DSpace/Manakin Repository

A coprodução no serviço público educacional: suas fases e efeitos

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, M.K.M pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3685838729042607 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CALDAS, Patrícia Trindade.
dc.contributor.advisor1ID CALDAS, Patrícia Trindade pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3773621529263860 pt_BR
dc.contributor.referee1 VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.
dc.contributor.referee2 SCHOMMER , Paula Chies.
dc.description.resumo No setor educacional brasileiro, a educação é um direito de todos e dever do Estado e das famílias, tornando-se um campo frutífero para a coprodução, estratégia colaborativa em que o serviço pode ser produzido conjuntamente entre usuários, cidadãos e servidores públicos. Entende-se que a coprodução no serviço público educacional carece de avanços e compreensões sobre o que ela gera, quem e como participa. Nesse sentido, a presente dissertação teve como objetivo, compreender os efeitos da coprodução no serviço público educacional à luz de suas fases e níveis. Desdobrando-se em três artigos. O primeiro dedicou-se a propor um quadro teórico acerca dos efeitos da coprodução no serviço educacional; o segundo analisou os efeitos da coprodução no serviço público educacional; e o terceiro objetivou explorar efeitos, tipos e níveis da coprodução no serviço público educacional. Desenvolveram-se pesquisas qualitativas, iniciando com Revisão Sistemática de Literatura, seguida de pesquisas de campo em duas escolas cidadãs paraibanas, utilizando pesquisa documental, entrevistas, observações e análises de conteúdo. Como principais resultados, foi desenvolvido o Quadro dos Efeitos da Coprodução na Educação; a partir deste, mapeou-se nas escolas analisadas os efeitos que estas geravam, notando-se que a categoria de potenciais efeitos desejáveis aos alunos se manifestou com maior frequência, assim como, na sequência, também ao explorar-se o quadro de efeitos com as fases e os tipos de coprodução, visualizou-se que este efeito se manifestava de forma coletiva, grupal e individual. Desse modo, o estudo proporcionou contribuições teóricas e práticas para a compreensão e a efetivação da coprodução no serviço público educacional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title A coprodução no serviço público educacional: suas fases e efeitos pt_BR
dc.date.issued 2024-03-25
dc.description.abstract In the Brazilian educational sector, education is a right for everyone and a duty for the State and families, making it a fruitful field for co-production, a collaborative strategy in which the service can be produced jointly between users, citizens and public servants. It is understood that co-production in education lacks advances and understanding about what it generates, and who and how participates. In this sense, the objective of this dissertation was to understand the effects of coproduction in the public educational service in light of its phases and levels. Breaking down into three articles. The first was dedicated to proposing a theoretical framework about the effects of coproduction on education; the second analyzed the effects of coproduction in the public educational service; and the third aimed to relate effects, types and levels of co production in the public educational service. Qualitative research was developed, starting with a Systematic Literature Review, followed by field research in two public schools in Paraíba, using documentary research, interviews, observations and content analysis. As main results, the Framework of the Effects of Coproduction in Education was developed. From this, the effects that they generated were mapped in the schools analyzed, noting that the category of potential effects desirable to students was manifested more frequently, as well as, subsequently, also when relating the table of effects with the phases and types of co-production, it was seen that this effect manifested itself collectively, group and individually. In this way, the study provided theoretical and practical contributions to the understanding and implementation of co production in the public educational service. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37676
dc.date.accessioned 2024-09-05T13:54:03Z
dc.date.available 2024-09-05
dc.date.available 2024-09-05T13:54:03Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Tipologia pt_BR
dc.subject Efeitos pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Serviço Público pt_BR
dc.subject Coprodução pt_BR
dc.subject Typology pt_BR
dc.subject Effects pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Public service pt_BR
dc.subject Coproduction pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Maria Karolayne de Moura.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Co-production in the public educational service: its phases and effects pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Maria Karolayne de Moura. A coprodução no serviço público educacional: suas fases e efeitos. 2024. 150 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta