DSpace/Manakin Repository

" Educação inclusiva": uma proposta de educação para todos?.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RODRIGUES, N. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5534178372711477 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, L. G. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2784352958535431 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.
dc.contributor.referee1ID COSTA, C. M. O. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 FÉLIX, Maria da Conceição Silva.
dc.contributor.referee2ID FÉLIX, M. C. S. pt_BR
dc.description.resumo O trabalho analisa se o modelo de Educação Inclusiva, tal como se apresenta hoje nas escolas públicas brasileiras é uma proposta que atende a todos, situando proximidades e divergências entre o plano legal e o real. Através de pesquisa documental e bibliográfica refletirá sobre a história da educação das pessoas com deficiência até os dias atuais com a implantação e efetivação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Para um estudo atual, analisa os dados e os impactos dos programas Escola Acessível, Transporte Escolar Acessível, Formação Continuada para Professores na Educação Especial, PROLIBRAS e Educação Inclusiva: direito à diversidade. Discute o conceito de inclusão e exclusão na perspectiva das relações desenvolvidas no sistema capitalista. Discute a essência da inclusão escolar como estratégia de controle do Estado. Como possibilidades, indica a investigação qualitativa e não apenas quantitativa de ajustes para conceder as três verdadeiras bases da educação inclusiva: acesso, permanência de qualidade e produção de conhecimento. Aponta ainda a percepção desse modelo de educação apenas como mais um contexto a ser aprimorado e superado, para alcançar um novo estágio da história da educação: a construção de um sistema educacional de acesso universal. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social pt_BR
dc.title " Educação inclusiva": uma proposta de educação para todos?. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract The paper analyzes the model of Inclusive Education, as it stands today in Brazilian public schools is a proposal that meets all, standing nearby and differences between the legal sphere and the real. Through documentary and literature reflect on the history of education of people with disabilities to the present day with the implementation and execution of the National Policy for Special Education in the Perspective of Inclusive Education. For the current study, analyzes the data and the impacts of School Affordable programs, School Transportation Affordable, Continuing Education for Teachers in Special Education, PROLIBRAS and Inclusive Education: the right to diversity. Discusses the concept of inclusion and exclusion from the perspective of relationships developed in the capitalist system. Discusses the essence of school inclusion as state control strategy. As possibilities, indicates the qualitative and quantitative research not only adjustments to grant the three true foundations of inclusive education: access, quality stay and knowledge production. It indicates the perception of this model of education only as a context to be improved and overcome, to reach a new stage in the history of education: the construction of an educational system of universal access. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37667
dc.date.accessioned 2024-09-05T11:43:01Z
dc.date.available 2024-09-05
dc.date.available 2024-09-05T11:43:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Pessoas com Deficiência pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Exclusão pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject Sistema Educacional pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject People with Disabilities pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject Exclusion pt_BR
dc.subject Diversity pt_BR
dc.subject Educational System pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Natacha Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative "Inclusive education": an education proposal for all?. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Natacha Ferreira. "Educação inclusiva": uma proposta de educação para todos?. 66fl. 2015. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37667 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta