos surdos e ouvintes do 2 ao 9 período do curso de Letras Libras da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. O estudo tem como referencial teórico a contribuição de Sutton-Spence (2021), Mourão (2011), Gesser (2009), dentre outros. Na metodologia nos referenciamos para uma pesquisa quantitativa, embasada em Gil (2008) tendo como instrumento de pesquisa um questionário fechado e com isso realizar um mapeamento deste estudo. Por meio desse estudo, busca-se mostrar a importância de resgatar por meio do conhecimento do VV para o aprendizado da língua de sinais. Como respaldo, observamos a importância do aprendizado sobre o Visual Vernacular no ensino superior, para que o surdo por meio da literatura visual tenha acesso a obras literárias que valorizam a cultura surda brasileira. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Visual Vernacular: o mapeamento do processo de aprendizagem no Curso de Letras Libras da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-08
dc.description.abstract The production of Visual Vernacular - VV in Deaf Literature proposes a reflective state, ceasing to be just a translation and interpretation of texts, by presenting itself as a production with specific characteristics. The object of study of this research is the student's knowledge of Libras in relation to VV in literature. With this, we set out as a general objective to investigate the learning process about Visual Vernacular of deaf and hearing students from the 2nd to the 9th period of the Libras Language course at the Federal University of Campina Grande – UFCG. The study has as its theoretical reference the contribution of Sutton-Spence (2021), Mourão (2011), Gesser (2009), among others. In the methodology, we refer to qualitative research, based on Gil (2008), using a questionnaire as a research instrument and thereby mapping this study. Through this study, we seek to show the importance of rescuing through knowledge of VV for learning sign language. As support, we observe the importance of learning about Visual Vernacular in higher education, so that deaf people, through visual literature, have access to literary works that value Brazilian culture. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37620
dc.date.accessioned 2024-09-03T12:05:38Z
dc.date.available 2024-09-03
dc.date.available 2024-09-03T12:05:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Processo de Aprendizagem – Mapeamento – VV – Alunos de Letras Libras pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Letras Libras pt_BR
dc.subject Visual Vernacular pt_BR
dc.subject Learning Process – Mapping – VV – Libras Language Students pt_BR
dc.subject Higher Education pt_BR
dc.subject Visual Vernacular pt_BR
dc.subject Libras Letters pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Vinicius da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Visual Vernacular: mapping the learning process in the UFCG Libras Course. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Vinicius da Silva. Visual vernacular: o mapeamento do processo de aprendiza-gem no Curso de Letras Libras da UFCG. 2023. 40 f. Monografia (Licenciatura em Letras Libras) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37620 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta