dc.creator.ID |
COSTA, M.K.M |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3685838729042607 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CALDAS, Patrícia Trindade. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CALDAS, Patrícia Trindade |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3773621529263860 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SCHOMMER , Paula Chies. |
|
dc.description.resumo |
No setor educacional brasileiro, a educação é um direito de todos e dever do Estado e das
famílias, tornando-se um campo frutífero para a coprodução, estratégia colaborativa em que o
serviço pode ser produzido conjuntamente entre usuários, cidadãos e servidores públicos.
Entende-se que a coprodução no serviço público educacional carece de avanços e compreensões
sobre o que ela gera, quem e como participa. Nesse sentido, a presente dissertação teve como
objetivo, compreender os efeitos da coprodução no serviço público educacional à luz de suas
fases e níveis. Desdobrando-se em três artigos. O primeiro dedicou-se a propor um quadro
teórico acerca dos efeitos da coprodução no serviço educacional; o segundo analisou os efeitos
da coprodução no serviço público educacional; e o terceiro objetivou explorar efeitos, tipos e
níveis da coprodução no serviço público educacional. Desenvolveram-se pesquisas qualitativas,
iniciando com Revisão Sistemática de Literatura, seguida de pesquisas de campo em duas
escolas cidadãs paraibanas, utilizando pesquisa documental, entrevistas, observações e análises
de conteúdo. Como principais resultados, foi desenvolvido o Quadro dos Efeitos da
Coprodução na Educação; a partir deste, mapeou-se nas escolas analisadas os efeitos que estas
geravam, notando-se que a categoria de potenciais efeitos desejáveis aos alunos se manifestou
com maior frequência, assim como, na sequência, também ao explorar-se o quadro de efeitos
com as fases e os tipos de coprodução, visualizou-se que este efeito se manifestava de forma
coletiva, grupal e individual. Desse modo, o estudo proporcionou contribuições teóricas e
práticas para a compreensão e a efetivação da coprodução no serviço público educacional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
A coprodução no serviço público educacional: suas fases e efeitos |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-03-25 |
|
dc.description.abstract |
In the Brazilian educational sector, education is a right for everyone and a duty for the State
and families, making it a fruitful field for co-production, a collaborative strategy in which the
service can be produced jointly between users, citizens and public servants. It is understood that
co-production in education lacks advances and understanding about what it generates, and who
and how participates. In this sense, the objective of this dissertation was to understand the
effects of coproduction in the public educational service in light of its phases and levels.
Breaking down into three articles. The first was dedicated to proposing a theoretical framework
about the effects of coproduction on education; the second analyzed the effects of coproduction
in the public educational service; and the third aimed to relate effects, types and levels of co
production in the public educational service. Qualitative research was developed, starting with
a Systematic Literature Review, followed by field research in two public schools in Paraíba,
using documentary research, interviews, observations and content analysis. As main results, the
Framework of the Effects of Coproduction in Education was developed. From this, the effects
that they generated were mapped in the schools analyzed, noting that the category of potential
effects desirable to students was manifested more frequently, as well as, subsequently, also
when relating the table of effects with the phases and types of co-production, it was seen that
this effect manifested itself collectively, group and individually. In this way, the study provided
theoretical and practical contributions to the understanding and implementation of co
production in the public educational service. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37676 |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-05T13:54:03Z |
|
dc.date.available |
2024-09-05 |
|
dc.date.available |
2024-09-05T13:54:03Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Tipologia |
pt_BR |
dc.subject |
Efeitos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Serviço Público |
pt_BR |
dc.subject |
Coprodução |
pt_BR |
dc.subject |
Typology |
pt_BR |
dc.subject |
Effects |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Public service |
pt_BR |
dc.subject |
Coproduction |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Maria Karolayne de Moura. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Co-production in the public educational service: its phases and effects |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Maria Karolayne de Moura. A coprodução no serviço público educacional: suas fases e efeitos. 2024. 150 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |