Dépôt DSpace/Manakin

Educação do campo, indígena e quilombola e suas interfaces com a educação matemática.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo Apresentamos resultados das pesquisas que versam sobre a Educação Matemática em contextos da Educação do Campo, Indígena e Quilombola, publicadas em março de 2023 na edição especial da Revista Eletrônica de Educação Matemática (Revemat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A discussão faz parte da programação de uma Mesa-Redonda do 6º Sipemat e tem por objetivo refletir sobre as interfaces da Educação Matemática em contextos afirmativos, bem como discutir sobre as possibilidades de luta e resistência por uma Educação Matemática que atenda a finalidade de um projeto de educação emancipatória, reivindicado por movimentos sociais de povos e comunidades tradicionais. O corpus da análise foi constituído por 17 artigos que tratam sobre práticas socioculturais de comunidades tracionais, ensino de matemática em contextos específicos e a formação de professoras(es) de matemática. As discussões dos trabalhos reafirmam as múltiplas possibilidades de estabelecer interfaces entre a Educação Matemática e a Educação do Campo, Indígena e Quilombola e despertam o interesse por novas pesquisas que possam aprofundar e ampliar as interfaces da Educação Matemática em contextos de políticas afirmativas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Educação do campo, indígena e quilombola e suas interfaces com a educação matemática. pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37689
dc.date.accessioned 2024-09-05T19:14:11Z
dc.date.available 2024-09-05
dc.date.available 2024-09-05T19:14:11Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Educação escolar indígena pt_BR
dc.subject Educação escolar quilombola pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Mathematical education pt_BR
dc.subject Indigenous school education pt_BR
dc.subject Quilombola school education pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Rural, indigenous and quilombola education and its interfaces with mathematics education. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Aldinete Silvino de. Educação do campo, indígena e quilombola e suas interfaces com a educação matemática. In: 6º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2024. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37689 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte