DSpace/Manakin Repository

Aproximações à particularidade de estágio supervisionado em serviço social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): o "desencantamento" pelo exercício profissional?.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SALES, L. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6266741591138852 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Maria Aparecida Nunes dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, M. A. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5885662842330516 pt_BR
dc.contributor.referee1 GUIMARÃES, Maria Clariça Ribeiro.
dc.contributor.referee1ID GUIMARÃES, M. C. R. pt_BR
dc.contributor.referee2 MAMEDE, Eliane Leite.
dc.contributor.referee2ID MAMEDE, E. L. pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa tem como objetivo analisar a concepção de Estágio Supervisionado dos(as) estudantes de Serviço Social - tanto daqueles que se encontram em processo de Estágio quanto aqueles que já vivenciaram essa experiência - evidenciando o seu papel no processo de formação profissional. Optou-se pelo método crítico dialético na construção da pesquisa em questão, tendo em vista uma análise do objeto em questão de forma a captar sua essência, estrutura e dinâmica e a relação contraditória entre ingresso no Estágio Supervisionado e o possível “desencantamento” pela prática profissional. Trata-se de um estudo de caso, exploratório, bibliográfico, documental e de campo, que teve como instrumento de coleta de dados questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas, os quais processou-se uma análise quanti-qualitativa. Dentre os principais resultados da pesquisa, pode-se destacar a reprodução de três concepções equivocadas a respeito do Estágio Supervisionado, quais sejam: estágio como o único momento de ensino da prática na formação profissional; estágio como aplicação da teoria na prática e estágio como o momento exclusivo de realização da síntese teoria-prática na formação profissional. Nesse sentido, coloca-se como pauta a necessidade da ABEPSS se posicionar publicizando a Política Nacional de Estágio, para que se difunda desse modo, a concepção de estágio dentro dos parâmetros da formação profissional de qualidade para além da concepção instrumentalizante e tecnicista. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social pt_BR
dc.title Aproximações à particularidade de estágio supervisionado em serviço social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): o "desencantamento" pelo exercício profissional?. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This research aims to analyze the conception of supervised training of (the) students of Social Work - both those who are in stage process as those who have experienced this experience - highlighting their role in the training process. We opted for the critical dialectical method in the construction of the research in question, in view of an analysis of the object in question in order to capture its essence, structure and dynamics and the contradictory relationship between entering the Supervised Internship and possible "disenchantment" the practice professional. This is a case study, exploratory, bibliographical, documentary and field, which had the data collection instrument semistructured questionnaire with open and closed questions, which sued a quan-qualitative analysis. Among the main results of the research, we can highlight the play three misconceptions about the Supervised Internship, namely: stage as the only time to practice teaching in vocational training; stage as application of theory in practice and stage as the unique moment of completion of the synthesis theory and practice in vocational training. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37630
dc.date.accessioned 2024-09-03T16:32:53Z
dc.date.available 2024-09-03
dc.date.available 2024-09-03T16:32:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Teoria-prática pt_BR
dc.subject Formação profissional pt_BR
dc.subject Supervised Internship pt_BR
dc.subject Theory-practice pt_BR
dc.subject Professional training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SALES, Leidiane Torres.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Approaches to the particularity of supervised internship in social work at the Federal University of Campina Grande (UFCG): the "disenchantment" with professional practice?. pt_BR
dc.identifier.citation SALES, Leidiane Torres. Aproximações à particularidade de estágio supervisionado em serviço social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): o "desencantamento" pelo exercício profissional?. 99fl. 2015. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37630 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta