DSpace/Manakin Repository

Contexto histórico de movimentos educacionais bilíngue de pessoas surdas em Campina Grande: uma análise descritiva a partir de fotografias.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CHAGAS, R. C. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1167820584810427 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BELO, José Tiago Ferreira.
dc.contributor.advisor1ID BELO, J. T. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1167820584810427 pt_BR
dc.contributor.advisor2 LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e.
dc.contributor.advisor2ID LIMA, R. C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/1939548270133078 pt_BR
dc.contributor.referee1 PORTO, Shirley Barbosa das Neves.
dc.contributor.referee1ID PORTO, S. B. N. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4960345947344178 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho de conclusão de curso objetiva descrever os movimentos educacionais para surdos na educação bilíngue na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima, antiga EDAC, a partir de um recorte temporal do período que compreende, 1994 a 2004, tendo por corpus descritivo, fotografias previamente selecionadas. Isto posto, a história da Escola de Audiocomunicação de Campina Grande (EDAC) iniciou em 1983. A referida instituição cumpre um papel histórico marcante ao que tange o ensino de pessoas e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Objetivamos selecionar as fotografias da história da antiga EDAC construindo história da educação de surdos através das memórias de professores e alunos surdos. Descrevemos os movimentos educacionais bilíngues na EDAC, em Campina Grande-PB, realizadas no recorte temporal de 1994 a 2004 posto a partir do nome, data, local e atividade acontecida. O trabalho foi desenvolvido sob a fundamentação teórica que contempla as questões referentes à história da educação de surdos no mundo e no Brasil, focando no surgimento de uma escola bilíngue de surdos em Campina Grande-PB, bem como no movimento bilíngue na educação dessas pessoas surdas. Nos ancoramos nos Estudos Surdos por entendermos que são essas as lentes que melhor enxergam as questões que contemplam a surdez em sua inteireza. Na metodologia da pesquisa utilizamos as fotografias como organização do período de 1994 a 2004. A análise de fotográficas nos possibilitou descrever as ações em sete tópicos: a visita ao zoológico, nascimento de Jesus, apresentação natalina, semana pedagógica, curso para mães, iv amostra pedagógica e jogos paraibano, aulas da disciplina de ciências, v amostra pedagógica, semana dos jogos internos, viagem de estudo, evento carnavalesco, dança na diversidade, movimentos surdos e seminário. Concluímos que o estudo apresenta diversos registros fotográficos que auxiliam na análise do contexto histórico na educação de surdos em Campina Grande, bem como das condições dos movimentos educacionais e sociais dos surdos da EDAC. Além disso, o estudo feito através do registro fotográfico evidencia a relevância da educação bilíngue de surdos e história da educação em Campina Grande-PB. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Contexto histórico de movimentos educacionais bilíngue de pessoas surdas em Campina Grande: uma análise descritiva a partir de fotografias. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-14
dc.description.abstract This final course work aims to describe the educational movements for the deaf in bilingual education at the Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima, formerly EDAC, based on a time frame from 1994 to 2004, using previously selected photographs as a descriptive corpus. That said, the history of the Escola de Audiocomunicação de Campina Grande (EDAC) began in 1983. This institution plays a significant historical role in teaching people and Brazilian Sign Language (LIBRAS). We aim to select photographs from the history of the former EDAC, building the history of deaf education through the memories of deaf teachers and students. We describe the bilingual educational movements at EDAC, in Campina Grande-PB, carried out in the time frame from 1994 to 2004, based on the name, date, place and activity that took place. The work was developed under a theoretical foundation that includes issues related to the history of deaf education in the world and in Brazil, focusing on the emergence of a bilingual school for the deaf in Campina Grande-PB, as well as the bilingual movement in the education of these deaf people. We anchored ourselves in Deaf Studies because we understand that these are the lenses that best view the issues that contemplate deafness in its entirety. In the research methodology, we used photographs to organize the period from 1994 to 2004. The analysis of photographs allowed us to describe the actions in seven topics: the visit to the zoo, the birth of Jesus, the Christmas presentation, the pedagogical week, the course for mothers, the 4th pedagogical sample and Paraíba games, science classes, the 5th pedagogical sample, the week of internal games, the study trip, the carnival event, dance in diversity, deaf movements and the seminar. We conclude that the study presents several photographic records that help in the analysis of the historical context in the education of the deaf in Campina Grande, as well as the conditions of the educational and social movements of the deaf in EDAC. In addition, the study carried out through the photographic record highlights the relevance of bilingual education for the deaf and the history of education in Campina Grande-PB. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37658
dc.date.accessioned 2024-09-04T19:38:41Z
dc.date.available 2024-09-04
dc.date.available 2024-09-04T19:38:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História da Educação de Surdos pt_BR
dc.subject Movimentos Educacionais Bilíngues pt_BR
dc.subject Registros Fotográficos - Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima pt_BR
dc.subject History of Deaf Education pt_BR
dc.subject Bilingual Educational Movements pt_BR
dc.subject Photographic Records - Demóstenes Cunha Lima State Comprehensive Elementary and Secondary Education School of Audiocommunication of Campina Grande pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CHAGAS, Renalle Cavalcante de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Historical context of bilingual educational movements for deaf people in Campina Grande: a descriptive analysis based on photographs. pt_BR
dc.identifier.citation CHAGAS, Renalle Cavalcante de Oliveira. Contexto histórico de movimentos educacionais bilíngue de pessoas surdas em Campina Grande: uma análise descritiva a partir de fotografias. 2023. 62 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Libras) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37658 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta