dc.creator.ID |
RODRIGUES, N. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5534178372711477 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, L. G. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2784352958535431 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos. |
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dc.contributor.referee1ID |
COSTA, C. M. O. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FÉLIX, Maria da Conceição Silva. |
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dc.contributor.referee2ID |
FÉLIX, M. C. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O trabalho analisa se o modelo de Educação Inclusiva, tal como se apresenta hoje nas escolas públicas brasileiras é uma proposta que atende a todos, situando proximidades e divergências entre o plano legal e o real. Através de pesquisa documental e bibliográfica refletirá sobre a história da educação das pessoas com deficiência até os dias atuais com a implantação e efetivação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Para um estudo atual, analisa os dados e os impactos dos programas Escola Acessível, Transporte Escolar Acessível, Formação Continuada para Professores na Educação Especial, PROLIBRAS e Educação Inclusiva: direito à diversidade. Discute o conceito de inclusão e exclusão na perspectiva das relações desenvolvidas no sistema capitalista. Discute a essência da inclusão escolar como estratégia de controle do Estado. Como possibilidades, indica a investigação qualitativa e não apenas quantitativa de ajustes para conceder as três verdadeiras bases da educação inclusiva: acesso, permanência de qualidade e produção de conhecimento. Aponta ainda a percepção desse modelo de educação apenas como mais um contexto a ser aprimorado e superado, para alcançar um novo estágio da história da educação: a construção de um sistema educacional de acesso universal. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Serviço Social |
pt_BR |
dc.title |
" Educação inclusiva": uma proposta de educação para todos?. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
The paper analyzes the model of Inclusive Education, as it stands today in Brazilian public schools is a proposal that meets all, standing nearby and differences between the legal sphere and the real. Through documentary and literature reflect on the history of education of people with disabilities to the present day with the implementation and execution of the National Policy for Special Education in the Perspective of Inclusive Education. For the current study, analyzes the data and the impacts of School Affordable programs, School Transportation Affordable, Continuing Education for Teachers in Special Education, PROLIBRAS and Inclusive Education: the right to diversity. Discusses the concept of inclusion and exclusion from the perspective of relationships developed in the capitalist system. Discusses the essence of school inclusion as state control strategy. As possibilities, indicates the qualitative and quantitative research not only adjustments to grant the three true foundations of inclusive education: access, quality stay and knowledge production. It indicates the perception of this model of education only as a context to be improved and overcome, to reach a new stage in the history of education: the construction of an educational system of universal access. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37667 |
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dc.date.accessioned |
2024-09-05T11:43:01Z |
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dc.date.available |
2024-09-05 |
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dc.date.available |
2024-09-05T11:43:01Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoas com Deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Exclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema Educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
People with Disabilities |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Exclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Educational System |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Natacha Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
"Inclusive education": an education proposal for all?. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Natacha Ferreira. "Educação inclusiva": uma proposta de educação para todos?. 66fl. 2015. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37667 |
pt_BR |